...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Noticias do Mundo / África declara emergência em saúde pública por epidemia de mpox

África declara emergência em saúde pública por epidemia de mpox

 

Repro­dução: Agên­cia Brasil / EBC

Cenário exige ação coletiva, diz diretor-geral do CDC Jean Kas


Publicado em 13/08/2024 — 17:54 Por Paula Laboissière — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

O Cen­tro de Con­t­role e Pre­venção de Doenças (CDC África) declar­ou o cenário de mpox na região como emergên­cia em saúde públi­ca de segu­rança con­ti­nen­tal. O anún­cio foi feito nes­ta terça-feira (13) pelo dire­tor-ger­al da enti­dade, Jean Kaseya, ao citar a ráp­i­da trans­mis­são da doença na África.

“Esse não é ape­nas mais um desafio. O cenário exige ação cole­ti­va”, disse. “Nos­so con­ti­nente já pres­en­ciou diver­sas lutas. Já enfrenta­mos pan­demias, sur­tos, desas­tres nat­u­rais e con­fli­tos. Ain­da assim, para cada adver­si­dade, agi­mos. Não como nações frag­men­tadas, mas como uma úni­ca África. Resilientes, de for­ma engen­hosa e res­o­lu­ta.”

“Hoje, enquan­to enfrenta­mos o cenário de mpox, pre­cisamos ter o mes­mo espíri­to de sol­i­dariedade. Mas deixe-me ser claro: não se tra­ta ape­nas de um prob­le­ma africano. Mpox é uma ameaça glob­al”, com­ple­tou. “É neste momen­to de vul­ner­a­bil­i­dade que pre­cisamos encon­trar força, demon­strar que apren­demos nos­sas lições com a covid e agir com sol­i­dariedade.”

O CDC África havia con­vo­ca­do para a últi­ma segun­da-feira (12) um comitê para avaliar a situ­ação de casos de mpox na região. Após dis­cu­tir o tema, a recomen­dação do grupo, com­pos­to por espe­cial­is­tas, foi declarar a doença como emergên­cia em saúde públi­ca de segu­rança con­ti­nen­tal.

Emergência global

A Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde (OMS) tam­bém con­vo­cou, para a próx­i­ma quar­ta-feira (14), um comitê de emergên­cia para avaliar o cenário de mpox na África e o risco de dis­sem­i­nação inter­na­cional da doença.

A decisão da enti­dade lev­ou em con­ta o reg­istro de casos fora da Repúbli­ca Democráti­ca do Con­go, onde as infecções estão em ascen­são há mais de dois anos, além de uma mutação que lev­ou à trans­mis­são do vírus de pes­soa para pes­soa.

Brasil

O Min­istério da Saúde do Brasil infor­mou, nes­ta terça-feira, que o país reg­is­tra, atual­mente, uma média de 40 a 50 novos casos por infecção ao mês. O número é vis­to pela pas­ta como “bas­tante modesto, emb­o­ra não desprezív­el”.

“Sem abso­lu­ta­mente menosprezar os riscos dessa nova epi­demia, o risco de pan­demia e tudo o mais, o que tra­go do Brasil não é ain­da um cenário que nos faça temer um aumen­to muito abrup­to no número de casos”, avaliou o dire­tor do Depar­ta­men­to de HIV, Aids, Hepatites Virais e Infecções Sex­ual­mente Trans­mis­síveis, Drau­rio Bar­reira.

“Foi con­vo­ca­do pelo dire­tor-ger­al da OMS, Tedros Ghe­breye­sus, uma reunião para definir a situ­ação da mpox – se virá a ser con­sid­er­a­da emergên­cia em saúde públi­ca de pre­ocu­pação inter­na­cional. Ain­da não temos esse cenário. Aman­hã, vai haver a definição. O fato é que temos um aumen­to abso­lu­ta­mente sem prece­dentes na África, não só em número de casos em país­es que já havi­am sido acometi­dos, como tam­bém em país­es viz­in­hos e que ain­da não tin­ham relata­do nen­hum caso de mpox”, com­ple­tou.

Para Drau­rio, o quadro epidêmi­co de mpox ain­da está cir­cun­scrito ao con­ti­nente africano. “Mas, nes­sa época de glob­al­iza­ção que a gente vive, ter um caso na África, na Ásia, em qual­quer lugar sig­nifi­ca um risco dis­so se tornar rap­i­da­mente uma epi­demia glob­al”, disse. “Falan­do um pouco do Brasil, a gente tem uma atenção muito espe­cial em relação ao mpox porque, no iní­cio da epi­demia, em 2022, os dois país­es mais acometi­dos, não só em val­ores abso­lu­tos, mas tam­bém em incidên­cia, foram os Esta­dos Unidos e o Brasil”.

 

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler é nomeado cardeal

Papa Francisco indicou neste sábado mais 21 cardeais Agên­cia Brasil* Pub­li­ca­do em 07/12/2024 — 14:10 …