...
quarta-feira ,6 dezembro 2023
Home / Noticias do Mundo / Aliança por biocombustíveis reúne 19 países para produção sustentável

Aliança por biocombustíveis reúne 19 países para produção sustentável

Repro­dução: © Ricar­do Stuckert/PR

Brasil, EUA e Índia compõem aliança global para biocombustíveis


Pub­li­ca­do em 09/09/2023 — 09:49 Por Luiz Clau­dio Fer­reira — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Fomen­tar a pro­dução sus­ten­táv­el e o uso de bio­com­bustíveis no mun­do. Esse é o obje­ti­vo da Aliança Glob­al para Bio­com­bustíveis, ini­cia­ti­va que foi apre­sen­ta­da neste sába­do (9) na Cúpu­la do G20, em Nova Del­hi, na Índia. O pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va par­ticipou, ao lado de out­ros chefes de Esta­do, da cer­imô­nia de lança­men­to.

A ini­cia­ti­va con­ta com a par­tic­i­pação dos três prin­ci­pais pro­du­tores de bio­com­bustíveis do mun­do — Brasil, Esta­dos Unidos e Índia. A aliança reúne 19 país­es e 12 orga­ni­za­ções inter­na­cionais e seguirá aber­ta a novas adesões.

Etanol

De acor­do com o gov­er­no brasileiro, o lança­men­to é resul­ta­do “de ambi­cioso pro­gra­ma nacional indi­ano de bio­com­bustíveis, que inclui des­de a próx­i­ma adoção de 20% de mis­tu­ra de etanol na gasoli­na à fab­ri­cação de automóveis flex, além do desen­volvi­men­to e pro­dução de bio­com­bustíveis de segun­da ger­ação”.

O gov­er­no desta­ca que, para o desen­volvi­men­to dessa políti­ca, Brasil e Índia tra­bal­haram jun­tos tan­to no nív­el gov­er­na­men­tal como no nív­el acadêmi­co, tec­nológi­co e empre­sar­i­al.

A Agên­cia Inter­na­cional de Ener­gia defende que a pro­dução glob­al de bio­com­bustíveis sus­ten­táveis pre­cis­aria trip­licar até 2030, a fim de que o mun­do pos­sa alcançar emis­sões líquidas zero até 2050.

Em nota, o gov­er­no brasileiro infor­ma que os bio­com­bustíveis líqui­dos fornece­r­am mais de 4% do total de ener­gia para os trans­portes em 2022. “O uso de bio­com­bustíveis na avi­ação e na nave­g­ação, para reduzir as emis­sões dos respec­tivos setores, aumen­tará ain­da mais o con­sumo mundi­al e a neces­si­dade de ampli­ação do número de fornece­dores”, diz nota do Planal­to.

O Brasil pro­duz e uti­liza bio­com­bustíveis há 40 anos, “com exce­lentes resul­ta­dos, espe­cial­mente na cri­ação de empre­gos e na redução das emis­sões do setor de trans­porte”, acres­cen­ta a nota.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Ultradireitista Javier Milei vence as eleições argentinas

Repro­dução: © REUTERS/Agustin Mar­car­i­an Futuro presidente venceu disputa acirrada no segundo turno Pub­li­ca­do em 19/11/2023 …