...
domingo ,27 abril 2025
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / 5G é ativada hoje no Rio de Janeiro, Vitória, Florianópolis e Palmas

5G é ativada hoje no Rio de Janeiro, Vitória, Florianópolis e Palmas

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Autorização foi antecipada pelo grupo de acompanhamento da Anatel


Pub­li­ca­do em 22/08/2022 — 10:18 Por Ake­mi Nita­hara – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Ouça a matéria:

A tec­nolo­gia 5G de tele­fo­nia móv­el começa a fun­cionar hoje (22) nas cidades do Rio de Janeiro, Vitória, Flo­ri­anópo­lis e Pal­mas. Com isso, já são 12 cap­i­tais com ante­nas de quin­ta ger­ação para dis­pos­i­tivos móveis em oper­ação no país.

Ini­cial­mente pre­vista para ser aciona­da no dia 29 de agos­to, a autor­iza­ção para que as oper­ado­ras ini­ciem o fun­ciona­men­to do 5G nes­sas cidades foi ante­ci­pa­do pelo Grupo de Acom­pan­hamen­to da Implan­tação das Soluções para os Prob­le­mas de Inter­fer­ên­cia na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), em decisão toma­da na quin­ta-feira (18). O Gaispi é lig­a­do à Agên­cia Nacional de Tele­co­mu­ni­cações (Ana­tel).

Pelas regras do edi­tal de con­cessão do 5G, ocor­ri­do em novem­bro, as presta­do­ras de tele­fo­nia móv­el que adquiri­ram lotes na faixa de 3,5 GHz têm até 29 de setem­bro para cumprir a primeira exigên­cia de cober­tu­ra do Edi­tal, com a insta­lação de no mín­i­mo uma ante­na de tec­nolo­gia de 5G para cada 100 mil habi­tantes nas cap­i­tais brasileiras.

Já con­tam com a nova tec­nolo­gia as cidades de Brasília, Belo Hor­i­zonte, Curiti­ba, Goiâ­nia, João Pes­soa, Por­to Ale­gre, Sal­vador e São Paulo. O iní­cio da oper­ação do 5G no Brasil ocor­reu no dia 6 de jul­ho, com a ati­vação do sinal em Brasília. O pra­zo para a lib­er­ação do 5G nas demais cap­i­tais foi poster­ga­do para 28 de out­ubro, segun­do a Ana­tel.

Próx­i­ma ger­ação da inter­net móv­el, a tec­nolo­gia 5G ofer­ece veloci­dade média de 1 Giga­bit (Gbps), dez vezes supe­ri­or ao sinal 4G, com a pos­si­bil­i­dade de chegar a até 20 Gbps. Além dis­so, o sinal tem menor latên­cia (atra­so) na trans­mis­são dos dados.

Para ter aces­so à tec­nolo­gia 5G, o cliente deve ter um chip e um apar­el­ho que aceite a conexão, além de estar na área de cober­tu­ra da oper­ado­ra. Até o momen­to, a Ana­tel já cer­ti­fi­cou e homol­o­gou 83 mod­e­los de apar­el­hos celu­lares para rece­ber o sinal 5G. A lista está disponív­el no site da agên­cia.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Dom Orani participa do conclave e traz consigo “profecia” de religiosa

“Será bispo e papa”, disse ela há décadas. Hoje, ele é arcebispo do RJ Luiz …