...
quinta-feira ,12 dezembro 2024
Home / Noticias / Agropecuária é parte da solução para mudanças climáticas, diz ministra

Agropecuária é parte da solução para mudanças climáticas, diz ministra

Repro­dução: © Anto­nio Cruz/Agência Brasil

Objetivo do país é disseminar as tecnologias de baixo carbono no setor


Pub­li­ca­do em 01/11/2021 — 16:13 Por Agên­cia Brasil — Brasília

A min­is­tra da Agri­cul­tura, Pecuária e Abastec­i­men­to, Tereza Cristi­na, afir­mou nes­ta segun­da-feira (1º) que a agropecuária, real­iza­da de maneira sus­ten­táv­el, é parte da solução para um dup­lo desafio: mudança do cli­ma e segu­rança ali­men­tar.

Segun­do a min­is­tra, até 2030 o obje­ti­vo brasileiro é dis­sem­i­nar as tec­nolo­gias de baixa emis­são de car­bono a mais 72 mil­hões de hectares de ter­ras agricultáveis sem neces­si­dade de con­vert­er novas áreas à ativi­dade pro­du­ti­va. Com isso, a pre­visão é de que seja mit­i­ga­da a emis­são de mais de 1 bil­hão de toneladas de car­bono (CO²) equiv­a­lente.

“O poten­cial trans­for­mador da agropecuária de baixa emis­são de car­bono é enorme. Quer­e­mos com­par­til­har essa exper­iên­cia com país­es de real­i­dades semel­hantes. Ape­nas com a dis­sem­i­nação das mel­hores práti­cas a todos os pro­du­tores poder­e­mos col­her os impactos pos­i­tivos que a pro­dução de ali­men­tos, fibras e bioen­er­gia pode ter”, disse a min­is­tra durante a aber­tu­ra do Brasil na COP26, na sede da Con­fed­er­ação Nacional da Indús­tria (CNI), em Brasília.

Recuperação ambiental

Em Glas­gow, no painel “Políti­cas Públi­cas para Preser­vação e Recu­per­ação Flo­re­stal”, o dire­tor de Reg­u­lar­iza­ção Ambi­en­tal do Serviço Flo­re­stal Brasileiro, João Adrien, afir­mou que a pre­visão de recu­per­ação em pro­priedades rurais por meio do Pro­gra­ma de Reg­u­lar­iza­ção Ambi­en­tal é de 34,4 mil­hões de hectares de reser­va legal nos próx­i­mos 20 anos.

Novas metas

Nes­ta segun­da-feira, o min­istro do Meio Ambi­ente, Joaquim Leite, anun­ciou uma nova meta de redução de emis­sões de gas­es do efeito est­u­fa.

“Apre­sen­ta­mos hoje uma nova meta climáti­ca, mais ambi­ciosa, pas­san­do de 43% para 50% até 2030; e de neu­tral­i­dade de car­bono até 2050, que será for­mal­iza­da durante a COP26”, disse. Leite par­ticipou da aber­tu­ra da cúpu­la por meio de trans­mis­são simultânea, em even­to real­iza­do em Brasília, na sede da Con­fed­er­ação Nacional da Indús­tria (CNI).

Edição: Nélio Neves de Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Procedimento “foi um sucesso” e presidente Lula já está conversando

Segundo Roberto Kalil, Lula está acordado e conversando Andreia Verdélio – Repórter da Agên­cia Brasil …