...
domingo ,13 outubro 2024
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / Ampliação da rede de internet 5G permite acesso a 96% da população

Ampliação da rede de internet 5G permite acesso a 96% da população

Com a medida, 23 unidades podem utilizar o serviço, diz ministro

Fabío­la Sin­im­bú — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­da em 30/09/2024 — 14:59
Brasília
Ver­são em áudio
Brasília (DF) 24/09/2024 O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, lança o programa Acessa Crédito Telecom, para expandir e melhorar a qualidade da banda larga fixa no país. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/ Agên­cia Brasil

A par­tir des­ta segun­da-feira (30), oper­ado­ras de tele­fo­nia móv­el que atu­am em 189 municí­pios poderão solic­i­tar o licen­ci­a­men­to e a ati­vação de estações para inter­net 5G. O serviço foi ampli­a­do pela Agên­cia Nacional de Tele­co­mu­ni­cações (Ana­tel) às presta­do­ras que adquiri­ram lotes na faixa de 3,5 GHz nes­sas local­i­dades.

De acor­do com o Min­istério das Comu­ni­cações, 23 unidades da fed­er­ação podem uni­ver­salizar a ofer­ta do serviço 5G stand­alone na faixa de 3,5 GHz, à pop­u­lação de todos os seus municí­pios. Soma­dos às local­i­dades onde a tec­nolo­gia já está disponív­el, a faixa poderá alcançar 96% da pop­u­lação brasileira em 5.191 municí­pios de todo o país.

“Com essa lib­er­ação, esper­amos que as oper­ado­ras cheguem a estes locais e, assim, a gente alcance cada vez mais municí­pios com a inter­net 5G, levan­do conec­tivi­dades até mes­mo aos locais mais remo­tos”, declar­ou em nota o min­istro das Comu­ni­cações, Jusceli­no Fil­ho.

De acor­do com a Ana­tel, o pra­zo entre a lib­er­ação da faixa e a insta­lação do serviço nas local­i­dades ain­da depende do plane­ja­men­to das oper­ado­ras, mas a expec­ta­ti­va é que o proces­so com­ple­to seja sig­ni­fica­ti­va­mente ante­ci­pa­do ao ano de 2029, que seria o últi­mo pra­zo para a uni­ver­sal­iza­ção do serviço 5G nos 5.570 municí­pios brasileiros.

TV aberta

Após a migração da faixa, os usuários dos canais de TV aber­ta que recebem as trans­mis­sões pela ante­na parabóli­ca pre­cisam adap­tar o equipa­men­to para evi­tar even­tu­ais inter­fer­ên­cias com o 5G. Inscritos no Cadas­tro Úni­co para Pro­gra­mas Soci­ais do Gov­er­no Fed­er­al (CadÚni­co) podem solic­i­tar o kit gra­tu­ito para a adap­tação do equipa­men­to à Enti­dade Admin­istrado­ra da Faixa, por meio do Pro­gra­ma Siga Ante­na­do.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Central de atendimento telefônico do INSS não funciona neste sábado

Feriado nacional suspende atendimento pelo canal 135 Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 12/10/2024 — 08:33 Brasília …