...
terça-feira ,19 março 2024
Home / Noticias / A Voz do Brasil 86 anos: conheça quem faz o programa

A Voz do Brasil 86 anos: conheça quem faz o programa

Brasília, DF, Brasil: Estúdio Voz do Brasil. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil

Equipe informa sobre as políticas que impactam na vida do cidadão


Publi­ca­do em 22/07/2021 — 08:05 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

Há 86 anos A Voz do Bra­sil entra nos lares dos bra­si­lei­ros. O pro­gra­ma já teve vári­os nomes e acom­pa­nhou o man­da­to de 23 pre­si­den­tes, a Segun­da Guer­ra Mun­di­al, a des­ci­da do homem à Lua, vári­as Copas do Mun­do e a mor­te de impor­tan­tes nomes do cená­rio naci­o­nal.

Fun­ci­o­ná­rio mais anti­go da Empre­sa Bra­sil de Comu­ni­ca­ção (EBC) na equi­pe de A Voz do Bra­sil, Eri­val­do San­tos, conhe­ci­do como Lele­co, lem­bra que, nes­ses 20 anos, o pro­gra­ma pas­sou por mui­tas mudan­ças tec­no­ló­gi­cas de for­ma­tos e con­teú­do.  “Acom­pa­nhei a mudan­ça da trans­mis­são ana­ló­gi­ca para a digi­tal e isso acon­te­ceu na Voz tam­bém: saí­mos da ope­ra­ção com car­tu­cho para o tou­ch scre­en”, reve­la. Ele lem­bra a mudan­ça de for­ma­to: antes o pro­gra­ma tinha ape­nas as notí­ci­as do Exe­cu­ti­vo e Legis­la­ti­vo. Hoje com­por­ta Judi­ciá­rio tam­bém. Mas a prin­ci­pal trans­for­ma­ção, com cer­te­za, foi na for­ma de dar a notí­cia. “Ela dei­xou de ser ofi­ci­al e buro­cra­ta e pas­sou a ser mais con­tex­tu­a­li­za­da, mais pró­xi­ma da lin­gua­gem infor­mal, como é o pro­pó­si­to do rádio”, diz. Ele des­ta­cou tam­bém o esfor­ço de se noti­ci­ar as polí­ti­cas e ações com impac­to na vida do cida­dão.

Res­pon­sá­vel por todo o con­teú­do que vai ao ar, o edi­tor-che­fe do pro­gra­ma, Edu­ar­do Bia­gin­ni, expli­ca melhor essa mis­são de A Voz do Bra­sil. “A ideia do que vai ao ar, basi­ca­men­te, é ten­tar levar aos ouvin­tes os impac­tos que as ações e pro­gra­mas do gover­no têm no dia a dia deles. Como as ações pen­sa­das e rea­li­za­das nos gabi­ne­tes aqui de Bra­sí­lia são refle­ti­das lá na pon­ta. A par­tir dis­so, são desen­vol­vi­das as pau­tas que vão ao ar. E o enfo­que é sem­pre esse, de ser­vi­ço, de como as pes­so­as podem ter aces­so ou serem bene­fi­ci­a­das pelas ações do gover­no”, diz.  Segun­do ele, o pro­gra­ma tem hoje um públi­co mui­to amplo que vai des­de mora­do­res de gran­des capi­tais, cida­des peque­nas, zona rural e até ribei­ri­nhos.

Bia­gin­ni acre­di­ta no papel que A Voz do Bra­sil tem como canal dire­to de comu­ni­ca­ção do gover­no com a popu­la­ção bra­si­lei­ra repor­tan­do assun­tos e ser­vi­ços que rara­men­te o públi­co teria aces­so em emis­so­ras de rádio comer­ci­ais.

As duas vozes do Brasil

whatsapp_image_2021-07-21_at_18.35.43 Repro­du­ção: Os apre­sen­ta­do­res de A Voz do Bra­sil — Divul­ga­ção

Jor­na­lis­tas con­cur­sa­dos da EBC, Gabri­e­la Men­des e Nasi Brum são os apre­sen­ta­do­res que hoje dão voz ao pro­gra­ma. Ela está na empre­sa há 16 anos, e há qua­tro atua como locu­to­ra do pro­gra­ma, sen­do que antes já tra­ba­lha­va como edi­to­ra. “Para mim, é uma hon­ra e um orgu­lho ser a voz femi­ni­na do pro­gra­ma de rádio mais anti­go do país. Che­ga­mos a locais onde nenhum outro meio de comu­ni­ca­ção che­ga e con­se­gui­mos falar com as pes­so­as nos luga­res mais remo­tos do Bra­sil”, diz.

Segun­do ela, A Voz do Bra­sil leva ao cida­dão as notí­ci­as do gover­no que impac­tam na vida dele e que “na mai­o­ria das vezes, essas pes­so­as só ficam saben­do de pro­gra­mas e polí­ti­cas públi­cas a que elas têm direi­to por meio da Voz”, diz.

Fun­ci­o­ná­rio da EBC há 35 anos, Nasi Brum está na apre­sen­ta­ção de A Voz do Bra­sil há cin­co. De acor­do com o apre­sen­ta­dor, A Voz tem o papel de mos­trar ao cida­dão como são apli­ca­dos os recur­sos públi­cos. “São polí­ti­cas públi­cas e ser­vi­ços que mui­tas vezes o cida­dão nem sabia que exis­ti­am para melho­rar a vida dele”, diz.

Presidente na semana de aniversário de A Voz do Brasil

O pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro con­ce­deu entre­vis­ta ao pro­gra­ma A Voz do Bra­sil, na últi­ma ter­ça-fei­ra (20). Na entre­vis­ta, Bol­so­na­ro falou sobre auxí­lio emer­gen­ci­al e cres­ci­men­to econô­mi­co.

Assis­ta na ínte­gra:

*Maté­ria alte­ra­da às 8h33 para cor­ri­gir infor­ma­ção.

Edi­ção: Clau­dia Felc­zak

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Baleado na rodoviária do Rio não fará cirurgia: quadro é crítico

Repro­du­ção: © TV Bra­sil Bruno Lima da Costa foi atingido por três tiros Publicado em …