...
sexta-feira ,21 março 2025
Home / Meios de comunicação / A Voz do Brasil 86 anos: conheça quem faz o programa

A Voz do Brasil 86 anos: conheça quem faz o programa

Brasília, DF, Brasil: Estúdio Voz do Brasil. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Equipe informa sobre as políticas que impactam na vida do cidadão


Pub­li­ca­do em 22/07/2021 — 08:05 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Há 86 anos A Voz do Brasil entra nos lares dos brasileiros. O pro­gra­ma já teve vários nomes e acom­pan­hou o manda­to de 23 pres­i­dentes, a Segun­da Guer­ra Mundi­al, a desci­da do homem à Lua, várias Copas do Mun­do e a morte de impor­tantes nomes do cenário nacional.

Fun­cionário mais anti­go da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) na equipe de A Voz do Brasil, Erival­do San­tos, con­heci­do como Lele­co, lem­bra que, ness­es 20 anos, o pro­gra­ma pas­sou por muitas mudanças tec­nológ­i­cas de for­matos e con­teú­do.  “Acom­pan­hei a mudança da trans­mis­são analóg­i­ca para a dig­i­tal e isso acon­te­ceu na Voz tam­bém: saí­mos da oper­ação com car­tu­cho para o touch screen”, rev­ela. Ele lem­bra a mudança de for­ma­to: antes o pro­gra­ma tin­ha ape­nas as notí­cias do Exec­u­ti­vo e Leg­isla­ti­vo. Hoje com­por­ta Judi­ciário tam­bém. Mas a prin­ci­pal trans­for­mação, com certeza, foi na for­ma de dar a notí­cia. “Ela deixou de ser ofi­cial e buro­cra­ta e pas­sou a ser mais con­tex­tu­al­iza­da, mais próx­i­ma da lin­guagem infor­mal, como é o propósi­to do rádio”, diz. Ele desta­cou tam­bém o esforço de se noti­ciar as políti­cas e ações com impacto na vida do cidadão.

Respon­sáv­el por todo o con­teú­do que vai ao ar, o edi­tor-chefe do pro­gra­ma, Eduar­do Biagin­ni, expli­ca mel­hor essa mis­são de A Voz do Brasil. “A ideia do que vai ao ar, basi­ca­mente, é ten­tar levar aos ouvintes os impactos que as ações e pro­gra­mas do gov­er­no têm no dia a dia deles. Como as ações pen­sadas e real­izadas nos gabi­netes aqui de Brasília são refleti­das lá na pon­ta. A par­tir dis­so, são desen­volvi­das as pau­tas que vão ao ar. E o enfoque é sem­pre esse, de serviço, de como as pes­soas podem ter aces­so ou serem ben­e­fi­ci­adas pelas ações do gov­er­no”, diz.  Segun­do ele, o pro­gra­ma tem hoje um públi­co muito amp­lo que vai des­de moradores de grandes cap­i­tais, cidades peque­nas, zona rur­al e até ribeir­in­hos.

Biagin­ni acred­i­ta no papel que A Voz do Brasil tem como canal dire­to de comu­ni­cação do gov­er­no com a pop­u­lação brasileira repor­tan­do assun­tos e serviços que rara­mente o públi­co teria aces­so em emis­so­ras de rádio com­er­ci­ais.

As duas vozes do Brasil

whatsapp_image_2021-07-21_at_18.35.43 Repro­dução: Os apre­sen­ta­dores de A Voz do Brasil — Divul­gação

Jor­nal­is­tas con­cur­sa­dos da EBC, Gabriela Mendes e Nasi Brum são os apre­sen­ta­dores que hoje dão voz ao pro­gra­ma. Ela está na empre­sa há 16 anos, e há qua­tro atua como locu­to­ra do pro­gra­ma, sendo que antes já tra­bal­ha­va como edi­to­ra. “Para mim, é uma hon­ra e um orgul­ho ser a voz fem­i­ni­na do pro­gra­ma de rádio mais anti­go do país. Cheg­amos a locais onde nen­hum out­ro meio de comu­ni­cação chega e con­seguimos falar com as pes­soas nos lugares mais remo­tos do Brasil”, diz.

Segun­do ela, A Voz do Brasil leva ao cidadão as notí­cias do gov­er­no que impactam na vida dele e que “na maio­r­ia das vezes, essas pes­soas só ficam saben­do de pro­gra­mas e políti­cas públi­cas a que elas têm dire­ito por meio da Voz”, diz.

Fun­cionário da EBC há 35 anos, Nasi Brum está na apre­sen­tação de A Voz do Brasil há cin­co. De acor­do com o apre­sen­ta­dor, A Voz tem o papel de mostrar ao cidadão como são apli­ca­dos os recur­sos públi­cos. “São políti­cas públi­cas e serviços que muitas vezes o cidadão nem sabia que exis­ti­am para mel­ho­rar a vida dele”, diz.

Presidente na semana de aniversário de A Voz do Brasil

O pres­i­dente Jair Bol­sonaro con­cedeu entre­vista ao pro­gra­ma A Voz do Brasil, na últi­ma terça-feira (20). Na entre­vista, Bol­sonaro falou sobre auxílio emer­gen­cial e cresci­men­to econômi­co.

Assista na ínte­gra:

*Matéria alter­a­da às 8h33 para cor­ri­gir infor­mação.

Edição: Clau­dia Fel­czak

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Tire dúvidas sobre consignado para CLT, que entra em vigor nesta sexta

Nova modalidade de empréstimo promete ser menos cara Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil …