...
sábado ,15 junho 2024
Home / Economia / Aneel anuncia bandeira verde na conta de luz em maio

Aneel anuncia bandeira verde na conta de luz em maio

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil

Não haverá cobrança extra na conta de energia


Publi­ca­do em 29/04/2022 — 19:49 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

A Agên­cia Naci­o­nal de Ener­gia Elé­tri­ca (Ane­el) infor­mou hoje (29), em Bra­sí­lia, que a ban­dei­ra tari­fá­ria de maio será ver­de para todos con­su­mi­do­res do Sis­te­ma Inter­li­ga­do Naci­o­nal, que abran­ge a mai­or par­te do país. Assim, não have­rá cobran­ça extra na con­ta de luz, segun­do a agên­cia. 

Segun­do a Ane­el, devi­do às con­di­ções favo­rá­veis de gera­ção de ener­gia, é a pri­mei­ra ban­dei­ra ver­de anun­ci­a­da para todos os con­su­mi­do­res des­de o fim do perío­do de escas­sez hídri­ca, que vigo­rou entre setem­bro de 2021 e abril des­te ano.

Custo real

Cri­a­do pela Ane­el em 2015, o sis­te­ma de ban­dei­ras tari­fá­ri­as sina­li­za o cus­to real da ener­gia gera­da, pos­si­bi­li­tan­do aos con­su­mi­do­res o bom uso da ener­gia elé­tri­ca. O cál­cu­lo para aci­o­na­men­to das ban­dei­ras tari­fá­ri­as leva em con­ta, prin­ci­pal­men­te, dois fato­res: o ris­co hidro­ló­gi­co (GSF, na sigla em inglês) e o pre­ço da ener­gia (PLD).

As ban­dei­ras tari­fá­ri­as fun­ci­o­nam da seguin­te manei­ra. As cores ver­de, ama­re­la ou ver­me­lha (nos pata­ma­res 1 e 2) indi­cam se a ener­gia cus­ta­rá mais ou menos em fun­ção das con­di­ções de gera­ção, sen­do a ban­dei­ra ver­me­lha a que tem um cus­to mai­or e a ver­de, o menor.

Edi­ção: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Nova vítima das enchentes é encontrada no RS; mortes chegam a 173

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Corpo encontrado em Roca Sales ainda não foi identificado Publicado …