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Anac determina providências, e ITA confirma realocação de passageiros

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Aérea suspendeu voos na noite passada, com clientes já no aeroporto


Pub­li­ca­do em 18/12/2021 — 17:22 Por Marce­lo Brandão — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

A Agên­cia Nacional de Avi­ação Civ­il (Anac) inti­mou a Itapemir­im Trans­portes Aére­os (ITA) a prestar assistên­cia aos clientes que com­praram pas­sagens com a com­pan­hia. A Anac tam­bém exigiu da empre­sa infor­mações sobre as providên­cias pre­vis­tas para hon­rar os bil­hetes ven­di­dos e rea­co­modar os pas­sageiros.

A ITA sus­pendeu suas oper­ações em todo o país na noite des­ta sex­ta-feira, deixan­do desas­sis­ti­dos os pas­sageiros que esper­avam a hora de embar­car. Em nota, a Anac reit­er­ou que a respon­s­abil­i­dade de rea­co­modar os pas­sageiros em out­ros voos é da ITA e que os clientes não devem ir aos aero­por­tos antes de con­fir­marem a realo­cação em out­ro voo.

“A Agên­cia ori­en­tou a pri­or­iza­ção da rea­co­modação dos menores desacom­pan­hados e os pas­sageiros com neces­si­dade espe­cial, que estavam em proces­so de deslo­ca­men­to na noite de sex­ta-feira (17/12) e na man­hã deste sába­do (18/12). O com­pro­mis­so do setor é o de con­tribuir para a super­ação do transtorno e reduzir os pre­juí­zos cau­sa­dos aos pas­sageiros pela empre­sa ITA”, afir­mou a autar­quia.

A Anac lem­brou que o cumpri­men­to das exigên­cias pelo ITA não a isen­ta de out­ras respon­s­abil­i­dades civis, admin­is­tra­ti­vas e penais decor­rentes da sus­pen­são abrup­ta das ativi­dades, bem como de crimes asso­ci­a­dos às relações de con­sumo.

A ITA ori­en­tou os clientes com pas­sagens com­pradas para os próx­i­mos dias a não ir aos aero­por­tos antes de falar com a com­pan­hia. Esse con­ta­to deve ser feito pelo e‑mail [email protected]. Além dis­so, a Anac recomen­dou que os pas­sageiros tam­bém recor­ram à platafor­ma consumidor.gov.br.

Reacomodação e reembolso

Em nota divul­ga­da na tarde de hoje, a Itapemir­im Trans­portes Aére­os diz que age para rea­co­modar os pas­sageiros em voos de out­ras com­pan­hias. A pri­or­i­dade é para pas­sageiros que estão fora de sua cidade de domicílio e pre­cisam voltar para casa. Os demais clientes, com pas­sagens de ida e vol­ta com­pradas e que estão em suas cidades serão reem­bol­sa­dos com o total do val­or pago. Segun­do a ITA, havia 30 voos pro­gra­ma­dos ape­nas para este sába­do.

Edição: Nádia Fran­co

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