...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Educação / Alesp aprova projeto que proíbe uso de celular nas escolas do estado

Alesp aprova projeto que proíbe uso de celular nas escolas do estado

Texto segue para sanção do governador

Guil­herme Jerony­mo — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 12/11/2024 — 22:07
São Paulo
Crianças assistem vídeos em celulares conectados no programa “Wi-fi na Praça”
Repro­dução: © Isac Nobrega/ PR

A Assem­bleia Leg­isla­ti­va do Esta­do de São Paulo (Ale­sp) aprovou nes­ta terça-feira (12) pro­je­to de lei que proíbe o uso de apar­el­hos eletrôni­cos em esco­las públi­cas e par­tic­u­lares. A nova lei restringe a uti­liza­ção de celu­lares, tablets, reló­gios inteligentes e sim­i­lares, exce­to em situ­ações que ten­ham relação com o apren­diza­do, inclu­sive para estu­dantes com defi­ciên­cia. O pro­je­to segue para sanção do gov­er­nador Tar­cí­sio de Fre­itas.  

O pro­je­to foi aprova­do em regime de urgên­cia, por con­sen­so e sem emen­das. Pro­pos­to pela dep­uta­da da Rede, Mari­na Helou, teve coau­to­ria de par­la­mentares da dire­i­ta e da esquer­da e angar­i­ou 42 votos. O Pro­je­to de Lei 293/2024 altera a leg­is­lação atu­al, vigente des­de 2007. Ago­ra, o alcance das nor­mas foi ampli­a­do, abrangen­do a rede par­tic­u­lar e as unidades munic­i­pais.

A pro­pos­ta restringe o uso até fora das salas de aula, como no recreio e em even­tu­ais horários que os alunos não tiverem aula.

“O uso con­stante de dis­pos­i­tivos móveis durante as aulas tem sido asso­ci­a­do a uma diminuição sig­ni­fica­ti­va na capaci­dade de con­cen­tração e desem­pen­ho acadêmi­co”, disse Mari­na Helou, durante a sessão de aprovação do pro­je­to. O gov­er­no estad­ual ain­da não sinal­i­zou quan­do será a sanção.

O pro­je­to pre­vê cri­ação de pro­to­co­los de guar­da de equipa­men­tos nas redes de ensi­no e inde­pendên­cia das esco­las par­tic­u­lares para reg­u­larem como o farão. Tam­bém está pre­vista respon­s­abi­liza­ção dos próprios estu­dantes por danos e extravios, mes­mo quan­do os apar­el­hos estiverem guarda­dos.

Pesquisas recentes apon­taram que 80% dos adul­tos con­cor­dam com proibição ao uso de celu­lares nas esco­las.

A Comis­são de Edu­cação da Câmara dos Dep­uta­dos aprovou pro­pos­ta que proíbe o uso de tele­fone celu­lar e de out­ros apar­el­hos eletrôni­cos portáteis por alunos da edu­cação bási­ca em esco­las públi­cas e par­tic­u­lares, inclu­sive no recreio e nos inter­va­l­os entre as aulas. Para pro­te­ger a cri­ança de até 10 anos de idade de pos­síveis abu­sos, o tex­to proíbe tam­bém o porte de celu­lar por alunos da edu­cação infan­til e dos anos ini­ci­ais do ensi­no fun­da­men­tal.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Caminhos da Reportagem mostra situação de imigrantes no país

Um lar além das fronteiras vai ao ar hoje (9). às 23h, na TV Brasil EBC …