...
domingo ,13 outubro 2024
Home / Justiça / A menos de 30 dias do 1º turno, eleitores devem atualizar e‑Título

A menos de 30 dias do 1º turno, eleitores devem atualizar e‑Título

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

É para garantir tranquilidade e facilidade ao participar do pleito


Publicado em 09/09/2024 — 11:29 Por Paula Laboissière — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

Com o primeiro turno das eleições munic­i­pais de 2024 agen­da­do para o dia 6 de out­ubro, quem ain­da não atu­al­i­zou o aplica­ti­vo e‑Título deve fazê-lo o quan­to antes, com o obje­ti­vo de garan­tir tran­quil­i­dade e facil­i­dade no momen­to de par­tic­i­par do pleito. O aler­ta é do próprio Tri­bunal Supe­ri­or Eleitoral (TSE).

A recomen­dação é que os eleitores baix­em o aplica­ti­vo ante­ci­pada­mente para evi­tar “even­tu­ais filas vir­tu­ais” nos dias mais próx­i­mos às eleições, o que pode com­pro­m­e­ter a qual­i­dade da conexão em vir­tude da grande quan­ti­dade de aces­sos simultâ­neos. O tri­bunal ori­en­ta não deixar a atu­al­iza­ção para a últi­ma hora.

Na últi­ma quin­ta-feira (5), a pres­i­dente do TSE, min­is­tra Cár­men Lúcia, incen­tivou a atu­al­iza­ção do e‑Título. No iní­cio da sessão plenária, ela avaliou o pro­ced­i­men­to como tran­qui­lo e fácil. “Gostaria de lem­brar, mais uma vez, às eleitoras e aos eleitores que não deix­em essa atu­al­iza­ção para os últi­mos dias.

Como atualizar

Para realizar o pro­ced­i­men­to, é pre­ciso aces­sar a aba de atu­al­iza­ção de aplica­tivos nas lojas vir­tu­ais Google Play e Apple Store, a depen­der do tipo de celu­lar uti­liza­do, e clicar em “atu­alizar”. Fazen­do isso, o e‑Título já estará com a ver­são mais recente disponív­el.

Em nota, o TSE infor­mou que a últi­ma atu­al­iza­ção do aplica­ti­vo, fei­ta no dia 1º de setem­bro, trouxe aper­feiçoa­men­tos na iden­ti­fi­cação por bio­me­tria e na con­sul­ta ao local de votação, além de ajustes na mel­ho­ria do desem­pen­ho.

Basta o e‑Título?

No comu­ni­ca­do, o tri­bunal reforçou que, para votar, é pre­ciso apre­sen­tar ape­nas um doc­u­men­to ofi­cial com foto. Para quem quis­er se iden­ti­ficar ape­nas pelo e‑Título, o per­fil no aplica­ti­vo pre­cisa vir com foto, o que só é pos­sív­el por meio de cadas­tra­men­to bio­métri­co prévio na Justiça Eleitoral.

Funcionalidades

O e‑Título per­mite obter a via dig­i­tal do títu­lo de eleitor e o aces­so rápi­do a infor­mações cadastradas na Justiça Eleitoral.

Des­de que foi lança­do, no final de 2017, o aplica­ti­vo gan­hou diver­sas fun­cional­i­dades – além de con­sul­tar o local de votação, é pos­sív­el emi­tir cer­tidões; jus­ti­ficar ausên­cia no pleito; aces­sar e emi­tir guias para paga­men­to de mul­tas; aut­en­ticar doc­u­men­tos emi­ti­dos pela Justiça Eleitoral; e inscr­ev­er-se como mesário vol­un­tário.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Central de atendimento telefônico do INSS não funciona neste sábado

Feriado nacional suspende atendimento pelo canal 135 Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 12/10/2024 — 08:33 Brasília …