...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Educação / Estudantes fazem hoje primeira prova do Enem 2020

Estudantes fazem hoje primeira prova do Enem 2020

Candidatos chegam para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na Tijuca, zona norte do Rio.
(Repro­du­ção)

Provas deste domingo são de linguagens e ciências humanas


Publi­ca­do em 17/01/2021 — 07:52 Por Mari­a­na Tokar­nia — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

Milhões de estu­dan­tes de todo o país fazem hoje (17) a pri­mei­ra pro­va do Exa­me Naci­o­nal do Ensi­no Médio (Enem) 2020. Os por­tões serão aber­tos às 11h30. Os estu­dan­tes podem entrar no local de pro­va até as 13h, no horá­rio de Bra­sí­lia. Por cau­sa da pan­de­mia do novo coro­na­ví­rus, a reco­men­da­ção é que seja man­ti­do o dis­tan­ci­a­men­to entre as pes­so­as, mes­mo fora dos locais de apli­ca­ção. 

Candidatos fazem provas do Enem neste domingo na União Pioneira de Integração Social na Aasa Sul
© Mar­cel­lo Casal JrA­gên­cia Bra­sil (Repro­du­ção)

Quem for diag­nos­ti­ca­do com covid-19, ou apre­sen­tar sin­to­mas des­sa ou de outras doen­ças infec­to­con­ta­gi­o­sas até o momen­to do exa­me, não deve­rá com­pa­re­cer ao local de pro­va e sim entrar em con­ta­to com o Inep pelo tele­fo­ne 0800–616161. Esses estu­dan­tes terão direi­to a fazer a pro­va na data de rea­pli­ca­ção do Enem, nos dias 23 e 24 de feve­rei­ro.

As pro­vas come­çam a ser apli­ca­das às 13h30. Nes­te domin­go, os par­ti­ci­pan­tes fazem as pro­vas obje­ti­vas de lin­gua­gens e ciên­ci­as huma­nas, com 45 ques­tões cada, e a pro­va de reda­ção. Os estu­dan­tes terão cin­co horas e 30 minu­tos para resol­ver as ques­tões. A pro­va ter­mi­na às 19h.

Datas e horários Enem 2020

Datas e horá­ri­os Enem 2020 — Arte/EBC(Repro­du­ção)

O que levar

Para fazer o exa­me alguns itens são obri­ga­tó­ri­os. Nes­te ano, além do docu­men­to ofi­ci­al de iden­ti­fi­ca­ção com foto e da cane­ta esfe­ro­grá­fi­ca de tin­ta pre­ta, fabri­ca­da em mate­ri­al trans­pa­ren­te, itens obri­ga­tó­ri­os tam­bém nos exa­mes ante­ri­o­res, a más­ca­ra de pro­te­ção faci­al pas­sa a inte­grar essa lis­ta. Os par­ti­ci­pan­tes que não esti­ve­rem com más­ca­ra de pro­te­ção faci­al não pode­rão ingres­sar no local de pro­va.

lis­ta de docu­men­tos acei­tos está dis­po­ní­vel na pági­na do Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Estu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­ci­o­nais Aní­sio Tei­xei­ra (Inep). Entre eles estão a Car­tei­ra de Iden­ti­da­de, a CNH, o pas­sa­por­te e a Car­tei­ra de Tra­ba­lho emi­ti­da após 27 de janei­ro de 1997.

Embo­ra não seja obri­ga­tó­rio, é reco­men­da­do que os par­ti­ci­pan­tes levem más­ca­ras extras para tro­car duran­te a pro­va. Have­rá nos locais de pro­va álco­ol em gel para que os estu­dan­tes higi­e­ni­zam as mãos, mas é per­mi­ti­do que os par­ti­ci­pan­tes levem seu pró­prio pro­du­to caso dese­jem.

Como se tra­ta de uma pro­va lon­ga, tam­bém é reco­men­da­do que os par­ti­ci­pan­tes levem lan­che e água e/ou outras bebi­das, com exce­ção de bebi­das alcoó­li­cas que não são per­mi­ti­das e podem levar à eli­mi­na­ção do can­di­da­to. É reco­men­da­do tam­bém que se leve no dia do exa­me o Car­tão de Con­fir­ma­ção da Ins­cri­ção. Nele está, entre outras infor­ma­ções, o local de pro­va. O car­tão pode ser aces­sa­do na Pági­na do Par­ti­ci­pan­te.

Caso neces­si­tem com­pro­var que par­ti­ci­pa­ram do exa­me, os estu­dan­tes podem, tam­bém na Pági­na do Par­ti­ci­pan­te, impri­mir a cha­ma­da Decla­ra­ção de Com­pa­re­ci­men­to para cada dia de pro­va, infor­man­do o CPF e a senha. A decla­ra­ção deve ser apre­sen­ta­da ao apli­ca­dor na por­ta da sala em cada um dos dias. Ela ser­ve, por exem­plo, para jus­ti­fi­car a fal­ta ao tra­ba­lho.

Enem 2020

O exa­me segue no pró­xi­mo domin­go (24), quan­do os estu­dan­tes farão as pro­vas de ciên­ci­as da natu­re­za e de mate­má­ti­ca. Ao todo, cer­ca de 5,8 milhões de estu­dan­tes estão ins­cri­tos para fazer as pro­vas. O Enem 2020 terá uma ver­são impres­sa, nos dias 17 e 24 de janei­ro, e uma digi­tal, rea­li­za­da de for­ma pilo­to para 96 mil can­di­da­tos, nos dias 31 de janei­ro e 7 de feve­rei­ro.

As medi­das de segu­ran­ça ado­ta­das em rela­ção à pan­de­mia do novo coro­na­ví­rus serão as mes­mas tan­to no Enem impres­so quan­to no digi­tal. Have­rá, por exem­plo, um núme­ro redu­zi­do de estu­dan­tes por sala, para garan­tir o dis­tan­ci­a­men­to entre os par­ti­ci­pan­tes. Duran­te todo o tem­po de rea­li­za­ção da pro­va, os can­di­da­tos esta­rão obri­ga­dos a usar más­ca­ras de pro­te­ção da for­ma cor­re­ta, tapan­do o nariz e a boca, sob pena de serem eli­mi­na­dos do exa­me. Além dis­so, o álco­ol em gel esta­rá dis­po­ní­vel em todos os locais de apli­ca­ção.

Impactos da pandemia

O exa­me, que esta­va ini­ci­al­men­te agen­da­do para outu­bro e novem­bro do ano pas­sa­do, foi adi­a­do após uma série de pro­tes­tos vir­tu­ais. O Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Estu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­ci­o­nais Aní­sio Tei­xei­ra (Inep) anun­ci­ou, então, uma série de medi­das de segu­ran­ça para evi­tar a con­ta­mi­na­ção pelo novo coro­na­ví­rus.

Mes­mo assim, com o aumen­to de casos e de mor­tes por covid-19 em todo o Bra­sil, o movi­men­to por um segun­do adi­a­men­to das pro­vas ganhou for­ça. A Defen­so­ria Públi­ca da União (DPU) aci­o­nou a Jus­ti­ça pedin­do o adi­a­men­to, argu­men­tan­do que as aglo­me­ra­ções habi­tu­ais nos dias de rea­li­za­ção do Enem favo­re­cem a dis­se­mi­na­ção do novo coro­na­ví­rus. Além dis­so, o órgão afir­ma que os estu­dan­tes das esco­las públi­cas podem ser pre­ju­di­ca­dos pela sus­pen­são das aulas pre­sen­ci­ais no ano leti­vo.

O pedi­do foi nega­do pela Jus­ti­ça Fede­ral de São Pau­lo, que afir­mou que a alte­ra­ção na data do Enem resul­ta­ria em gran­des trans­tor­nos logís­ti­cos, que pode­ri­am “com­pro­me­ter a pró­pria rea­li­za­ção do exa­me no pri­mei­ro semes­tre de 2021”. A deci­são, no entan­to, res­sal­va que se o ris­co de mai­or de con­tá­gio levar algu­ma auto­ri­da­de local ou regi­o­nal a decla­rar novo lock­down, isso seria um impe­di­men­to para a rea­li­za­ção das pro­vas. Cabe­ria ao Inep rea­pli­car a pro­va nes­sas loca­li­da­des espe­cí­fi­cas.

Foi o que ocor­reu no Ama­zo­nas, esta­do em cala­mi­da­de públi­ca por cau­sa da pan­de­mia, com fal­ta de lei­tos e insu­mos para tra­tar os doen­tes. Dian­te des­sa situ­a­ção, a apli­ca­ção do exa­me foi sus­pen­sa no esta­do.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

Agên­cia Bra­sil / EBC


Você pode Gostar de:

Rio de Janeiro (RJ) 25/03/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participa do programa Sem Censura, da TV Brasil, apresentado por Cissa Guimarães. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Novas informações podem surgir sobre caso Marielle, diz Marcelo Freixo

Repro­du­ção: © Fer­nan­do Frazão/Agência Bra­sil Presidente da Embratur participou do programa Sem Censura Publicado em …