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Agência Brasil, 31 anos: alcance além das fronteiras

Foto capa Agência Brasil 30 anos
Repro­du­ção: © Mar­cel­lo Casal jr/Agência Bra­sil

Em 2021, reportagens foram replicadas mais de 40 milhões de vezes


Publi­ca­do em 10/05/2021 — 06:05 Por Luiz Clau­dio Fer­rei­ra — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

Um aler­ta de novi­da­de dis­pa­ra na reda­ção do jor­nal O Mamo­ré, na cida­de de Gua­ja­rá-Mirim (RO), cada vez que é publi­ca­do um mate­ri­al jor­na­lís­ti­co da Agên­cia Bra­sil, veí­cu­lo da Empre­sa Bra­sil de Comu­ni­ca­ção (EBC).

Bra­sí­lia, sede prin­ci­pal da agên­cia, fica a cer­ca de 2,8 mil km por estra­da da cida­de ron­do­ni­en­se. Gra­ças à Agên­cia Bra­sil, que é públi­ca e, por isso, for­ne­ce con­teú­dos jor­na­lís­ti­cos gra­tui­tos para todos os veí­cu­los de comu­ni­ca­ção, o que pare­cia tão dis­tan­te pas­sa a ficar per­ti­nho.

Tor­nar o públi­co mais pró­xi­mo e cola­bo­rar com a inte­gra­ção do país por inter­mé­dio do jor­na­lis­mo são prá­ti­cas diá­ri­as da Agên­cia Bra­sil, que com­ple­ta, nes­ta segun­da-fei­ra (10 de maio), 31 anos de his­tó­ria. O veí­cu­lo vive um momen­to espe­ci­al. Alcan­çou a mar­ca de 94,8 milhões de usuá­ri­os no ano pas­sa­do e man­tém o rit­mo de aces­so. Nes­te ano, já está per­to de 31 milhões de usuá­ri­os.

Outro dado men­su­rá­vel é que, somen­te em 2021, os mate­ri­ais da agên­cia tive­ram cer­ca de 40 milhões de repos­ta­gens (novas publi­ca­ções) por veí­cu­los e usuá­ri­os, das mai­o­res às meno­res cida­des.

O  coor­de­na­dor de Pro­je­tos Mul­ti­pla­ta­for­mas da EBC, Luis Fla­vio Rocha, expli­ca que uma fer­ra­men­ta de medi­ção de audi­ên­cia desen­vol­vi­da na empre­sa (ABTrac­ker) per­mi­tiu des­co­brir que o volu­me de aces­sos das notí­ci­as da Agên­cia Bra­sil que são uti­li­za­das em outros veí­cu­los é pró­xi­mo ao volu­me de aces­sos no site do veí­cu­lo.

“Isso sig­ni­fi­ca que a audi­ên­cia é pra­ti­ca­men­te o dobro da que se acha­va que a agên­cia tinha”, afir­ma o espe­ci­a­lis­ta. Essa medi­ção foi pos­sí­vel a par­tir da uti­li­za­ção de téc­ni­cas e algo­rit­mos que per­mi­tem ter a infor­ma­ção de quais maté­ri­as são da Agên­cia Bra­sil e o volu­me de aces­so que esse con­teú­do acu­mu­lou.

Do cen­tro às fron­tei­ras do país, o que sig­ni­fi­ca ocu­pa­ção estra­té­gi­ca com infor­ma­ções para popu­la­ções intei­ras que não seri­am aten­di­das por gran­des mídi­as comer­ci­ais. Essa garan­tia de inclu­são e de cida­da­nia é con­si­de­ra­da de valor imen­su­rá­vel por quem estu­da a comu­ni­ca­ção públi­ca.

» Leia repor­ta­gem pro­du­zi­da no ani­ver­sá­rio de 30 anos da ABr

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Para a jor­na­lis­ta e pes­qui­sa­do­ra em comu­ni­ca­ção Clau­dia Lemos, que é pre­si­den­te da Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Comu­ni­ca­ção Públi­ca (ABC­Pú­bli­ca), como outros direi­tos, a garan­tia da infor­ma­ção é fun­da­men­tal para a cida­da­nia, para ter aces­so aos ser­vi­ços pres­ta­dos pelo Esta­do e para efe­ti­va par­ti­ci­pa­ção nas dis­cus­sões. “Por isso, a Agên­cia Bra­sil tem o papel impor­tan­te de ofe­re­cer infor­ma­ção jor­na­lís­ti­ca que pode ser con­sul­ta­da dire­ta­men­te pelo cida­dão ou uti­li­za­da gra­tui­ta­men­te por veí­cu­los de comu­ni­ca­ção no país intei­ro, que de outro modo tal­vez não tives­sem aces­so a ela”, afir­ma.

Pes­qui­sa­do­ra Clau­dia Lemos expli­ca que Agên­cia Bra­sil aju­da a com­ba­ter notí­ci­as fal­sas

No caso do jor­nal O Mamo­ré, a dire­to­ra Miner­va Soto expli­ca que a uti­li­za­ção das repor­ta­gens da Agên­cia Bra­sil não leva ape­nas em con­ta o volu­me de con­teú­dos diá­ri­os for­ne­ci­dos. “Temos extre­ma con­fi­an­ça em tudo o que é pro­du­zi­do pela Agên­cia Bra­sil. Cada vez que veri­fi­ca­mos que há uma publi­ca­ção nova, sabe­mos que é de alta qua­li­da­de. Pelo o que per­ce­be­mos a Agên­cia Bra­sil inves­te em um jor­na­lis­mo de solu­ções e não ape­nas apre­sen­ta­ção de pro­ble­mas”, afir­ma.

Fazem par­te do públi­co de O Mamo­ré comu­ni­da­des que vivem em regiões ribei­ri­nhas daque­la cida­de que, prin­ci­pal­men­te após o iní­cio da pan­de­mia, pas­sa­ram a bus­car mais infor­ma­ções, segun­do infor­ma a dire­to­ra do veí­cu­lo. “A gen­te se enten­de como um elo entre as notí­ci­as naci­o­nais fei­tas pela Agên­cia Bra­sil e os públi­cos locais que pre­ci­sam das infor­ma­ções do país intei­ro”. Os locais inte­res­sa­dos pelo que se pas­sa no país inclu­em até os estran­gei­ros. Na fron­tei­ra, está a cida­de “irmã” boli­vi­a­na de Guaya­ra­me­rín. Para Miner­va Soto, infor­ma­ção sig­ni­fi­ca auto­no­mia e tam­bém segu­ran­ça.

As notí­ci­as que che­gam da Agên­cia Bra­sil aju­dam a com­por para os mora­do­res das fron­tei­ras, inclu­si­ve, uma visão mais ampla que com­ple­men­ta as notí­ci­as ape­nas locais. Ain­da na Região Nor­te, o site Notí­ci­as da Fron­tei­ra, em Bra­si­leia (AC), uti­li­za dia­ri­a­men­te as notí­ci­as da Agên­cia Bra­sil. A trans­mis­são das infor­ma­ções, segun­do o res­pon­sá­vel pelo site, o jor­na­lis­ta Almir Andra­de, sig­ni­fi­ca pro­te­ção das iden­ti­da­des naci­o­nal e local. Ele man­tém, além de repor­ta­gens em tex­to, tam­bém pro­gra­ma de TV e rádio na web. Andra­de con­si­de­ra que os con­teú­dos da Agên­cia Bra­sil são fun­da­men­tais para a via­bi­li­za­ção de tudo o que ele pro­duz. “Infor­ma­ções, tex­to, foto…para mim, tudo é mui­to impor­tan­te para levar aqui ao nos­so públi­co”. Bra­si­leia faz fron­tei­ra com a cida­de boli­vi­a­na de Cobi­ja.

No Ama­zo­nas, o jor­na­lis­ta Nail­son Tena­zor, no site Jam­bo Ver­de, em Ata­laia (AM), con­si­de­ra que a Agên­cia Bra­sil e a Radi­o­a­gên­cia Naci­o­nal são par­cei­ros no olhar para a região no Alto Soli­mões. A EBC tem estru­tu­ra e pro­fis­si­o­nais em Taba­tin­ga, muni­cí­pio vizi­nho de Ata­laia, e tam­bém de Letí­cia (Colôm­bia). Tena­zor diz que as infor­ma­ções em qua­li­da­de na região são fun­da­men­tais e sig­ni­fi­cam inclu­são para as regiões em que ele cobre. Um lugar em que o tem­po de tra­je­to não é con­ta­do por minu­tos na estra­da, mas por horas ou dias de bar­co.

Proteção contra falsas notícias

No Ama­pá, o Jor­nal do Dia, que é o pri­mei­ro veí­cu­lo diá­rio do Esta­do (de 1987), uti­li­za dia­ri­a­men­te os mate­ri­ais da Agên­cia Bra­sil. “A agên­cia é um veí­cu­lo que con­tri­bui para trans­mi­tir notí­ci­as ao públi­co ama­pa­en­se de for­ma fide­dig­na, em um cená­rio atu­al em que as notí­ci­as fal­sas estão cada vez mai­o­res”, diz o edi­tor Luci­a­no Perei­ra.

É da redação do jornal "Diário Corumbaense" O crédito das fotos é Anderson Gallo/Diário Corumbaense/Divulgação
Repro­du­ção: Reda­ção do jor­nal Diá­rio Corum­ba­en­se: uso diá­rio de repor­ta­gens da Agên­cia Bra­sil. Foto: Ander­son Gallo/Diário Corumbaense/Divulgação

A pro­te­ção via infor­ma­ção de qua­li­da­de é um foco de aten­ção des­ta­ca­do pela dire­to­ra do Diá­rio Corum­ba­en­se, Rosa­na Nunes. “A Agên­cia Bra­sil pres­ta um ser­vi­ço mui­to impor­tan­te e gra­tui­to com fon­tes con­fiá­veis para a nos­sa região. Aqui em Corum­bá temos o úni­co hos­pi­tal públi­co da região e que aca­ba rece­ben­do tam­bém estran­gei­ros e que tam­bém pre­ci­sam rece­ber infor­ma­ções do que ocor­re no Bra­sil”. A cida­de de Corum­bá (MS) tem fron­tei­ra seca com a cida­de de Por­to Qui­jar­ro, na Bolí­via.

No Sul do Bra­sil, o jor­nal A Pla­teia, da cida­de de San­ta­na do Livra­men­to (RS), tem 84 anos de fun­da­ção, e tam­bém uti­li­za con­teú­dos da Agên­cia Bra­sil dia­ri­a­men­te. Além das notí­ci­as naci­o­nais na ínte­gra repu­bli­ca­das, o veí­cu­lo traz as pau­tas da agên­cia como con­teú­do com­ple­men­tar ao que é fei­to em âmbi­to local. “Notí­ci­as dos três pode­res que tra­ze­mos da Agên­cia Bra­sil aju­dam a com­por o con­teú­do e reper­cu­tir em nos­so con­tex­to”, afir­ma o edi­tor-che­fe do veí­cu­lo, Rodri­go Evaldt.

Das fronteiras aos grandes centros

Além dos sites e jor­nais peque­nos, a Agên­cia Bra­sil tam­bém é fon­te de refe­rên­cia e con­fi­an­ça para gran­des veí­cu­los de comu­ni­ca­ção do país. Mui­tos aces­sam e repu­bli­cam, gra­tui­ta­men­te, o con­teú­do pro­du­zi­do pela Agên­cia. Maté­ri­as de inte­res­se públi­co, como o paga­men­to do auxí­lio emer­gen­ci­al e o impos­to de ren­da fre­quen­te­men­te levam o selo Agên­cia Bra­sil.

Imagens para matéria Agência Brasil
Repro­du­ção: Ima­gens para maté­ria Agên­cia Bra­sil, Yahoo.
Imagens para matéria Agência Brasil
Repro­du­ção: Ima­gens para maté­ria Agên­cia Bra­sil, Isto é .

Repro­du­ção: Ima­gens para maté­ria Agên­cia Bra­sil, Uol .

Satisfação na Agência

O jor­na­lis­ta Kle­ber Sam­paio, que atua no cená­rio de comu­ni­ca­ção públi­ca des­de 1974 (na Agên­cia Naci­o­nal), é satis­fei­to pelas reper­cus­sões das repor­ta­gens da Agên­cia Bra­sil. “Che­ga­mos com nos­sas maté­ri­as no país intei­ro”, afir­ma.  Ele tra­ba­lhou na EBN, esta­va na anti­ga agên­cia de notí­ci­as, e que ganhou o nome de Radi­o­brás e da trans­for­ma­ção da esta­tal em EBC.

Ele tes­te­mu­nhou, ao lon­go de sua car­rei­ra, reco­nhe­ci­men­to por par­te de cole­gas jor­na­lis­tas e tam­bém do públi­co pelo ser­vi­ço pres­ta­do pela agên­cia. Nes­sa jor­na­da, his­tó­ri­as memo­rá­veis. ”A cober­tu­ra que eu jamais esque­ce­rei foi do sepul­ta­men­to do ex-pre­si­den­te Jus­ce­li­no Kubits­chek. O Bra­sil e Bra­sí­lia para­ram. Lem­bro bem que tinham umas 500 mil pes­so­as acom­pa­nhan­do o cor­te­jo”, recor­da. Kle­ber Sam­paio, hoje, atua como edi­tor da Agên­cia Bra­sil.

Con­tem­po­râ­neo de Sam­paio, o jor­na­lis­ta Luiz Fer­nan­do Fra­ga atua há 40 anos pela comu­ni­ca­ção públi­ca e tam­bém desem­pe­nhou dife­ren­tes ati­vi­da­des. “Essa empre­sa faz par­te da minha vida”, diz o pro­fis­si­o­nal. Fazem par­te da vida deles a pres­sa e a pre­ci­são, da pau­ta à edi­ção final. Não há tem­po a per­der. Eles pre­ci­sam publi­car. Alguém do outro lado está à espe­ra de um aler­ta: lá vem uma nova notí­cia da Agên­cia Bra­sil.

Edi­ção: Ales­san­dra Este­ves

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