...
terça-feira ,18 março 2025
Home / Educação / Abertas as inscrições para o Encceja PPL 2024

Abertas as inscrições para o Encceja PPL 2024

Repro­dução: © Arqui­vo Agên­cia Brasil

Provas serão aplicadas nos dias 15 e 16 de outubro


Publicado em 22/07/2024 — 10:21 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

Estão aber­tas a par­tir des­ta segun­da-feira (22) as inscrições para o Exame Nacional para Cer­ti­fi­cação de Com­petên­cias de Jovens e Adul­tos para Pes­soas Pri­vadas de Liber­dade ou sob medi­da socioe­d­uca­ti­va que inclua pri­vação de liber­dade (Enc­ce­ja PPL) 2024. As provas serão apli­cadas nos dias 15 e 16 de out­ubro.

Os órgãos de admin­is­tração pri­sion­al e socioe­d­uca­ti­va devem indicar, até 2 de agos­to as unidades que apli­carão o exame, bem como seu respon­sáv­el pedagógi­co, a quem caberá faz­er as inscrições dos can­didatos, por meio do Sis­tema Enc­ce­ja. O pra­zo se encer­rará em 9 de agos­to.

“No momen­to da inscrição, será necessário indicar quais provas o par­tic­i­pante irá realizar e, se for o caso, solic­i­tar atendi­men­to espe­cial­iza­do e trata­men­to pelo nome social. As indi­cações dev­erão ser for­mal­izadas por ofí­cio, fir­man­do a adesão da insti­tu­ição ao exame jun­to ao Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira. O doc­u­men­to dev­erá ser envi­a­do por e‑mail, com o assun­to da men­sagem Adesão Enc­ce­ja Nacional PPL 2024”, infor­mou o Inep.

O exame terá qua­tro provas obje­ti­vas, por nív­el de ensi­no, nas seguintes áreas do con­hec­i­men­to: ciên­cias da natureza e suas tec­nolo­gias; matemáti­ca e suas tec­nolo­gias; lin­gua­gens, códi­gos e suas tec­nolo­gias, e redação; ciên­cias humanas e suas tec­nolo­gias.

Encceja

O Enc­ce­ja foi cri­a­do com o obje­ti­vo de aju­dar jovens e adul­tos a retomarem a tra­jetória esco­lar. A par­tic­i­pação é vol­un­tária, gra­tui­ta e des­ti­na­da a jovens e adul­tos que não con­cluíram seus estu­dos na idade apro­pri­a­da.

Segun­do o Inep, as provas avaliam com­petên­cias, habil­i­dades e saberes adquiri­dos no proces­so esco­lar ou extraesco­lar. “As sec­re­tarias de Edu­cação e os insti­tu­tos fed­erais uti­lizam os resul­ta­dos como parâmetro para cer­ti­ficar os par­tic­i­pantes em nív­el de con­clusão do ensi­no fun­da­men­tal e médio.

O exame é tam­bém uti­liza­do como refer­ên­cia nacional para a avali­ação de jovens e adul­tos. Ele serve de bal­iza à imple­men­tação de pro­ced­i­men­tos e políti­cas para a mel­ho­ria da qual­i­dade na ofer­ta da edu­cação de jovens e adul­tos, além de via­bi­lizar o desen­volvi­men­to de estu­dos e indi­cadores sobre o sis­tema edu­ca­cional brasileiro.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inscrições para a Olimpíada de Matemática vão até segunda-feira

Alunos de escolas públicas e privadas podem participar da competição Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da …