...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Noticias / Abraço à democracia marcará dois anos da tentativa de golpe

Abraço à democracia marcará dois anos da tentativa de golpe

Solenidade em Brasília terá participação do presidente Lula

Fabío­la Sin­im­bú — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 04/01/2025 — 12:30
Brasília
Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto.
Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Na próx­i­ma quar­ta-feira (8), a ten­ta­ti­va de golpe con­tra a democ­ra­cia no Brasil com­ple­ta dois anos. A memória dos atos de ataque à sobera­nia do povo, que causaram danos ao patrimônio físi­co e ima­te­r­i­al dos Três Poderes, será lem­bra­da pela recu­per­ação das obras de arte destruí­das e um abraço sim­bóli­co à democ­ra­cia com a par­tic­i­pação do pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va.

De acor­do com nota divul­ga­da pelo Palá­cio do Planal­to, uma exten­sa pro­gra­mação está pre­vista para mar­car a data, em Brasília, com iní­cio às 9h30, quan­do terá iní­cio a devolução das obras de arte destruí­das nos ataques de gru­pos bol­sonar­is­tas e, ago­ra, restau­radas.

Serão resti­tuí­das ao patrimônio públi­co 21 peças, incluin­do um reló­gio do sécu­lo 17, pre­sente da Corte France­sa a Dom João VI, que virou sím­bo­lo dos atos anti­democráti­cos. A peça será entregue na Suíça.

A maior parte das obras de arte foi recu­per­a­da por equipes espe­cial­izadas no próprio Palá­cio da Alvo­ra­da, com exceção do reló­gio, con­ser­ta­do na Suíça sem cus­to para o gov­er­no brasileiro. A peça sec­u­lar, jun­to com uma ânfo­ra por­tugue­sa em cerâmi­ca esmal­ta­da, teria exigi­do maior esforço na recu­per­ação, dev­i­do à difi­cul­dade e del­i­cadeza dos reparos.

Tela As Mulatas

A tela As Mulatas, de Di Cav­al­can­ti, retornará à parede do Salão Nobre do Palá­cio do Planal­to, em um ato de descer­ra­men­to da obra de arte, que mar­cará uma ativi­dade educa­ti­va durante a pro­gra­mação. Estu­dantes do Pro­je­to de Edu­cação Pat­ri­mo­ni­al entre­garão ao pres­i­dente Lula répli­cas da pin­tu­ra e tam­bém da ânfo­ra por­tugue­sa.

A cer­imô­nia pre­vê dis­cur­sos e a desci­da da ram­pa do Palá­cio do Planal­to de autori­dades dos Três Poderes para um abraço sim­bóli­co à democ­ra­cia, com a par­tic­i­pação da pop­u­lação. O Par­tido dos Tra­bal­hadores disponi­bi­li­zou um canal de cadas­tro pop­u­lar para inscrição de inter­es­sa­dos em par­tic­i­par da cer­imô­nia. São esper­a­dos, neste ato, rep­re­sen­tantes de enti­dades da sociedade civ­il, seg­men­tos reli­giosos e sindi­catos.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar

Fernanda Montenegro diz que coração está em estado de graça Elaine Patri­cia Cruz* – Repórter …