...
sexta-feira ,24 janeiro 2025
Home / Noticias do Mundo / Aliança Global contra a Fome já tem “número significativo” de adesões

Aliança Global contra a Fome já tem “número significativo” de adesões

Países interessados em participar também são muitos, diz Itamaraty

Pedro Peduzzi – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 08/11/2024 — 14:13
Brasília
Comida servida em restaurante em Brasília.
Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

A Aliança Glob­al con­tra a Fome e a Pobreza já con­ta com “um número sig­ni­fica­ti­vo” de adesões, entre os 55 país­es e orga­ni­za­ções inter­na­cionais que par­tic­i­parão da Cúpu­la de Líderes do G20, a ser real­iza­da nos dias 18 e 19 deste mês no Rio de Janeiro. Como o proces­so de adesão ain­da está em anda­men­to, o anún­cio ofi­cial só será feito durante a aber­tu­ra do encon­tro, pelo pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va.

Segun­do o secretário de Assun­tos Econômi­cos e Finan­ceiros e Sher­pa do Brasil no G20, Mau­rí­cio Lyrio, a aliança é uma das prin­ci­pais pau­tas da presidên­cia brasileira no grupo for­ma­do pelas 20 maiores econo­mias do plan­e­ta.

“Os prin­ci­pais país­es já apre­sen­taram a doc­u­men­tação necessária para aderir à Aliança Glob­al con­tra a Fome e a Pobreza, mas só fare­mos o anún­cio durante o even­to porque ain­da esta­mos avalian­do os doc­u­men­tos e declar­ações envi­a­dos pelos demais país­es inter­es­sa­dos”, disse o embaix­ador nes­ta sex­ta-feira (8), em entre­vista cole­ti­va no Ita­ma­raty.

Segun­do Lyrio, muitas solic­i­tações de adesão ain­da estão sendo avali­adas. “Pre­cisamos ver se [os país­es inter­es­sa­dos] são com­patíveis com os com­pro­mis­sos. O que pos­so diz­er é que há um número sig­ni­fica­ti­vo de país­es aprova­dos e um número sig­ni­fica­ti­vo de man­i­fes­tações de inter­esse já rece­bidas”, acres­cen­tou.

Documentos

Lyrio desta­cou que 41 doc­u­men­tos já foram aprova­dos durante as reuniões prévias min­is­te­ri­ais dos país­es par­tic­i­pantes. Sobre a aliança, o embaix­ador expli­cou que qua­tro doc­u­men­tos tratam do tema. O primeiro tra­ta da fun­dação e da estru­tu­ra da aliança e o segun­do doc­u­men­to esta­b­elece as com­petên­cias para a adesão dos país­es.

“O ter­ceiro embasa a futu­ra sec­re­taria da aliança e o quar­to, a inclusão de pro­gra­mas soci­ais. Este últi­mo é o com­pro­mis­so do país inter­es­sa­do em aderir a pelo menos um dos pro­gra­mas lis­ta­dos, de efi­ciên­cia já com­pro­va­da”, detal­hou.

Os pro­gra­mas cita­dos pelo diplo­ma­ta abrangem temáti­cas como trans­fer­ên­cia de ren­da, meren­da esco­lar, agri­cul­tura famil­iar e a insti­tu­ição de cadas­tro úni­co para gru­pos a serem ben­e­fi­ci­a­dos. “Feliz­mente temos, no Brasil, estru­turas desse tipo já mon­tadas, mas há out­ros país­es que ain­da pre­cisam avançar nesse sen­ti­do”, com­ple­men­tou Lyrio.

O embaix­ador ressaltou tam­bém a cri­ação de fun­dos de apoio ao desen­volvi­men­to, o que já foi acor­da­do com o Ban­co Mundi­al, com o obje­ti­vo de via­bi­lizar recur­sos para o com­bate à fome; e a par­tic­i­pação, tam­bém, de insti­tu­ições globais e das fun­dações de Bill Gates e Rock­feller.

Per­gun­ta­do sobre even­tu­ais riscos de os Esta­dos Unidos voltarem atrás, com relação à aliança, após a posse do pres­i­dente eleito Don­ald Trump, Lyrio disse que a questão de com­bate à fome é con­sen­su­al e que, por­tan­to, é pouco prováv­el que isso acon­teça, mas ressaltou que caberá àquele país decidir se per­manece na aliança.

Sessões

Lyrio infor­mou que estão pre­vis­tas três sessões durante o encon­tro. As duas primeiras, no dia 18, terão como temas a inclusão social, a luta con­tra a fome e a refor­ma da gov­er­nança glob­al. A sessão do dia 19 tratará de desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el e tran­sições energéti­cas. Na sequên­cia, está pre­vista a trans­mis­são da presidên­cia do G20 do Brasil para a África do Sul.

Depois, a tarde será ded­i­ca­da a reuniões bilat­erais e ao iní­cio das des­pe­di­das. Segun­do o embaix­ador, o pres­i­dente Lula já rece­beu um grande número de pedi­dos de reuniões bilat­erais. “Prati­ca­mente todos país­es pedi­ram reunião com o Brasil mas, infe­liz­mente, não será pos­sív­el con­tem­plar a todos”, disse Lyrio.

O embaix­ador con­fir­mou que, no dia 19, Lula terá encon­tro com pres­i­dente da Chi­na, Xi Jin­ping, e que, rep­re­sen­tan­do a Rús­sia no encon­tro, estará o min­istro das Relações Exte­ri­ores daque­le país, Sergei Lavrov.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler é nomeado cardeal

Papa Francisco indicou neste sábado mais 21 cardeais Agên­cia Brasil* Pub­li­ca­do em 07/12/2024 — 14:10 …