...
sexta-feira ,19 abril 2024
Home / Economia / Amazônia Legal terá recursos para projetos de bioeconomia

Amazônia Legal terá recursos para projetos de bioeconomia

Repro­du­ção: © Mar­cel­lo Casal Jr/Arquivo/Agência Bra­sil

Linha de crédito foi anunciada pelo Banco do Brasil


Publi­ca­do em 22/09/2023 — 07:32 Por Anna Lui­sa Pra­ser — Repór­ter da TV Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

Ini­ci­a­ti­vas de bio­e­co­no­mia e infra­es­tru­tu­ra sus­ten­tá­vel na Amazô­nia Legal devem ganhar inves­ti­men­tos de US$ 250 milhões nos pró­xi­mos meses. 

O valor será des­ti­na­do a uma linha de cré­di­to para pro­je­tos de inves­ti­men­tos. O anún­cio foi fei­to nes­ta quin­ta-fei­ra (21) pelo Ban­co do Bra­sil (BB), em par­ce­ria com o Ban­co Inte­ra­me­ri­ca­no de Desen­vol­vi­men­to (BID), e soma for­ças ao Movi­men­to Impac­to Amazô­nia, fir­ma­do duran­te o Pac­to Glo­bal da ONU no Bra­sil, em Nova York, na últi­ma sema­na.

A inci­a­ti­va pre­ten­de pro­mo­ver desen­vol­vi­men­to na região amazô­ni­ca por meio de apoio a bio­em­pre­sas e a pro­du­to­res rurais locais. Outros obje­ti­vos são finan­ci­ar pro­je­tos de gera­ção de ener­gia a par­tir de fon­tes reno­vá­veis e inves­tir na melho­ria da conec­ti­vi­da­de em áre­as urba­nas, rurais e flo­res­tais da Amazô­nia Legal, com pri­o­ri­da­de para loca­li­da­des iso­la­das.

O pro­je­to está ali­nha­do aos 12 com­pro­mis­sos de Sus­ten­ta­bi­li­da­de do BB e ao pilar de bio­e­co­no­mia da Amazô­nia Sem­pre, pro­gra­ma do BID para o desen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel da região.

O vice-pre­si­den­te de Gover­no e Sus­ten­ta­bi­li­da­de Empre­sa­ri­al do Ban­co do Bra­sil, José Ricar­do Sas­se­ron, des­ta­cou outras ações sus­ten­tá­veis da ins­ti­tui­ção, inclu­si­ve em áre­as degra­da­das da Amazô­nia. “A nos­sa meta para pre­ser­va­ção e reflo­res­ta­men­to da flo­res­ta é de 1 milhão de hec­ta­res até 2025. Isso cor­res­pon­de a um ter­ço do ter­ri­tó­rio da Bél­gi­ca, por exem­plo, só para ter­mos uma refe­rên­cia”.

Sas­se­ron lem­brou que antes des­ses acor­dos, o Ban­co do Bra­sil ja inves­tia em tor­no de R$ 136 bilhões na área da Amazô­nia Legal, além de con­ce­der cré­di­tos para pro­du­ção e extra­ção de cacau, cas­ta­nha do Pará, açaí que, segun­do ele, “são pro­du­tos que pre­ser­vam a flo­res­ta e, ao mes­mo tem­po, pro­por­ci­o­nam uma ati­vi­da­de econô­mi­ca para a popu­la­ção que vive do extra­ti­vis­mo”.

Amazônia na Times Square

Duran­te cin­co minu­tos, a Times Squa­re, área loca­li­za­da no cen­tro de Nova York, foi toma­da pela Amazô­nia. Ao som da voz do rap­per indí­ge­na Gua­ra­ni MbYá, Orewa, todas as cores, exu­be­rân­cia, fau­na, flo­ra e cul­tu­ra do povo da flo­res­ta pas­sa­ram dian­te dos olhos de cen­te­nas de pes­so­as de todos os can­tos do pla­ne­ta.

Cacique Raoni assiste dominação dos telões da Times Square em campanha All Amazonia do BB. Foto: Beptuk Hokrit Metuktire/Instituto Raoni
Repro­du­ção: Caci­que Rao­ni na Times Squa­re, em Nova York, em cam­pa­nha All Ama­zo­nia, do BB — Foto Bep­tuk Hokrit Metuktire/Instituto Rao­ni

O espe­tá­cu­lo é par­te da cam­pa­nha “Somos All Amazô­nia”, do Ban­co do Bra­sil. Con­si­de­ra­do o ban­co mais sus­ten­tá­vel do mun­do pela quar­ta vez, a ins­ti­tui­ção dedi­cou a sema­na a agen­das de negó­ci­os foca­das no desen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel, na recu­pe­ra­ção e eser­va­ção ambi­en­tal do Bra­sil.

Entre os com­pro­mis­sos assu­mi­dos pelo BB estão o incen­ti­vo à agri­cul­tu­ra sus­ten­tá­vel e o refor­ço a prá­ti­cas que pro­mo­vam a recu­pe­ra­ção de pas­ta­gens e áre­as degra­da­das, além de asse­gu­rar o des­ma­ta­men­to ile­gal zero em con­tra­tos de finan­ci­a­men­to na ins­ti­tui­ção.

 * A repór­ter via­jou a con­vi­te do Ban­co do Bra­sil.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

IBGE inicia venda do mapa-múndi com o Brasil no centro

Repro­du­ção: © IBGE Exemplares estarão disponíveis a partir desta terça-feira Publicado em 16/04/2024 — 08:19 …