...
quinta-feira ,25 julho 2024
Home / Noticias / Agência Brasil ultrapassou 250 milhões de visitas em 2021

Agência Brasil ultrapassou 250 milhões de visitas em 2021

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr /Agência Brasil

Notícias sobre economia e prestação de serviços foram mais acessadas


Pub­li­ca­do em 23/01/2022 — 06:59 Por EBC — Brasília

A audiên­cia das matérias pub­li­cadas pela Agên­cia Brasil con­seguiu alcance rel­e­vante em 2021. A pro­dução jor­nalís­ti­ca reper­cu­tiu sig­ni­fica­ti­va­mente com 259 mil­hões de vis­i­tas entre os meses de janeiro a dezem­bro do últi­mo ano. Foram mais de 127 mil­hões de vis­i­tas dire­tas e quase 132 mil­hões em sites que replicaram os con­teú­dos no país e tam­bém no exte­ri­or.

A medição é fei­ta pela fer­ra­men­ta ABTrack­er 2.0, que con­sid­era o aces­so às pági­nas da própria agên­cia públi­ca de notí­cias da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC).

Os assun­tos vin­cu­la­dos à edi­to­ria Econo­mia, com destaque para prestação de serviço, foram os que mais des­per­taram a atenção do leitor. A análise mostra que há deman­da por temas fac­tu­ais, pau­tas críveis e acom­pan­hamen­to de novi­dades que inter­fer­em na roti­na do brasileiro.

O mon­i­tora­men­to rev­ela que as reporta­gens de util­i­dade públi­ca fazem a difer­ença na vida das pes­soas. Os números com­pro­vam esse inter­esse. Abril foi o mês com a maior pre­sença dig­i­tal da Agên­cia Brasil, com cer­ca de 14,2 mil­hões de vis­i­tas.

Para a ger­ente exec­u­ti­va da Agên­cia Brasil, Juliana Andrade, a ele­va­da escala de leitu­ra é resul­ta­do da cred­i­bil­i­dade que a mar­ca trans­mite e da con­sistên­cia das infor­mações ofer­e­ci­das à sociedade. “O inter­esse públi­co norteia nos­so tra­bal­ho jor­nalís­ti­co, com foco no cidadão e em val­ores bem deter­mi­na­dos, como a pre­cisão e a clareza nos dados — fatores que exigem um padrão de qual­i­dade de excelên­cia”, avalia.

Alcance dos conteúdos

O aumen­to da vis­i­tação às notí­cias da Agên­cia Brasil é com­pro­va­do pela quan­ti­dade de reporta­gens elab­o­radas por profis­sion­ais da EBC aces­sadas na mídia com­er­cial. Inúmeras pági­nas repli­cam os con­teú­dos ofer­e­ci­dos gra­tuita­mente des­de que cita­da a fonte.

Em 2021, foram quase 132 mil­hões de vis­i­tas a matérias postadas em sites exter­nos que uti­lizam mate­r­i­al da Agên­cia Brasil. Em agos­to, as vis­i­tas super­aram a mar­ca de 16 mil­hões de cliques nes­sas pro­duções de teor jor­nalís­ti­co elab­o­radas pela empre­sa de comu­ni­cação públi­ca.

Essa influên­cia pode ser vista, tam­bém, pelas solic­i­tações de bus­ca sobre as reporta­gens na inter­net, em por­tais estrangeiros. Em novem­bro, a Agên­cia Brasil aumen­tou o serviço de con­teú­dos em inglês e espan­hol.

A procu­ra por notí­cias nos dois idiomas aumen­tou expres­si­va­mente des­de o dia 26 daque­le mês. As pesquisas cresce­r­am 81% em com­para­ção à sem­ana ante­ri­or nos tex­tos em inglês e 162% quan­do os números se ref­er­em à ver­são em espan­hol.

Soma­dos os aces­sos à Agên­cia Brasil e aos por­tais da mídia tradi­cional, setem­bro foi o mês com mais vis­i­tas às notí­cias elab­o­radas pelo jor­nal­is­mo públi­co.

A Dire­to­ra de Jor­nal­is­mo da EBC, Sir­lei Batista, desta­ca que a análise com­preende ain­da o com­pro­me­ti­men­to com a cadeia de val­or da notí­cia. “O número de conexões men­ciona­do demon­stra a con­fi­ança da audiên­cia no mate­r­i­al pub­li­ca­do pela EBC. Obser­va-se que existe neces­si­dade e espaço para reporta­gens cujo embasa­men­to asse­gu­ra a qual­i­dade, uma refer­ên­cia no que diz respeito ao tra­bal­ho de jor­nal­is­mo na empre­sa.”

As per­spec­ti­vas para 2022 são promis­so­ras ao se levar em con­ta os dados mais recentes. Os reg­istros men­sais rev­e­lam a pro­porção de con­teú­do pro­duzi­do pelas equipes. “A Agên­cia Brasil pub­li­ca uma média de 1,5 mil matérias por mês. Sem­pre prezan­do pela qual­i­dade, cred­i­bil­i­dade e boa apu­ração “, ressalta a ger­ente de redação do veícu­lo, Bruna Saniele.

De acor­do com os dados con­sol­i­da­dos no final do ano, só em dezem­bro aprox­i­mada­mente 29 mil matérias difer­entes foram aces­sadas por out­ros 11 mil sites.

A ino­vação e o respeito à cidada­nia são pre­mis­sas do jor­nal­is­mo públi­co. Além dos parâmet­ros quan­ti­ta­tivos já cita­dos, os critérios rela­ciona­dos à con­tribuição para o desen­volvi­men­to da con­sciên­cia críti­ca das pes­soas atribuem ain­da mais respon­s­abil­i­dade aos profis­sion­ais envolvi­dos.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Convívio com animais traz benefícios à saúde física e mental do tutor

Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/ Agên­cia Brasil Estudo aponta que quem tem pet tem menos probabilidade …