...
domingo ,14 julho 2024
Home / Noticias / Agência Brasil amplia oferta de conteúdos em inglês e espanhol

Agência Brasil amplia oferta de conteúdos em inglês e espanhol

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Audiência de conteúdos em inglês e espanhol teve aumento significativo


Pub­li­ca­do em 08/12/2021 — 21:44 Por EBC — Brasília

Agên­cia Brasil apri­morou o Serviço de Lín­gua Estrangeira com o obje­ti­vo de ofer­e­cer cada vez mais con­teú­dos aos leitores. Des­de o dia 26 de novem­bro, a agên­cia de notí­cias da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) ampliou a ofer­ta de reporta­gens em inglês e espan­hol por meio da con­tratação da fer­ra­men­ta Google Neur­al Machine Trans­la­tion.

Todas as matérias pro­duzi­das diari­a­mente pela equipe da Agên­cia Brasil pas­saram a ser traduzi­das auto­mati­ca­mente para os dois idiomas. Des­de então, a bus­ca por ess­es con­teú­dos aumen­tou 81% em relação à sem­ana ante­ri­or nos aces­sos em con­teú­do em inglês e 162% nos aces­sos em con­teú­do em espan­hol.

“Nota­mos que des­de o iní­cio das traduções o aces­so a ess­es con­teú­dos aumen­tou sig­ni­fica­ti­va­mente, o que rev­ela o inter­esse dos leitores estrangeiros pelas nos­sas notí­cias”, desta­ca a dire­to­ra de Jor­nal­is­mo da EBC, Sir­lei Batista

Para o dire­tor pres­i­dente, Glen Valente, a ideia é que todos os veícu­los da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação sejam cada vez mais rel­e­vantes e atu­ais. “Temos de nos aper­feiçoar e cam­in­har para a ino­vação, relevân­cia e prestação de serviços com cred­i­bil­i­dade, seja em por­tuguês ou em out­ras lín­guas”.

Agên­cia Brasil con­ta com uma equipe de cin­co profis­sion­ais que atu­am na tradução e edição de con­teú­dos em lín­gua estrangeira. “A ideia é aliar o uso da fer­ra­men­ta à exper­tise dos tradu­tores e apri­morar cada vez mais o Serviço de Lín­gua Estrangeira”, expli­ca a ger­ente exec­u­ti­va da Agên­cia Brasil, Juliana Andrade.

Atual­mente, a Agên­cia Brasil pub­li­ca, por mês, mais de 1.500 matérias em por­tuguês. De acor­do com a ger­ente de Redação, Bruna Saniele, “a tradução autom­a­ti­za­da de con­teú­dos con­fere maior alcance e relevân­cia à Agên­cia Brasil“.

Segun­do o ger­ente exec­u­ti­vo de Tec­nolo­gia da Infor­mação da EBC, Gilvani Molet­ta, o sis­tema de inteligên­cia arti­fi­cial uti­liza­do per­mite adap­tações e apri­mora­men­tos para que o con­teú­do traduzi­do este­ja cada vez mais próx­i­mo da matéria orig­i­nal. Com isso, even­tu­ais ajustes poderão ser feitos. “Com o decor­rer da uti­liza­ção uma das car­ac­terís­ti­cas fun­da­men­tais da IA (inteligên­cia arti­fi­cial) é o apren­diza­do a par­tir das revisões uti­lizadas no ciberes­paço, além da pos­si­bil­i­dade de per­mi­tir cor­reções man­u­ais. Essa é uma difer­ença fun­da­men­tal da tec­nolo­gia que esta­mos uti­lizan­do face às fer­ra­men­tas dos sites de tradução autom­a­ti­za­da.”

O obje­ti­vo é expandir o serviço de tradução para out­ros idiomas, como francês, ital­iano e alemão, como ressalta a dire­to­ra de Jor­nal­is­mo. “A ideia é pas­sar a cred­i­bil­i­dade que já existe nos con­teú­dos em por­tuguês para as pub­li­cações em out­ros idiomas”, afir­ma Sir­lei Batista.

Agên­cia Brasil pro­duz diari­a­mente amp­lo mate­r­i­al jor­nalís­ti­co entre matérias, reporta­gens, fotografias e vídeos. Os con­teú­dos ficam disponíveis para serem repub­li­ca­dos gra­tuita­mente, des­de que cita­da a fonte. Atual­mente, as notí­cias da Agên­cia Brasil são repro­duzi­das por mil­hares de sites e veícu­los impres­sos, fazen­do com que suas infor­mações cheguem a mil­hões de pes­soas no Brasil e no mun­do. Em 2021, a Agên­cia Brasil com­ple­tou 31 anos de história.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

F20: favelas cariocas promovem fórum de debates sociais de olho no G20

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil Objetivo é ampliar participação das comunidades na cúpula Publicado em …