...
terça-feira ,18 março 2025
Home / Justiça / AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Repro­dução: © Wil­son Dias/Agência Brasil

Pedido é que remoção das postagens seja feita no prazo de 24 horas


Publicado em 15/05/2024 — 19:44 Por André Richter — Repórter da Agência Brasil — Brasília

A Advo­ca­cia-Ger­al da União (AGU) pediu nes­ta quar­ta-feira (15) às platafor­mas X (anti­go Twit­ter), Tik­Tok e Kwai a reti­ra­da de posta­gens com desin­for­mação sobre a entre­ga de ali­men­tos para a pop­u­lação afe­ta­da pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

No pedi­do, a AGU pede que as posta­gens sejam removi­das no pra­zo de 24 horas. A medi­da tem caráter extra­ju­di­cial, ou seja, foi fei­ta de for­ma dire­ta pelo órgão, não envol­ven­do a Justiça.

De acor­do com o órgão, as posta­gens con­tes­tadas afir­mam que ces­tas bási­cas doadas e envi­adas para o esta­do foram reem­bal­adas com a logo­mar­ca do gov­er­no fed­er­al, fato que foi des­men­ti­do pelo gov­er­no e agên­cias de checagem.

No entendi­men­to da AGU, as posta­gens não con­dizem com a real­i­dade e pre­ten­dem “enga­nar” a pop­u­lação sobre as ações gov­er­na­men­tais.

“A divul­gação enganosa desqual­i­fi­ca toda a políti­ca públi­ca des­ti­na­da a aten­der às pes­soas em vul­ner­a­bil­i­dade, atingi­das por situ­ações de emergên­cia ou calami­dade públi­ca, que se encon­tram em situ­ação tem­porária de difi­cul­dade de aces­so a ali­men­tos, des­en­co­ra­jan­do inclu­sive o apoio da sociedade civ­il na aju­da mútua ao desabri­ga­dos no Rio Grande do Sul”, argu­men­tou a AGU.

Até o momen­to, o Min­istério do Desen­volvi­men­to e Assistên­cia Social, Família e Com­bate à Fome investiu R$ 8,4 mil­hões na com­pra e envio de 52 mil ces­tas de ali­men­tos para os atingi­dos pela calami­dade.

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Trama golpista: STF marca julgamento de recursos de Bolsonaro e Braga

Ministros votam virtualmente na quarta e na quinta-feira André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil …