...
domingo ,27 abril 2025
Home / Noticias / Aneel: bandeira tarifária de agosto se manterá vermelha

Aneel: bandeira tarifária de agosto se manterá vermelha

Brasília - O consumo de energia elétrica no país fechou os primeiros três meses do ano com queda acumulada de 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

O custo de 100 kilowatt-hora permanece em R$ 9,492


Pub­li­ca­do em 31/07/2021 — 12:49 Por Marce­lo Brandão — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

A Agên­cia Nacional de Ener­gia Elétri­ca (Aneel) decid­iu man­ter a ban­deira ver­mel­ha, pata­mar 2, para o mês de agos­to. Com isso, o cus­to de cada 100 kilo­watt-hora (kWh) con­sum­i­do con­tin­ua sendo de R$9,492. Segun­do a agên­cia, não hou­ve mudança nos cenários hidrológi­cos do país. Ou seja, os reser­vatórios das usi­nas hidrelétri­c­as ain­da sofrem com o perío­do de seca, forçan­do o uso de fontes de ener­gia mais caras.

“Agos­to ini­cia-se com igual per­spec­ti­va hidrológ­i­ca, com os prin­ci­pais reser­vatórios do SIN [Sis­tema Interli­ga­do Nacional] em níveis con­sid­er­av­el­mente baixos para essa época do ano. Essa con­jun­tu­ra sinal­iza hor­i­zonte com reduzi­da capaci­dade de pro­dução hidrelétri­ca e neces­si­dade de aciona­men­to máx­i­mo dos recur­sos ter­melétri­cos”, expli­cou a Aneel.

Em perío­dos de seca e con­se­quente baixa nos níveis dos reser­vatórios, é necessário cap­tar ener­gia de out­ros tipos de usi­na, como as ter­melétri­c­as. Esse tipo de usi­na gera ener­gia a par­tir de com­bustíveis fós­seis, como diesel e gás. Além de ser mais polu­ente, é mais cara. Por isso, quan­do as ter­melétri­c­as são acionadas, o cus­to da ger­ação de ener­gia aumen­ta e a ban­deira tar­ifária muda.

Den­tre as dicas trazi­das pela Aneel para reduzir o val­or da con­ta de luz, estão o uso racional do chu­veiro elétri­co (ban­hos mais cur­tos e em tem­per­atu­ra mor­na), do ar condi­ciona­do (man­ter os fil­tros limpos e reduzir ao máx­i­mo seu tem­po de uti­liza­ção) e do fer­ro de pas­sar (jun­tar roupas para pas­sar de uma só vez e começar por aque­las que exigem menor tem­per­atu­ra).

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

About Eninews

Você pode Gostar de:

Exercícios podem prevenir quedas em idosos e melhorar recuperação

Prática de atividades melhora resistência, flexibilidade e equilíbrio Tâmara Freire – Repórter da Agên­cia Brasil …