...
quarta-feira ,30 abril 2025
Home / Justiça / AGU pede bloqueio de bens de mais 42 investigados por atos golpistas

AGU pede bloqueio de bens de mais 42 investigados por atos golpistas

Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/ Agên­cia Brasil

Prejuízo com depredação das sedes dos Três Poderes chega a R$ 18,5 mi


Pub­li­ca­do em 27/01/2023 — 20:14 Por André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A Advo­ca­cia-Ger­al da União (AGU) pro­to­colou hoje (27) na Justiça Fed­er­al em Brasília nova ação para blo­quear bens de inves­ti­ga­dos pelos atos golpis­tas de 8 de janeiro. No pedi­do, a AGU quer a indisponi­bil­i­dade do patrimônio de 42 pes­soas físi­cas que foram pre­sas em fla­grante no dia dos atos. 

O órgão pre­tende que todos os envolvi­dos nos atos e que foram iden­ti­fi­ca­dos respon­dam sol­i­dari­a­mente pelo pre­juí­zo cau­sa­do pela depredação do patrimônio públi­co.

Até o momen­to, o pre­juí­zo esti­ma­do com a depredação das insta­lações do Palá­cio do Planal­to, do Con­gres­so e do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) é R$ 18,5 mil­hões.

As três ações pro­to­co­ladas pela AGU já envolvem o blo­queio dos bens de 134 inves­ti­ga­dos, sendo 82 acu­sa­dos que par­tic­i­param das depredações, além de 52 pes­soas e sete empre­sas que finan­cia­ram o fre­ta­men­to de ônibus para par­tic­i­par dos atos anti­democráti­cos em Brasília

Atos antidemocráticos

Des­de que o pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va foi eleito em segun­do turno, no final de out­ubro, apoiadores do ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro demon­stram incon­formis­mo com o resul­ta­do do pleito e pedem um golpe mil­i­tar no país, para depor o gov­er­no eleito demo­c­ra­ti­ca­mente.

As man­i­fes­tações dos últi­mos meses incluíram acam­pa­men­tos em diver­sos quar­téis gen­erais do país e cul­mi­naram com a invasão e depredação das sedes do Palá­cio do Planal­to, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al e do Con­gres­so Nacional, em Brasília, no dia 8 de janeiro.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Polícia Federal diz que autor de atentado contra STF agiu sozinho

Segundo a PF, atentado suicida foi motivado pelo “extremismo político” André Richter — Repórter da …