...
quinta-feira ,7 dezembro 2023
Home / Educação / A um mês do Enem, professores dão dicas de preparação na reta final

A um mês do Enem, professores dão dicas de preparação na reta final

Repro­dução: © Arte/Agência Brasil

Momento é de revisar conteúdo, e não de aprender coisas novas


Pub­li­ca­do em 05/10/2023 — 07:08 Por Sab­ri­na Craide — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Enem 2023

Fal­tan­do um mês para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem), o momen­to ago­ra é de revis­ar con­teú­dos, prin­ci­pal­mente por meio da real­iza­ção de provas anti­gas do Enem. “Ago­ra não é hora de apren­der coisas novas, é hora de revis­ar assun­tos, espe­cial­mente fazen­do exer­cí­cios”, ressalta o pro­fes­sor de Lín­gua Por­tugue­sa Noslen Borges, que tem seu próprio canal de con­teú­do no Youtube. 

04/10/2023, Professor de Língua Portuguesa Noslen Borges. Foto: Divulgação
Repro­dução: Pro­fes­sor de Lín­gua Por­tugue­sa Noslen Borges. — Divul­gação

A res­olução de provas anti­gas aju­da o aluno a iden­ti­ficar os con­teú­dos nos quais ain­da tem algu­ma dúvi­da, para poder revis­ar com mais atenção aque­les itens. Mas o prin­ci­pal obje­ti­vo, segun­do os pro­fes­sores, é praticar o con­t­role do tem­po e se acos­tu­mar com a estru­tu­ra das provas.

“Refaz­er as provas ante­ri­ores com aque­le olhar de mem­o­riza­ção, de pen­sar na estru­tu­ra da pro­va. Mais do que as matérias em si, pen­sar no esti­lo da questão, na maneira que abor­da. Porque o Enem é repet­i­ti­vo, todo ano a gente tem mais ou menos a mes­ma coisa”, diz a pro­fes­so­ra Car­ol Men­donça, do canal Por­tuguês para Deses­per­a­dos

04/10/2023, Professora Carol Mendonça, do canal Português para Desesperados. Foto: Divulgação
Repro­dução: Pro­fes­so­ra Car­ol Men­donça, do canal Por­tuguês para Deses­per­a­dos.- Divul­gação

A pro­fes­so­ra expli­ca que o Exame cobra mais a metodolo­gia de res­olução da questão do que o con­teú­do em si, prin­ci­pal­mente na pro­va de Por­tuguês. “Isso é bom e ruim. Você não pre­cisa saber tan­to o con­teú­do, mas pre­cisa con­hecer bem a pro­va. Então, faz­er as questões ante­ri­ores é lei para quem estu­dou e tam­bém para quem não estu­dou nada”, enfa­ti­za a pro­fes­so­ra Car­ol, lem­bran­do que é acon­sel­háv­el refaz­er, pelo menos, as provas dos últi­mos 3 anos.

Out­ra dica da pro­fes­so­ra para ess­es últi­mos dias é treinar o preenchi­men­to do cartão-respos­ta, para que o aluno pos­sa iden­ti­ficar se ele se adap­ta mais ao esque­ma de preencher cada questão assim que define a respos­ta no cader­no de questões ou se é mel­hor mar­car todas as respostas no final. “Eu gos­to de deixar pelo menos uns 20 min­u­tos para o preenchi­men­to do cartão-respos­ta. Porque ele é muito grande, e se você erra uma no começo, pode ser que você se embole todo. Então, vale a pena faz­er esse exer­cí­cio, para sim­u­lar como você se sai mel­hor”.

No site do Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sioTeix­eira (Inep), estão disponíveis as provas e os gabar­i­tos da apli­cação reg­u­lar, da dig­i­tal, e tam­bém as ver­sões da pro­va em libras e para pes­soas pri­vadas de liber­dade.

arte dicas preparação Enem 2023
Repro­dução: Arte/Agência Brasil

Redação e notícias

Nes­sa reta final do Enem, ain­da dá tem­po de praticar a redação, con­sid­er­a­da fun­da­men­tal para uma boa clas­si­fi­cação no exame. “Tem que faz­er pelo menos umas duas redações por sem­ana e dar para algum pro­fes­sor cor­ri­gir, para enten­der onde você pode mel­ho­rar”, acon­sel­ha Noslen.

A pro­fes­so­ra de redação Rober­ta Pan­za, da platafor­ma de estu­dos Descom­pli­ca, sug­ere que os estu­dantes aproveit­em ess­es últi­mos dias para rel­er os tex­tos de redações que eles já fiz­er­am e tam­bém tro­car os tex­tos entre os cole­gas. Ela diz que o foco do estu­do deve ser para atores soci­ais como esco­la, mídia, gov­er­no e ini­cia­ti­va pri­va­da. “Nes­sa reta final, é o momen­to de eles con­struírem repertório, que é algo que eles temem muito. Então, é pre­ciso tra­bal­har como ess­es atores soci­ais são respon­sáveis por muitos prob­le­mas que atrav­es­sam os diver­sos temas que já caíram e que podem cair no Enem”, diz.

Para se preparar para o Enem, tam­bém é impor­tante que os alunos acom­pan­hem de per­to os prin­ci­pais acon­tec­i­men­tos no Brasil e no mun­do. A pro­va cos­tu­ma abor­dar assun­tos da atu­al­i­dade, tan­to em per­gun­tas especí­fi­cas como em tex­tos que sub­sidi­am as questões e na própria redação.

Por isso, a sug­estão dos pro­fes­sores é aproveitar essa reta final para colo­car em dia a leitu­ra de notí­cias sobre o que acon­te­ceu nos últi­mos meses. “É bom inve­stir na leitu­ra de notí­cias de vários veícu­los difer­entes, para ver como cada veícu­lo abor­da aque­le assun­to”, diz o pro­fes­sor Noslen, aler­tan­do que a fonte de infor­mação deve ser veícu­los que têm refer­ên­cia e val­i­dação.

Con­cil­iar o estu­do com momen­tos de des­can­so e laz­er tam­bém é fun­da­men­tal nesse últi­mo mês. “Ago­ra é hora de o aluno enten­der que a maior parte do tra­bal­ho já está, ou já dev­e­ria estar, pronta. Não há grandes mila­gres que se pos­sa faz­er, e man­ter a cabeça no lugar fará toda a difer­ença no dia da pro­va. Por­tan­to, nada de faz­er mara­tonas inter­mináveis de estu­do, que mais cansam do que aju­dam”, diz a pro­fes­so­ra Ávi­la Oliveira, coor­de­nado­ra do pré-vestibu­lar Unifi­ca­do, de Por­to Ale­gre (RS).

Datas e horários

O Enem 2023 será real­iza­do nos dias 5 e 12 de novem­bro. No primeiro dia de pro­va, os par­tic­i­pantes fazem as questões de Lin­gua­gens e Códi­gos, Ciên­cias Humanas e redação. No segun­do dia, de Ciên­cias da Natureza e Matemáti­ca.

Nos dois dias, a aber­tu­ra dos portões será às 12h e o fechamen­to às 13h, pelo horário de Brasília. O iní­cio da pro­va está mar­ca­do para às 13h30 nos dois dias de pro­va, mas o horário de tér­mi­no é difer­ente: no dia 5 de novem­bro, as provas ter­mi­nam às 19h e no dia 12 de novem­bro, às 18h30.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Entenda a renegociação de dívidas do Fies

Descontos podem chegar a 99% do débito consolidado Pub­li­ca­do em 07/11/2023 — 07:30 Por Well­ton …