...
sexta-feira ,21 março 2025
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / Anatel libera 5G em mais sete capitais a partir desta segunda

Anatel libera 5G em mais sete capitais a partir desta segunda

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Com a decisão, 22 capitais passarão a contar com tecnologia


Pub­li­ca­do em 18/09/2022 — 08:33 Por Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

Na próx­i­ma segun­da-feira (19), mais sete cap­i­tais pas­sarão a con­tar com a faixa 3,5 giga­hertz (GHz) do 5G, tam­bém con­heci­da como 5G puro. A Agên­cia Nacional de Tele­co­mu­ni­cações (Ana­tel) liber­ou o lança­men­to em Ara­ca­ju, Boa Vista, Cam­po Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina.

A decisão foi aprova­da em reunião do Grupo de Acom­pan­hamen­to da Implan­tação das Soluções para os Prob­le­mas de Inter­fer­ên­cia na faixa de 3,5 GHz (Gaispi), lid­er­a­do pela Ana­tel. Com a decisão, 22 cap­i­tais terão aces­so ao 5G puro. Ape­nas cin­co cap­i­tais da Região Norte ain­da não têm a tec­nolo­gia: Por­to Vel­ho, Rio Bran­co, Macapá, Man­aus e Belém.

O crono­gra­ma ofi­cial da Ana­tel pre­vê a ati­vação do 5G puro em todas as cap­i­tais até 27 de novem­bro. A data, no entan­to, poderá ser ante­ci­pa­da caso as oper­ado­ras con­sigam con­cluir a insta­lação de ante­nas e de fil­tros antes desse pra­zo, e o Gaispi autor­ize a lib­er­ação do sinal.

Parâmetros

Segun­do a Ana­tel, as oper­ado­ras Claro, TIM e Vivo, que arremataram as licenças nacionais na faixa 3,5 GHz no leilão real­iza­do no fim de 2021, dev­erão insta­lar um número mín­i­mo de ante­nas 5G em cada cap­i­tal. Cada oper­ado­ra dev­erá ati­var pelo menos oito estações em Ara­ca­ju, cin­co em Boa Vista, 11 em Cam­po Grande, oito em Cuiabá, 13 em Maceió, 14 em São Luís e 11 em Teresina.

Nes­sa eta­pa, o edi­tal de lic­i­tação pre­vê a ati­vação de uma ante­na 5G para cada 100 mil habi­tantes. O número de estações subirá con­forme o avanço da tec­nolo­gia. No inte­ri­or do país, o sinal do 5G puro será grad­ual­mente ati­va­do até 2029, con­forme o crono­gra­ma da Ana­tel.

Chama­do de stand­alone ou SA, o 5G puro ofer­ece veloci­dade dez vezes maior que o 4G, além de menor tem­po de latên­cia (atra­so) na respos­ta a coman­dos dos usuários. A tec­nolo­gia já é ofer­e­ci­da em 15 cap­i­tais: Brasília, Belo Hor­i­zonte, João Pes­soa, Por­to Ale­gre, São Paulo, Curiti­ba, Sal­vador, Goiâ­nia, Rio de Janeiro, Pal­mas, Vitória, Flo­ri­anópo­lis, Recife, For­t­aleza e Natal.

Adiamentos

Ini­cial­mente, o 5G dev­e­ria estar disponív­el em todas as cap­i­tais até 31 de jul­ho. A Ana­tel, no entan­to, adiou o crono­gra­ma duas vezes, por causa do atra­so na entre­ga dos fil­tros que evi­tam que o 5G inter­fi­ra em serviços profis­sion­ais de satélite. Os gar­ga­los logís­ti­cos após a pan­demia de covid-19 e a políti­ca de lock­downs do gov­er­no chinês adi­aram a entre­ga dos equipa­men­tos, impor­ta­dos na maior parte do país asiáti­co.

Para ter aces­so à inter­net móv­el do 5G puro, o usuário pre­cisa ter um celu­lar habil­i­ta­do para a tec­nolo­gia. A maio­r­ia dos apar­el­hos mais novos já vêm habil­i­ta­dos. As oper­ado­ras não estão pedin­do a tro­ca de chip. Tam­bém é pre­ciso estar nos bair­ros cober­tos pelo sinal 5G, que ini­cial­mente está fun­cio­nan­do em áreas escol­hi­das pelas com­pan­hias tele­fôni­cas.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Orquestra Ouro Preto lança álbum e prepara ópera de Feliz Ano Velho

Grupo faz 25 anos com forte presença em plataformas digitais Cristi­na Índio do Brasil — …