...
domingo ,13 outubro 2024
Home / Meios de comunicação / Agência Brasil e jornalistas da EBC recebem prêmio de jornalismo negro

Agência Brasil e jornalistas da EBC recebem prêmio de jornalismo negro

Beatriz Arcoverde e Luciana Barreto ficaram no Top 50 +Admiradas

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­da em 24/09/2024 — 19:42
Brasília
Ver­são em áudio
Brasília (DF), 24/09/2024 - Jornalistas Bia Arcoverde e Luciana Barreto. Foto: Bruno Peres e Tânia Rêgo/Agência Brasil
Repro­dução: © Bruno Peres e Tânia Rêgo/Agência Brasil

Prêmio +Admi­ra­dos Jor­nal­is­tas Negros e Negras da Impren­sa Brasileira anun­ciou nes­ta terça-feira (24) os vence­dores e vence­do­ras de 2024. As jor­nal­is­tas da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) Beat­riz Arcoverde (Radioagên­cia Nacional) e Luciana Bar­reto (TV Brasil) ficaram entre os Top 50 +Admi­ra­dos Jor­nal­is­tas do Ano.

A Agên­cia Brasil foi elei­ta entre os +Admi­ra­dos na cat­e­go­ria Veícu­lo Ger­al, jun­ta­mente com TV Cul­tura, G1, TV Globo e Globo News.

“A eleição da Agên­cia Brasil e de jor­nal­is­tas da EBC no Prêmio +Admi­ra­dos Jor­nal­is­tas Negros e Negras da Impren­sa Brasileira é a con­fir­mação do papel da empre­sa e de seus profis­sion­ais no com­bate ao racis­mo e na luta pela con­quista da igual­dade no país”, desta­ca o pres­i­dente da EBC, Jean Lima.

O Prêmio +Admi­ra­dos Jor­nal­is­tas Negros e Negras da Impren­sa Brasileira é uma eleição pro­movi­da pelo Jornalistas&Cia em parce­ria com 1 Papo Reto, Por­tal Neo Mon­do e Rede Jor­nal­is­tas Pre­tos, que hom­e­nageia profis­sion­ais e pub­li­cações do jor­nal­is­mo.

Os vence­dores de cada cat­e­go­ria serão anun­ci­a­dos na fes­ta de pre­mi­ação, no dia 11 de novem­bro, no Itaú Cul­tur­al, em São Paulo.

Pauta afirmativa

A jor­nal­ista Beat­riz Arcoverde cel­e­bra a pre­mi­ação lem­bran­do a importân­cia de a comu­ni­cação públi­ca apos­tar na diver­si­dade e na ino­vação. Edi­to­ra da Radioagên­cia Nacional, ela tem usa­do a exper­iên­cia no radio­jor­nal­is­mo e no jor­nal­is­mo dig­i­tal para pro­dução e edição de pod­casts. Entre as pro­duções edi­tadas por ela está o pod­cast Impren­sa Negra no Brasil.

“O que nos move é levar esse con­teú­do para out­ras rádios e ouvintes de todo o Brasil, que sem a Radioagên­cia Nacional não teri­am aces­so a infor­mações fun­da­men­tais para a val­oriza­ção da memória e dos dire­itos da pop­u­lação negra”, ressalta Beat­riz.

Para Luciana Bar­reto, é uma hon­ra faz­er parte, pelo segun­do ano segui­do, da lista dos Top 50 +Admi­ra­dos Jor­nal­is­tas do Ano. Este ano, a apre­sen­ta­do­ra do Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil, tam­bém foi final­ista do Prêmio Jabu­ti Acadêmi­co com o livro “Dis­cur­sos de Ódio con­tra Negros nas Redes Soci­ais”.

“A cada ano, mais e mais profis­sion­ais negros na comu­ni­cação em posições de lid­er­ança, gan­han­do vis­i­bil­i­dade e recon­hec­i­men­to. Isso é fru­to de tra­bal­ho ances­tral. Isso é propul­sor para um Brasil mais jus­to, mais democráti­co, mais inclu­si­vo”, defende Luciana.

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Judô: Shirlen Nascimento é bronze no Grand Slam de Abu Dhabi

Conquista foi alcançada no peso leve (57 quilos) Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 11/10/2024 — 21:03 …