...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Noticias do Mundo / Abdulrazak Gurnah, da Tanzânia, é o vencedor do Nobel de Literatura

Abdulrazak Gurnah, da Tanzânia, é o vencedor do Nobel de Literatura

Repo­ro­du­ção: © Reuters/Direitos Reser­va­dos

Prêmio foi anunciado hoje pela Academia Sueca


Publi­ca­do em 07/10/2021 — 08:22 Por Agên­cia Bra­sil* — Bra­sí­lia

O roman­cis­ta tan­za­ni­a­no Abdul­ra­zak Gur­nah, que vive no Rei­no Uni­do, é o ven­ce­dor do Prê­mio Nobel de Lite­ra­tu­ra 2021. Seu nome foi anun­ci­a­do hoje (7) pela Aca­de­mia Sue­ca. Des­de 2012, não era pre­mi­a­do um autor que não fos­se euro­peu ou nor­te-ame­ri­ca­no. 

O escri­tor e roman­cis­ta nas­ceu em 1948 na ilha de Zan­zi­bar, no Oce­a­no Índi­co, ao lar­go da Tan­zâ­nia, e se mudou para o Rei­no Uni­do na déca­da de 60, como refu­gi­a­do. Foi anun­ci­a­do pela Aca­de­mia Sue­ca, nes­ta quin­ta-fei­ra, pela “pene­tra­ção infle­xí­vel e com­pas­si­va aos efei­tos do colo­ni­a­lis­mo e do des­ti­no dos refu­gi­a­dos no abis­mo entre cul­tu­ras e con­ti­nen­tes”.

Abdul­ra­zak Gur­nah, de 73 anos, escre­ve em inglês e resi­de atu­al­men­te no Rei­no Uni­do, sen­do os seus livros mais conhe­ci­dos Para­di­se (1994), Deser­ti­on (2005), e By the Sea (2001). O escri­tor é autor de dez livros, foi pro­fes­sor de inglês na Uni­ver­si­da­de de Kent e mem­bro do júri do Pré­mio Man Boo­ker, em 2016.

Ape­sar de sua pri­mei­ra lín­gua ter sido Suaí­li, foi o inglês que se tor­nou a sua fer­ra­men­ta lite­rá­ria. Prê­mio foi con­ce­di­do devi­do ao fato de sua obra estar cen­tra­da nos temas rela­ti­vos aos refu­gi­a­dos.

O prê­mio de Lite­ra­tu­ra é o quar­to Nobel anun­ci­a­do nes­ta sema­na. Na segun­da-fei­ra (4), os nor­te-ame­ri­ca­nos David Julius e Ardem Pata­pou­ti­an foram agra­ci­a­dos com o Nobel de Medi­ci­na, pela des­co­ber­ta de recep­to­res de tem­pe­ra­tu­ra e toque na pele.

Na ter­ça, o nor­te-ame­ri­ca­no nas­ci­do no Japão Syu­ku­ro Mana­be, o ale­mão Klaus Has­sel­mann e o ita­li­a­no Gior­gio Pari­si ven­ce­ram o Nobel de Físi­ca 2021, pelo tra­ba­lho que aju­da a com­pre­en­der sis­te­mas físi­cos com­ple­xos como a mudan­ça cli­má­ti­ca da Ter­ra. Ontem, os pes­qui­sa­do­res Ben­ja­min List, da Ale­ma­nha, e David Mac­Mil­lan, dos Esta­dos Uni­dos, ganha­ram o Prê­mio Nobel de Quí­mi­ca pelo tra­ba­lho de uma “fer­ra­men­ta enge­nho­sa de cons­truir molé­cu­las”

O Prê­mio Nobel foi cri­a­do pelo inven­tor da dina­mi­te e empre­sá­rio sue­co Alfred Nobel e é entre­gue des­de 1901.

* Com infor­ma­ções da RTP — Rádio e Tele­vi­são de Por­tu­gal — e da Reu­ters. 

*Maté­ria alte­ra­da para acrés­ci­mo de infor­ma­ções

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Nildo Ouriques - Impactos da vitória de Milei nas eleições argentinas. - Foto: Arquivo Pessoal

Entenda as origens da atual crise de segurança do Equador

Repro­du­ção: © REUTERS/Karen Toro Situação tem origem na pobreza, dizem especialistas Publi­ca­do em 10/01/2024 — …