...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Meio Ambiente / Amazônia tem 2,5 milhões de hectares queimados em agosto

Amazônia tem 2,5 milhões de hectares queimados em agosto

Repro­dução: Agên­cia Brasil / EBC

 

Dados são do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da UFRJ


Publicado em 26/08/2024 — 11:08 Por Fabíola Sinimbú — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

Em menos de um mês, o fogo con­sum­iu 2,5 mil­hões de hectares da Amazô­nia. Os dados são do Lab­o­ratório de Apli­cações de Satélites Ambi­en­tais da Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ). A média históri­ca para área afe­ta­da pelo fogo no mês é 1,4 mil­hões de hectares.

Des­de o iní­cio do ano, a Amazô­nia já teve mais de 4,1 mil­hões de hectares atingi­dos pelos incên­dios. Na últi­ma sem­ana, o mon­i­tora­men­to real­iza­do pelo Cen­tro de Pre­visão do Tem­po e Estu­dos Climáti­cos, órgão lig­a­do ao Insti­tu­to Nacional de Pesquisas Espa­ci­ais (Inpe) detec­tou alta con­cen­tração de gas­es polu­entes em uma região que se esten­dia da Amazô­nia ao Sul do Brasil e alcançan­do dez esta­dos. Os níveis dos rios na região já ante­ci­pam um quadro de seca extrema, que poderá se agravar ain­da mais no mês de setem­bro, com a chega­da do perío­do mais criti­co de esti­agem.

Após uma reunião extra­ordinária da sala de situ­ação do gov­er­no fed­er­al, nesse domin­go (25), a min­is­tra do Meio Ambi­ente e Mudança do Cli­ma, Mari­na Sil­va, infor­mou que os incên­dios na Amazô­nia, no Pan­tanal e Sueste do país são poten­cial­iza­dos pela situ­ação de extremo climáti­co, mas tam­bém apre­sen­tam um movi­men­to atípi­co que podem indicar uma ação crim­i­nosa de quem está ate­an­do fogo proposi­tada­mente.

“Do mes­mo jeito que nós tive­mos o ‘dia do fogo’, há uma forte sus­pei­ta que isso este­ja acon­te­cen­do de novo. No caso do Pan­tanal, a gente esta­va ten­do ali a aber­tu­ra de dez frentes de incên­dios por sem­ana. No caso da Amazô­nia, nós iden­ti­fi­camos o mes­mo fenô­meno. E em São Paulo, não é nat­ur­al, em hipótese algu­ma, que em poucos dias você ten­ha tan­tas frentes de incên­dio envol­ven­do con­comi­tan­te­mente vários municí­pios”, afir­mou.

O even­to cita­do pela min­is­tra, retoma o ano de 2019, quan­do, no mês de agos­to, entre os dias 10 e 11, foram detec­ta­dos pelo Inpe 1.457 focos de calor no esta­do do Pará. Na época, o Min­istério Públi­co Fed­er­al denun­ciou a con­vo­cação de fazen­deiros para uma ação orquestra­da que colo­caria fogo no bio­ma, em apoio ao desmonte das políti­cas ambi­en­tais.

De acor­do o dire­tor-ger­al da Polí­cia Fed­er­al, Andrei Rodrigues, além dos 29 inquéri­tos instau­ra­dos na Amazô­nia e Pan­tanal, foram aber­tos mais dois em São Paulo, para apu­rar evidên­cias de incên­dios crim­i­nosos que afe­tam áreas da União.

Edição: Aécio Ama­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Fies: inscrições para o primeiro semestre começam em 4 de fevereiro

Inscrições gratuitas deve ser feitas exclusivamente pela internet Fabío­la Sin­im­bú – Repórter da Agên­cia Brasil …