...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Meios de comunicação / Agência Brasil e jornalistas da EBC recebem prêmio de jornalismo negro

Agência Brasil e jornalistas da EBC recebem prêmio de jornalismo negro

Premiação ocorreu na noite de segunda-feira em São Paulo

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 12/11/2024 — 17:23
São Paulo
São Paulo (SP), 11/11/2024 - Beatriz Arcoverde recebe Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira. Foto: Jurandir Santana/Divulgação
Repro­dução: © Jurandir Santana/Divulgação

As jor­nal­is­tas Beat­riz Arcoverde, da Radioagên­cia Nacional, e Luciana Bar­reto, da TV Brasil, ficaram entre as prin­ci­pais hom­e­nageadas do Prêmio +Admi­ra­dos Jor­nal­is­tas Negros e Negras da Impren­sa Brasileira. Beat­riz foi uma das 10 mais votadas, e Luciana rece­beu o destaque entre as jor­nal­is­tas da Região Sud­este. A Radioagên­cia Nacional e a TV Brasil são veícu­los da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC)

São Paulo (SP), 11/11/2024 - Beatriz Arcoverde recebe Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira. Foto: +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira/Divulgação
Repro­dução: Beat­riz Arcoverde recebe Prêmio +Admi­ra­dos Jor­nal­is­tas Negros e Negras da Impren­sa Brasileira. Foto: Jurandir Santana/Divulgação

“Esse é um prêmio que nos hon­ra muito e não seria pos­sív­el sem um tra­bal­ho cole­ti­vo para colo­car nos­sas ideias e pau­tas em práti­ca. Ten­ho bus­ca­do traz­er as pau­tas dos dire­itos da pop­u­lação negra para a Radioagên­cia, prin­ci­pal­mente por meio dos pod­casts, e esse momen­to é um grande incen­ti­vo pra seguir nes­sa cam­in­ha­da”, desta­cou Beat­riz Arcoverde.

Para Luciana Bar­reto, a pre­mi­ação for­t­alece e inspi­ra a seguir em frente. “É como se naque­la noite os teus pares te dissessem: per­maneça, fique firme, col­u­na ere­ta, esse é o cam­in­ho”,  descreve Luciana.

“Lutar por justiça social, dire­itos humanos é sem­pre muito duro em um país tão desigual como o Brasil. Rece­ber este prêmio foi um bál­samo!”, desta­cou.

São Paulo (SP), 11/11/2024 - Luciana Barreto recebe Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira. Foto: Jurandir Santana/Divulgação
Repro­dução: Luciana Bar­reto recebe Prêmio +Admi­ra­dos Jor­nal­is­tas Negros e Negras da Impren­sa Brasileira. Foto:  Jurandir Santana/Divulgação

Entregue na noite des­ta segun­da-feira (11), o Prêmio +Admi­ra­dos Jor­nal­is­tas Negros e Negras da Impren­sa Brasileira reuniu jor­nal­is­tas negros e rep­re­sen­tantes de veícu­los lid­er­a­dos por profis­sion­ais negros.

Agên­cia Brasil ficou entre os cin­co +Admi­ra­dos na cat­e­go­ria Veícu­lo Ger­al e foi rep­re­sen­ta­da na cer­imô­nia pela ger­ente de Jor­nal­is­mo Dig­i­tal da EBC, Juliana Cézar Nunes.

“Ficamos muito hon­radas em rece­ber esse prêmio e moti­vadas a tra­bal­har ain­da mais para que a comu­ni­cação públi­ca coloque no cen­tro da pau­ta os dire­itos, a luta e a memória da pop­u­lação negra”, afir­mou Juliana.

Para o dire­tor-pres­i­dente da EBC, Jean Lima, o prêmio tam­bém reforça a importân­cia da comu­ni­cação públi­ca. “Essa pre­mi­ação é jus­ta e recon­hece o bril­hante tra­bal­ho das jor­nal­is­tas Luciana e Beat­riz, bem como da Agên­cia Brasil. É uma sat­is­fação para a EBC con­tar com veícu­los e profis­sion­ais que rep­re­sen­tam a empre­sa com destaque em pau­tas de dire­itos humanos, como inclusão social e econômi­ca da pop­u­lação negra e o com­bate ao racis­mo ”, desta­cou.

O Prêmio +Admi­ra­dos Jor­nal­is­tas Negros e Negras da Impren­sa Brasileira é uma eleição pro­movi­da pelo Jornalistas&Cia em parce­ria com 1 Papo Reto, Por­tal Neo Mon­do e Rede Jor­nal­is­tas Pre­tos, que hom­e­nageia profis­sion­ais e pub­li­cações do jor­nal­is­mo.

Troféu Luiz Gama

Na edição deste ano, rece­ber­am o Troféu Luiz Gama de recon­hec­i­men­to pelo con­jun­to da obra o jor­nal­ista e pro­fes­sor tit­u­lar da Uni­ver­si­dade de São Paulo (USP) Den­nis de Oliveira e a jor­nal­ista e coor­de­nado­ra da Comis­são Nacional de Jor­nal­is­tas pela Igual­dade Racial (Cona­ji­ra) da Fed­er­ação Nacional dos Jor­nal­is­tas (Fenaj), Valdice Gomes.

“Se hoje temos jor­nal­is­tas negros pre­mi­a­dos e lid­er­anças, é porque o movi­men­to negro lutou muito para que isso acon­te­cesse”, desta­cou Den­nis. “O jor­nal­is­mo é fun­da­men­tal pra democ­ra­cia e democ­ra­cia só se faz com diver­si­dade e inclusão. Sem super­ar o racis­mo não há democ­ra­cia.”

Para Valdice Gomes, é fun­da­men­tal com­bat­er o racis­mo nas próprias redações e garan­tir a pre­sença de profis­sion­ais negros/as nas lid­er­anças de equipes e proces­sos. “Esse prêmio nos estim­u­la a con­tin­uar tra­bal­han­do pela pau­ta que inter­es­sa à pop­u­lação negra. Temos muito ain­da a con­quista e por isso pre­cisamos seguir jun­tos, na luta.”

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Caminhos da Reportagem mostra situação de imigrantes no país

Um lar além das fronteiras vai ao ar hoje (9). às 23h, na TV Brasil EBC …