...
sábado ,15 março 2025
Home / Esportes / Ana Paula Borgo, ex-seleção brasileira de vôlei, morre aos 29 anos

Ana Paula Borgo, ex-seleção brasileira de vôlei, morre aos 29 anos

Repro­dução: © Repro­dução Instagram/Barueri Vol­ley­ball Club

Desde setembro atleta fazia tratamento contra um câncer no estômago


Pub­li­ca­do em 11/05/2023 — 19:14 Por Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A ex-jogado­ra da seleção brasileira fem­i­ni­na de vôlei Ana Paula Bor­go, de 29 anos, mor­reu víti­ma de um câncer de estô­ma­go, diag­nos­ti­ca­do há cer­ca de oito meses. A notí­cia do falec­i­men­to foi posta­da na rede social da mãe da atle­ta, Déb­o­ra Bor­go, na tarde des­ta quin­ta-feira (11). A opos­ta da seleção se afas­tou das quadras em setem­bro do ano pas­sa­do, após desco­brir o tumor durante exam­es médi­cos no clube Barueri, que a con­tratara para a Superli­ga 2022–23. Des­de então, Paula Bor­go fazia trata­men­to con­tra a doença.

Nat­ur­al de Barueri (SP), a atle­ta foi medal­ha de pra­ta na Liga das Nações de 2019, em Nan­quim (Chi­na) sob coman­do de Zé Rober­to Guimarães, e inte­grou a seleção que venceu o Pré-Olímpi­co para os Jogos de Tóquio. Antes de chegar ao Barueri, Paula Bor­go defend­eu clubes no exte­ri­or, como o ital­iano Berg­amo e os tur­cos Kale e Nilufer. O últi­mo clube em que atu­ou no Brasil antes de seguir car­reira inter­na­cional foi o Flu­mi­nense.

Em nota de pesar, a Con­fed­er­ação Brasileira de Vôlei  (CBV) se sol­i­dari­zou com a família e man­i­festou “pro­fun­do pesar pelo falec­i­men­to da jogado­ra” E desta­cou: “ela foi um grande tal­en­to do vôlei nacional e defend­eu a seleção brasileira em impor­tantes com­petições como a Liga das Nações e os Jogos Pan-Amer­i­canos”.

O Barueri hom­e­na­geou a atle­ta nas redes soci­ais e agrade­ceu “à sua luta e ao seu lega­do”.

O Comitê Olímpi­co do Brasil (COB), tam­bém divul­gou nota de pesar, na qual ressaltou a importân­cia da atle­ta que defend­eu a camisa verde e amarela: “tem pas­sagens mar­cantes pelas cat­e­go­rias de base e adul­ta da seleção brasileira fem­i­ni­na de vôlei”. Várias out­ros clubes e enti­dades lamen­taram a morte pre­coce da atle­ta  Entre elas a Fed­er­ação Inter­na­cional de Vôlei (FIVB), o Pra­ia Clube, o Flu­mi­nense e o Osas­co.

Na últi­ma terça (9), Paula Bor­go chegou a postar uma men­sagem comovente em sua con­ta no Insta­gram, dire­ciona­da ao mari­do Car­los. Na postagem, a atle­ta relem­brou a data do aniver­sário de casa­men­to que não pode cel­e­brar na sem­ana pas­sa­da, em razão da doença.

“Nos­so dia 5 pas­sou e eu não esta­va bem para falar. Pas­samos o dia 5 no hos­pi­tal com você cuidan­do de mim e me dizen­do o quan­to me ama. Já vi relatos de mari­dos que aban­donaram as esposas quan­do adoe­ce­r­am, Car­los foi com­ple­ta­mente difer­ente, ele só demon­strou o quan­to me ama­va, mostran­do que ele real­mente era o homem que Deus man­dou pra mim”.

Edição: Cláu­dia Soares Rodrigues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inscrições para o Programa Bolsa Atleta 2025 terminam hoje

Benefício é destinado a atletas de alto rendimento Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil …