...
terça-feira ,28 novembro 2023
Home / Direitos Humanos / Alerj inaugura exposição pelo Dia de Luta da Pessoa com Deficiência

Alerj inaugura exposição pelo Dia de Luta da Pessoa com Deficiência

Repro­dução: © Palá­cio Tiradentes

Mostra traz quadros do pintor com a boca Marcelo Cunha


Pub­li­ca­do em 21/09/2023 — 08:57 Por Alana Gan­dra – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Em comem­o­ração ao Dia Nacional de Luta da Pes­soa com Defi­ciên­cia, será inau­gu­ra­da nes­ta quin­ta-feira (21), a exposição Home­ns do cam­po e out­ros, de Marce­lo Cun­ha. O artista é mem­bro da Asso­ci­ação dos Pin­tores com a Boca e os Pés (APBP) e apre­sen­tará 29 obras de sua auto­ria, entre desen­hos artís­ti­cos, fotos de pes­soas e pais­agens.

A aber­tu­ra da exposição será às 13h, no Palá­cio Tiradentes, sede da Assem­bleia Leg­isla­ti­va do Esta­do do Rio de Janeiro (Alerj). Para a dire­to­ra do Depar­ta­men­to de Cul­tura da Alerj, Fer­nan­da Figueire­do, a mostra traz o tema da inclusão: “a gente abre essa exposição, prin­ci­pal­mente para abor­dar o tema da inclusão e colo­car essa dis­cussão em pau­ta”.

Marce­lo Cun­ha ficou tetraplégi­co em um aci­dente em 1991, quan­do mer­gul­ha­va em uma cachoeira. Após o trau­ma, ele desen­volveu a téc­ni­ca de pin­tar com a boca e a ativi­dade acabou viran­do sua profis­são. Ele con­ta que, a cada con­quista, alcançou um nív­el de liber­dade que não imag­i­na­va que fos­se pos­sív­el, “pro­duzin­do arte e eternizan­do momen­tos com mui­ta feli­ci­dade”.

Rio de Janeiro (RJ) - Exposição comemorativa do Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, no Palácio Tiradentes. - A Chegada da Tecnologia. - Foto: Palácio Tiradentes
Repro­dução: Exposição Home­ns do Cam­po e out­ros começa nes­ta quin­ta-feira (21), na Alerj — Divulgação/arquivo pes­soal

A exposição ficará aber­ta ao públi­co até o dia 4 de out­ubro, de segun­da a sex­ta-feira, das 10h às 17h. A clas­si­fi­cação é livre. Há aces­so para cadeirantes pela Rua Dom Manuel, atrás do Palá­cio. Durante a aber­tu­ra da mostra, Marce­lo Cun­ha vai finalizar um quadro que retra­ta o Palá­cio Tiradentes, mostran­do sua téc­ni­ca. “Ele vai pin­tar com a boca na aber­tu­ra e finalizar um dos quadros”, infor­mou a dire­to­ra Fer­nan­da Figueire­do.

O artista

Além de artista plás­ti­co, Marce­lo Cun­ha é escritor, palestrante e grad­u­a­do em pub­li­ci­dade e pro­pa­gan­da. Com a real­iza­ção da sua primeira exposição, em 1997, ele ini­ciou a cam­in­ha­da para obter o recon­hec­i­men­to artís­ti­co. O esti­lo impres­sion­ista foi desen­volvi­do a par­tir de 2003 e apri­mora­do ao lon­go dos anos.

Em 2004, ingres­sou como bol­sista na APBP. Real­i­zou sua primeira exposição inter­na­cional, no Chile, em 2001. Depois, suas obras foram vis­tas em Buenos Aires (2009), Áus­tria (2013) e Espan­ha (2017). Muitas delas foram repro­duzi­das em cartões e cal­endários e ven­di­das mundial­mente. Em 2011, foi pro­movi­do a mem­bro asso­ci­a­do da APBP.

Novas atrações

A dire­to­ra da Alerj Fer­nan­da Figueire­do con­ta que o Palá­cio Tiradentes vai inau­gu­rar exposições tem­porárias gra­tu­itas à pop­u­lação, até o final do ano. “A gente já tem uma visi­ta guia­da per­ma­nente e, ago­ra, abriu um cal­endário de even­tos, que começou no mês pas­sa­do”. No momen­to, estão sendo final­iza­dos pro­je­tos de exposições para out­ubro, novem­bro e dezem­bro.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Federação dos bancos dá dicas de como evitar golpes na Black Friday

Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil Quadrilhas aproveitam promoções para roubar dados pessoais Pub­li­ca­do em 23/11/2023 …