...
domingo ,27 abril 2025
Home / Educação / Alunos da rede pública do Rio terão exame e óculos de graça

Alunos da rede pública do Rio terão exame e óculos de graça

É o Projeto Visão Esperança que busca melhorar desempenho escolar

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 02/04/2025 — 06:48
Rio de Janeiro
Ver­são em áudio
Brasília (DF), 07/02/2025 - Saúde ocular de alunos pede atenção na volta às aulas. Óculos em cima de gramática com lápis, borracha e apontador. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Repro­dução: © Bruno Peres/Agência Brasil

A Esco­la Munic­i­pal Maria Leopold­ina, no bair­ro Glória, região cen­tral do Rio, ini­cia nes­ta quar­ta-feira (2) o Pro­je­to Visão Esper­ança. A ini­cia­ti­va é da orga­ni­za­ção não gov­er­na­men­tal (ONG) Par­ceiros da Edu­cação Rio, uma ação que garante atendi­men­to oftal­mológi­co e doação de ócu­los a estu­dantes da rede munic­i­pal de ensi­no que enfrentam difi­cul­dades para enx­er­gar. Mais de 5 mil cri­anças do ensi­no fun­da­men­tal serão aten­di­das pelo pro­je­to este ano.

De acor­do com lev­an­ta­men­to da Agên­cia Inter­na­cional para a Pre­venção da Cegueira (IAPB) e pela Fun­dação Seva, feito em 2024, cri­anças com prob­le­mas de visão apren­dem 50% menos do que aque­las com visão nor­mal ou cor­rigi­da. No Brasil, quase 800 mil estu­dantes têm difi­cul­dades para enx­er­gar, colo­can­do o país na ter­ceira posição do rank­ing glob­al, atrás ape­nas dos Esta­dos Unidos e da Chi­na.

O pro­je­to tem o obje­ti­vo de min­i­mizar esse impacto no desem­pen­ho esco­lar. Segun­do a ONG Par­ceiros da Edu­cação Rio, entre 10% e 20% dos alunos da rede públi­ca apre­sen­tam difi­cul­dades visuais, com­pro­m­e­tendo a apren­diza­gem e per­manên­cia na esco­la.

De acor­do com o dire­tor exec­u­ti­vo da ONG, Luiz Octavio Lima, “o pro­je­to Visão Esper­ança é mais uma das ações que lutam pela inclusão e pelo dire­ito à edu­cação de qual­i­dade para todos. A expec­ta­ti­va é que a ini­cia­ti­va amplie ain­da mais o impacto neste ano, garan­ti­n­do que mais cri­anças pos­sam enx­er­gar mel­hor e, con­se­quente­mente, apren­der mais,” avaliou.

Em 2024, o pro­je­to ben­efi­ciou mais de 4 mil cri­anças, dis­tribuin­do cer­ca de 400 ócu­los de grau. A meta para 2025 é ofer­e­cer 5 mil exam­es oftal­mológi­cos e doar 500 ócu­los para estu­dantes de 19 esco­las munic­i­pais do Rio.

A ação do pro­je­to ocorre em três eta­pas: triagem, avali­ação médi­ca e entre­ga dos ócu­los. A triagem e os exam­es são con­duzi­dos por profis­sion­ais da clíni­ca Vita Oftal­molo­gia, aten­den­do a alunos do 1º ao 5º ano da rede munic­i­pal.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

STF forma maioria para manter prisão do ex-presidente Collor

Decisão final será tomada pelo plenário da Corte André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil …