...
sexta-feira ,25 abril 2025
Home / Noticias / Aliados do governo defendem devido processo legal a golpistas

Aliados do governo defendem devido processo legal a golpistas

“Lugar dessa gente é no banco dos réus”, diz Gleisi Hoffmann

Sab­ri­na Craide — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 19/02/2025 — 19:04
Brasília
Brasília (DF), 19/02/2025 - Deputados e senadores da esquerda durante coletiva a imprensa no salão verde da Câmara. -Foto: Lula Marques/Agência Brasil/2025
Repro­dução: © Lula Marques/Agência Brasil

Dep­uta­dos do PT e de par­tidos que apoiam o gov­er­no do pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va avaliam como gravís­si­ma a denún­cia da Procu­rado­ria-Ger­al da Repúbli­ca (PGR) con­tra o ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro e mais 33 pes­soas pelos crimes de golpe de Esta­do, abolição vio­len­ta do Esta­do Democráti­co de Dire­ito e orga­ni­za­ção crim­i­nosa. Em entre­vista cole­ti­va nes­ta quar­ta-feira (19), eles tam­bém rejeitaram a pos­si­bil­i­dade de aprovar uma anis­tia para os envolvi­dos nos atos anti­democráti­cos do dia 8 de janeiro de 2023. 

O líder da ban­ca­da do PT na Câmara, dep­uta­do Lind­bergh Farias (PT-RJ), disse que as rev­e­lações são estar­rece­do­ras e chocam o país. “Ninguém aqui está fes­te­jan­do porque o ex-pres­i­dente foi denun­ci­a­do, vai ser jul­ga­do e con­de­na­do pelo Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al. Os fatos aqui são gravís­si­mos, essa é uma das pági­nas mais tristes da história do país”.

Ele tam­bém defend­eu justiça para todos os envolvi­dos nos crimes cita­dos na denún­cia. “O Brasil pre­cisa pas­sar a limpo essa história. O que hou­ve é muito sério, tem a ver com democ­ra­cia, com o for­t­alec­i­men­to das nos­sas insti­tu­ições”.

A pres­i­dente do PT, dep­uta­da Gleisi Hoff­mann (PT-PR) disse que o par­tido defende o dev­i­do proces­so legal para os envolvi­dos. “O lugar dessa gente é no ban­co dos réus e é lá que eles vão estar. E isso só vai ocor­rer porque Bol­sonaro não foi [eleito nova­mente] pres­i­dente, porque se fos­se pres­i­dente nós não teríamos garan­tia do dev­i­do proces­so legal para nada nesse país”.

Gleisi avalia que a denún­cia deixa muito claro que a intenção era impedir Lula de assumir a presidên­cia do Brasil. “Bol­sonaro sabia que para der­ro­tar Lula ele tin­ha que tam­bém der­ro­tar o proces­so eleitoral, ele tin­ha que der­ro­tar o esta­do democráti­co de dire­ito, a democ­ra­cia”.

A dep­uta­da Jandi­ra Feghali (PCdoB-RJ), que inte­grou a Comis­são Par­la­men­tar Mista de Inquéri­to (CPMI) sobre o 8 de janeiro, lem­brou que pela primeira vez no Brasil golpis­tas serão punidos. “Os fil­hotes de tor­tu­radores da ditadu­ra mil­i­tar estão aí e ten­taram dar um novo golpe”, desta­cou.

Brasília (DF), 19/02/2025 - Deputados e senadores da esquerda durante coletiva a imprensa no salão verde da Câmara. -Foto: Lula Marques/Agência Brasil/2025
Repro­dução: Brasília (DF), 19/02/2025 — Dep­uta­dos e senadores da esquer­da durante cole­ti­va a impren­sa no salão verde da Câmara — Lula Marques/Agência Brasil

Oposição

Mais cedo, dep­uta­dos de oposição na Câmara dos Dep­uta­dos tam­bém fiz­er­am uma cole­ti­va para comen­tar a denún­cia. O dep­uta­do Zuc­co (PL-RS), líder da oposição na Câmara, leu um man­i­festo em nome do grupo argu­men­tan­do que a denún­cia da PGR con­tra Bol­sonaro rep­re­sen­ta “mais um degrau na escal­a­da crim­i­nosa con­tra a liber­dade dos brasileiros”.

“Tra­ta-se de uma série de acusações desprovi­das de evidên­cias conc­re­tas que sus­ten­tem as graves acusações imputadas. Uma ver­dadeira peça de ficção, uma denún­cia encomen­da­da”, defende o doc­u­men­to.

Brasília (DF), 19/02/2025 - Deputados e senadores da oposição durante declaração a imprensa. Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Repro­dução: Brasília (DF), 19/02/2025 — Dep­uta­dos e senadores da oposição durante declar­ação a impren­sa. Foto: Lula Marques/Agência Brasil — Lula Marques/Agência Brasil

O par­la­men­tar tam­bém aler­tou sobre o “esta­do de exceção que se insta­la silen­ciosa­mente” no país. Segun­do Zuc­co, o Brasil vive um proces­so de cen­sura, perseguição políti­ca e ataque às liber­dades indi­vid­u­ais e cole­ti­vas.

Por­tan­do car­tazes com os diz­eres “perseguição políti­ca” e “anis­tia já”, a oposição fez um ape­lo às orga­ni­za­ções inter­na­cionais de dire­itos humanos para que pres­sionem as autori­dades respon­sáveis sobre a situ­ação no Brasil.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Funeral do Papa Francisco: a cobertura da mídia do Vaticano

Os canais da Rádio Vaticano — Vatican News irão acompanhar ao vivo a celebração das …