...
terça-feira ,19 março 2024
Home / Economia / Aneel mantém tarifa de bandeira amarela para março

Aneel mantém tarifa de bandeira amarela para março

Linhas de transmissão de energia, energia elétrica
© Mar­cel­lo Casal jr/Agência Bra­sil (Repro­du­ção)

Agência explica que reservatórios estão com volume baixo volume


Publi­ca­do em 26/02/2021 — 21:58 Por André Rich­ter — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil* — Bra­sí­lia

A Agên­cia Naci­o­nal de Ener­gia Elé­tri­ca (Ane­el) infor­mou hoje (26) que a ban­dei­ra tari­fá­ria per­ma­ne­ce­rá ama­re­la no mês de mar­ço. Des­sa for­ma, o con­su­mi­dor paga­rá R$1,343 para cada 100kWh uti­li­za­dos. 

Em nota, a agên­cia expli­cou que os reser­va­tó­ri­os das hidre­lé­tri­cas estão com volu­me redu­zi­do, embo­ra tenham ocor­ri­do chu­vas recen­tes nas baci­as do Sis­te­ma Inter­li­ga­do Naci­o­nal (SIN). O valor extra das ban­dei­ras é usa­do para cus­te­ar o aci­o­na­men­to das usi­nas ter­me­lé­tri­cas, que cus­tam mais para gerar ener­gia.

Cri­a­do pela Ane­el, o sis­te­ma de ban­dei­ras tari­fá­ri­as sina­li­za o cus­to real da ener­gia gera­da, pos­si­bi­li­tan­do aos con­su­mi­do­res o bom uso da ener­gia elé­tri­ca. O cál­cu­lo para aci­o­na­men­to das ban­dei­ras tari­fá­ri­as leva em con­ta, prin­ci­pal­men­te, dois fato­res: o ris­co hidro­ló­gi­co (GSF, na sigla em inglês) e o pre­ço da ener­gia (PLD).

As ban­dei­ras tari­fá­ri­as fun­ci­o­nam da seguin­te manei­ra. As cores ver­de, ama­re­la ou ver­me­lha (nos pata­ma­res 1 e 2) indi­cam se a ener­gia cus­ta­rá mais ou menos em fun­ção das con­di­ções de gera­ção, sen­do a ban­dei­ra ver­me­lha a que tem um cus­to mai­or e a ver­de, o menor.

A agên­cia reco­men­da que, dian­te da cobran­ça da tari­fa ama­re­la, os con­su­mi­do­res façam uso cons­ci­en­te dos apa­re­lhos elé­tri­cos e evi­tem o des­per­dí­cio de ener­gia.

Edi­ção: Ali­ne Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Dívidas no programa Desenrola podem ser negociadas nos Correios

Repro­du­ção: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Bra­sil Atendimento será feito sem cobrança de taxas …