...
sexta-feira ,17 janeiro 2025
Home / Justiça / AGU: YouTube deve retirar vídeos desinformativos sobre saúde de Lula

AGU: YouTube deve retirar vídeos desinformativos sobre saúde de Lula

Órgão pede ao Google que publicações sejam removidas em até 24 horas

Da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 13/12/2024 — 18:46
Brasília
Brasília (DF), 03/11/2023, Prédio da AGU. Fachada da Advocacia Geral da União. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Advo­ca­cia-Ger­al da União (AGU) envi­ou nes­ta sex­ta-feira (13) uma noti­fi­cação extra­ju­di­cial ao YouTube para a reti­ra­da de vídeos com infor­mações fal­sas sobre o esta­do de saúde do pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va.

Na solic­i­tação, o órgão pede ao Google, empre­sa respon­sáv­el pela platafor­ma, que as pub­li­cações sejam reti­radas em até 24 horas.

“As nar­ra­ti­vas iden­ti­fi­cadas apre­sen­tam desin­for­mação sobre o esta­do de saúde do pres­i­dente, inclu­sive sobre sua morte, geran­do con­fusão a respeito de um assun­to de relevân­cia públi­ca, com poten­cial de atin­gir a con­fi­ança nas insti­tu­ições públi­cas e, em par­tic­u­lar, afe­tar a própria esta­bil­i­dade políti­ca e econômi­ca do país”, afir­ma a AGU.

Mais cedo, Lula divul­gou um vídeo nas redes soci­ais em que aparece cam­in­han­do ao lado do neu­ro­cirurgião Mar­cos Stavale, no Hos­pi­tal Sírio-Libanês, em São Paulo.

Na noite da últi­ma segun­da-feira (9), o pres­i­dente sen­tiu dores de cabeça e, depois de exam­es feitos no Sírio-Libanês em Brasília, foi trans­feri­do para a unidade do hos­pi­tal em São Paulo, onde foi sub­meti­do a uma cirur­gia de emergên­cia (chama­da trepanação) para drenar o hematoma, na terça-feira (10).

Na man­hã des­ta quin­ta-feira (12), ele tam­bém pas­sou por um pro­ced­i­men­to endovas­cu­lar (emboliza­ção da artéria meníngea média) para reduzir o risco de se for­mar novo hematoma, na região entre o osso do crânio e o cére­bro.

No dia 19 de out­ubro, Lula sofreu uma que­da no ban­heiro da residên­cia ofi­cial, bateu com a cabeça e pre­cisou levar cin­co pon­tos na região da nuca. Des­de então, ele fez diver­sos exam­es de imagem que mostraram uma peque­na hemor­ra­gia intracra­ni­ana, esta­va sendo mon­i­tora­do, mas não havia pas­sa­do por nen­hu­ma inter­venção.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Aposentados não terão pagamento bloqueado por falta de prova de vida

Portaria suspende bloqueio por 6 meses a contar de janeiro deste ano Lucas Pordeus León …