...
sexta-feira ,25 abril 2025
Home / Justiça / Agência Brasil explica como retirar certidão de antecedentes criminais

Agência Brasil explica como retirar certidão de antecedentes criminais


Repro­dução: © Agên­cia Brasil

Documento da Polícia Federal tem validade por 90 dias


Pub­li­ca­do em 20/09/2021 — 06:12 Por Agên­cia Brasil — Brasília

A Polí­cia Fed­er­al (PF) ofer­ece gra­tuita­mente a emis­são da cer­tidão de antecedentes crim­i­nais. O doc­u­men­to é necessário para que o cidadão pos­sa com­pro­var que não responde a nen­hum crime fed­er­al. O doc­u­men­to serve para apre­sen­tar a infor­mação quan­do for solic­i­ta­da por um órgão públi­co ou para fins pri­va­dos. O serviço pode ser solic­i­ta­do no site do gov­er­no fed­er­al.

Para dar iní­cio ao proces­so de emis­são, o inter­es­sa­do deve preencher o for­mulário eletrôni­co com dados como nome com­ple­to, nome do pai e da mãe, números do doc­u­men­to de iden­ti­fi­cação, do pas­s­aporte e do CPF. Em segui­da, bas­ta clicar no ícone Pesquis­ar para que os dados sejam bus­ca­dos na base de dados da PF e a cer­tidão pos­sa ser impres­sa ime­di­ata­mente.

Não é necessário ter em mãos todos os doc­u­men­tos para preencher a cer­tidão, no entan­to, o doc­u­men­to será emi­ti­do somente com as infor­mações que forem inseri­das. O cidadão deve faz­er o preenchi­men­to com o maior número de dados pos­síveis, como nome com­ple­to, RG, CPF, nome da mãe.

A cer­tidão tem val­i­dade de 90 dias. O doc­u­men­to tam­bém pode ser obti­do nos sites dos tri­bunais de Justiça dos esta­dos, tri­bunais region­ais fed­erais e das polí­cias civis dos esta­dos.

Dificuldades

Caso o solic­i­tante ten­ha difi­cul­dades na emis­são do doc­u­men­to, por motivos como o sis­tema iden­ti­ficar uma pes­soa com mes­mo nome (homôn­i­ma) ou algu­ma pendên­cia no CPF, é pre­ciso ir a uma unidade físi­ca do órgão.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Ex-presidente Fernando Collor é preso em Maceió

Prisão ocorreu a caminho do aeroporto onde embarcaria para Brasília Vitor Abdala — Repórter da …