...
sexta-feira ,14 junho 2024
Home / Noticias / Anac autoriza retirada de aviões presos no aeroporto de Porto Alegre

Anac autoriza retirada de aviões presos no aeroporto de Porto Alegre

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil

Aeronaves começaram a ser retiradas neste sábado


Publicado em 08/06/2024 — 13:38 Por Felipe Pontes — Repórter da Agência Brasil — Brasília

A Agên­cia Naci­o­nal de Avi­a­ção Civil (Anac) auto­ri­zou uma “ope­ra­ção excep­ci­o­nal” para a reti­ra­da de aero­na­ves do Aero­por­to Inter­na­ci­o­nal Sal­ga­do Filho, em Por­to Ale­gre. Os aviões fica­ram reti­dos por cau­sa do ala­ga­men­to do local, em decor­rên­cia das for­tes chu­vas que atin­gi­ram o Rio Gran­de do Sul no mês pas­sa­do.

Os aviões come­ça­ram a ser reti­ra­dos nes­te sába­do (8). Está pre­vis­ta a remo­ção de 9 das 47 aero­na­ves que fica­ram pre­sas no local. O aero­por­to sus­pen­deu as ope­ra­ções em 3 de maio, devi­do ao ala­ga­men­to de todo o com­ple­xo aero­por­tuá­rio, incluin­do as pis­tas de pou­so e deco­la­gem e o saguão de pas­sa­gei­ros.

Uma auto­ri­za­ção espe­ci­al da Anac é neces­sá­ria por cau­sa da sus­pen­são das ope­ra­ções do aero­por­to, que deve ficar fecha­do no míni­mo até dezem­bro, de acor­do com a con­ces­si­o­ná­ria Fra­port Bra­sil, res­pon­sá­vel pelo Sal­ga­do Filho. Para isso, é neces­sá­ria a ade­são a um ter­mo de res­pon­sa­bi­li­da­de por par­te das empre­sas e indi­ví­du­os res­pon­sá­veis pelos aviões.

A reti­ra­da das aero­na­ves deve ocor­rer em horá­ri­os pré-defi­ni­dos pela Fra­port Bra­sil em con­jun­to com o ser­vi­ço de trá­fe­go aéreo, segun­do infor­mou a Anac. A agên­cia refor­çou que, de acor­do com uma por­ta­ria publi­ca­da no mês pas­sa­do, as ope­ra­ções do aero­por­to de Por­to Ale­gre fica­rão sus­pen­sas por “tem­po inde­ter­mi­na­do”.

“O trans­la­do de aero­na­ves em cará­ter excep­ci­o­nal não per­mi­te a libe­ra­ção do aero­por­to para voos comer­ci­ais com pas­sa­gei­ros”, refor­çou a Anac, em nota.

Ape­sar nes­ta sema­na, com o recuo das águas do rio Guaí­ba, que se ini­ci­a­ram os tra­ba­lhos de lim­pe­za das ins­ta­la­ções do aero­por­to. A Fra­port Bra­sil infor­mou que tam­bém come­çou a rea­li­zar tes­tes e son­da­gens para ava­li­ar a resis­tên­cia do solo, que devem durar ao menos 45 dias.

Des­de o fim de maio, voos comer­ci­ais foram auto­ri­za­dos a ope­rar a par­tir da Base Aérea de Cano­as, na região metro­po­li­ta­na de Por­to Ale­gre.

Edi­ção: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mocidade amplia fronteiras e leva samba carioca para Londres

Repro­du­ção: © Foto: Mar­co Ter­ra­no­va | Rio­tur Intercâmbio inclui também dicas de como buscar recursos …