...
quarta-feira ,30 abril 2025
Home / Noticias / Agência Brasil explica: como saber se CPF foi usado por terceiros

Agência Brasil explica: como saber se CPF foi usado por terceiros

banner_destaque_gd_explica2020v01b

© Agên­cia Brasil (Repro­dução)

Sistema do Banco Central permite consultar histórico de contas abertas


Pub­li­ca­do em 15/02/2021 — 13:59 Por Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Os recentes vaza­men­tos de dados de con­sum­i­dores acen­der­am o aler­ta. Des­de o mês pas­sa­do, episó­dios de divul­gação em mas­sa expuser­am na inter­net infor­mações finan­ceiras de mil­hões de brasileiros e abri­ram cam­in­ho para golpes vir­tu­ais.

De posse de dados pes­soais, crim­i­nosos envi­am con­tas fal­sas de tele­fone e de tele­visão por assi­natu­ra por e‑mail, com nome com­ple­to e endereço, por exem­p­lo. Nesse caso, bas­ta o con­sum­i­dor entrar dire­ta­mente no site da oper­ado­ra e ver­i­ficar a situ­ação, sem aces­sar nen­hum link sus­peito.

Out­ros golpes podem traz­er pre­juí­zos reais, quan­do ter­ceiros usam os dados para abrir con­tas bancárias, chaves Pix e faz­er emprés­ti­mos em seu nome. No entan­to, um sis­tema desen­volvi­do pelo Ban­co Cen­tral (BC) per­mite ao cidadão pre­caver-se con­tra fraudes ao con­sul­tar a situ­ação finan­ceira.

Vazamentos

No vaza­men­to mais grave, foram expostas infor­mações de mais de 220 mil­hões de brasileiros, vivos e mor­tos.

Ao todo, foram divul­ga­dos 37 bases de dados que abrangem nome, Cadas­tro de Pes­soa Físi­ca (CPF), endereço, foto, score (pon­tu­ação, em inglês) de crédi­to, ren­da, situ­ação na Recei­ta Fed­er­al e no Insti­tu­to Nacional do Seguro Social (INSS).

Um cam­in­ho para con­tornar a situ­ação é o Reg­is­tra­to, sis­tema do BC que fornece um extra­to das infor­mações de uma pes­soa com insti­tu­ições finan­ceiras.

A fer­ra­men­ta per­mite a con­sul­ta online do históri­co de pes­soa físi­ca ou jurídi­ca em ban­cos e finan­ceiras. Entre as infor­mações que podem ser lev­an­tadas, estão a aber­tu­ra de con­tas bancárias (ati­vas ou ina­ti­vas), dívi­das (liq­uidadas ou em aber­to) e envios de din­heiro para o exte­ri­or.

Sai­ba como entrar no sis­tema Reg­is­tra­to. O proces­so tem várias eta­pas.

registrato

Site do Ban­co Cen­tral (Repro­dução)

Cadastro

1. O cidadão deve cre­den­ciar-se no site do Ban­co Cen­tral. É pre­ciso fornecer CPF, data de nasci­men­to e primeiro nome da mãe.

2. No mes­mo site, o usuário deve infor­mar um ban­co em que ten­ha con­ta para val­i­dar o cadas­tro. O Ban­co Cen­tral com­para­rá as infor­mações prestadas com a base de dados da insti­tu­ição finan­ceira.

3. O sis­tema fornecerá uma frase de segu­rança, que pre­cisa ser copi­a­da.

4. O usuário dev­erá abrir, em out­ra aba do nave­g­ador, o site do ban­co infor­ma­do ante­ri­or­mente.

5. Na pági­na do ban­co, bas­ta bus­car pela opção “Reg­is­tra­to” e colar a frase de segu­rança. O sis­tema pedirá a sen­ha de seis dígi­tos da con­ta cor­rente. Caso não faça o pro­ced­i­men­to em até 48 horas, o cliente deve ger­ar uma nova frase de segu­rança no site do BC.

6. Após val­i­dar a frase de segu­rança no site do ban­co, o usuário deve retornar ao site do BC e con­cluir o cadas­tra­men­to, cli­can­do no botão “Próx­i­mo”.

7. No site do BC, o cliente deve dig­i­tar nova­mente o CPF, a frase de segu­rança e sele­cionar a insti­tu­ição finan­ceira. Em segui­da, a pági­na pedirá para infor­mar um endereço de e‑mail e cri­ar uma sen­ha de oito dígi­tos.

8. Bas­ta rolar a pági­na e clicar no botão “Con­cluir cre­den­ci­a­men­to”. Caso o pro­ced­i­men­to dê cer­to, apare­cerá uma janela pop-up com a opção “Aces­sar Reg­is­tra­to”.

Consulta

1. Con­cluí­do o cadas­tro, o cidadão pode entrar no site do Reg­is­tra­to e con­sul­tar o históri­co de rela­ciona­men­to com insti­tu­ições finan­ceiras. Bas­ta usar o CPF e a sen­ha cri­a­da ante­ri­or­mente para faz­er o login.

2. A pági­na do Reg­is­tra­to ofer­e­cerá as opções “Meus endi­vi­da­men­tos”, “Meus rela­ciona­men­tos finan­ceiros” e “Min­has oper­ações de câm­bio”. Em cada um dess­es painéis é pos­sív­el ger­ar um relatório.

3. É pre­ciso aceitar os ter­mos de respon­s­abil­i­dade em cada painel. A tela exibirá todos os relatórios ger­a­dos nos últi­mos seis meses.

4. Se o cliente quis­er, pode baixar o relatório de oper­ações cam­bi­ais em arqui­vo PDF, mas o arqui­vo leva até dois dias úteis para ser ofer­e­ci­do pelo Reg­is­tra­to.

Edição: Kel­ly Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

CPI das Bets prende empresário por falso testemunho no Senado

Daniel Pardim não convenceu senadores ao negar que conhecia sócia Lucas Pordeus León – Repórter …