...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Esportes / Alison dos Santos e Matheus Lima vão à semi dos 400m com barreiras

Alison dos Santos e Matheus Lima vão à semi dos 400m com barreiras

Repro­dução: © Wan­der Roberto/COB/Direitos Reser­va­dos

Brasileiros retornam ao Stade de France na terça, por vaga na final


Publicado em 05/08/2024 — 07:59 Por Lincoln Chaves — Repórter da EBC — São Paulo
Atualizado em 05/08/2024 — 08:17

ouvir:

O Brasil terá dois rep­re­sen­tantes nas semi­fi­nais dos 400 met­ros com bar­reiras da Olimpía­da de Paris, na França. O paulista Ali­son dos San­tos, o Piu, e o cearense Matheus Lima garan­ti­ram as respec­ti­vas vagas nas bate­rias des­ta segun­da-feira (5) pela man­hã, real­izadas no Stade de France. A dis­pu­ta por clas­si­fi­cação à final será nes­ta terça-feira (6), a par­tir das 14h35 (horário de Brasília).

Campeão mundi­al da pro­va em 2022 e medal­hista de bronze nos Jogos de Tóquio, no Japão, um ano antes, Ali­son dis­putou a ter­ceira bate­ria do dia e acabou na ter­ceira posição, em 48s75. O brasileiro, favorito a medal­ha em Paris, lid­er­ou a maior parte do per­cur­so, mas diminuiu o rit­mo na reta final e foi ultra­pas­sa­do pelo estadunidense CJ Allen e o esto­ni­ano Ras­mus Magi. Mes­mo assim, foi o sufi­ciente para se clas­si­ficar, já que os três primeiros avançavam às semi­fi­nais.

Já Matheus cresceu nos met­ros finais da quin­ta bate­ria e avançou com o segun­do mel­hor tem­po, com 48s90, fican­do atrás somente do jamaicano Malik James-King. Estrante em Olimpía­da, o bar­reirista foi medal­hista de pra­ta nos Jogos Pan-Amer­i­canos de San­ti­a­go, no Chile, no ano pas­sa­do.

Prin­ci­pais adver­sários de Piu na briga pelo ouro, o norueguês Karsten Wal­holm e o estadunidense Rai Ben­jamin tam­bém avançaram às semi­fi­nais sem difi­cul­dades. O primeiro, campeão olímpi­co em Tóquio e recordista mundi­al da pro­va, venceu a segun­da bate­ria com 47s58, enquan­to o segun­do, pra­ta na últi­ma Olimpía­da, fez 48s82 e lev­ou a mel­hor na bate­ria que abriu as dis­putas nes­ta segun­da.

A final dos 400 m com bar­reiras está pre­vista para sex­ta-feira (9), às 16h45 (horário de Brasília).

Outros resultados

Na pro­va fem­i­ni­na dos 400 m c/barreiras, a flu­mi­nense Chayenne da Sil­va dis­putou a repescagem. Ela ter­mi­nou na séti­ma e últi­ma colo­cação, com 56s56, insu­fi­ciente para avançar às semi­fi­nais. A chi­ne­sa Jiadie Mo e a britâni­ca Jessie Knight ocu­param as duas primeiras colo­cações e se clas­si­ficaram.

A tam­bém flu­mi­nense Tiffani Mar­in­ho ficou em séti­mo em sua bate­ria dos 400 m, com 52s62. Ela vol­ta a com­pe­tir nes­ta terça, às 6h20 (horário de Brasília), para bus­car um lugar nas semi­fi­nais por meio da repescagem da pro­va.

No salto com vara, a paulista Juliana Cam­pos parou nos 4,40 m e não con­seguiu pas­sar à final. A brasileira, que teve a preparação para os Jogos com­pro­meti­da por uma lesão no pé dire­ito, não con­seguiu super­ar a mar­ca de 4,55 m. Para avançar, ela pre­cisa­va atin­gir 4,70 m ou ficar entre as oito primeiras da clas­si­fi­cação ger­al.

Nos 200 m, a car­i­o­ca Lor­raine Mar­tins e paulista Ana Car­oli­na Azeve­do com­pe­ti­ram na repescagem, mas não se clas­si­ficaram. A primeira ficou na últi­ma colo­cação da quar­ta bate­ria, com 23s68. A segun­da real­i­zou um tem­po mel­hor (23s37), mas tam­bém ficou em últi­mo na sex­ta bate­ria.

* Tex­to atu­al­iza­do às 8h17 para inclusão dos resul­ta­dos obti­dos por out­ros atle­tas brasieiros que con­cluíram as provas do atletismo nes­ta segun­da (5).

Edição: Cláu­dia Soares Rodrigues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

São Paulo e Corinthians chegam à final do Brasileiro Feminino

Repro­dução: © Staff Images/CBF/Direitos Reser­va­dos Decisão começa a ser disputada no próximo domingo (15) Publicado …