...
sábado ,15 junho 2024
Home / Economia / Aneel: tarifa de energia elétrica deve subir, em média, 5,6% em 2023

Aneel: tarifa de energia elétrica deve subir, em média, 5,6% em 2023

Repro­du­ção: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Bra­sil

Projeção foi apresentada pela agência ao governo de transição


Publi­ca­do em 24/11/2022 — 09:20 Por Pau­la Labois­siè­re – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

A Agên­cia Naci­o­nal de Ener­gia Elé­tri­ca (Ane­el) esti­ma que a tari­fa de ener­gia elé­tri­ca deve subir, em média, 5,6% em 2023. O dado foi apre­sen­ta­do nes­ta quar­ta-fei­ra (23) ao gru­po de Minas e Ener­gia do gover­no de tran­si­ção.

A pro­je­ção da agên­cia é que, no pró­xi­mo ano, sete dis­tri­bui­do­ras tenham rea­jus­te supe­ri­or a 10%; 15 dis­tri­bui­do­ras, rea­jus­te entre 5% e 10%; 17 dis­tri­bui­do­ras, rea­jus­te entre 0% e 5%; e 13 dis­tri­bui­do­ras, rea­jus­te infe­ri­or a 0%.

No rela­tó­rio apre­sen­ta­do duran­te a reu­nião com o gru­po de tran­si­ção, a Ane­el des­ta­cou que os per­cen­tu­ais de rea­jus­te depen­dem de pre­mis­sas que podem ser alte­ra­das até a homo­lo­ga­ção dos pro­ces­sos tari­fá­ri­os.

No encon­tro com o gru­po de Minas e Ener­gia, foram abor­da­dos ain­da temas como a aber­tu­ra do mer­ca­do livre, a evo­lu­ção das tari­fas, a qua­li­da­de do ser­vi­ço, ques­tões rela­ti­vas à tari­fa soci­al, uni­ver­sa­li­za­ção, qua­li­da­de do ser­vi­ço e satis­fa­ção do usuá­rio.

“A Ane­el apre­sen­tou duran­te o encon­tro um pano­ra­ma das prin­ci­pais ques­tões em dis­cus­são no setor elé­tri­co, rela­ti­vas aos seg­men­tos de gera­ção, trans­mis­são, dis­tri­bui­ção e comer­ci­a­li­za­ção, além dos temas que estão atu­al­men­te em deba­te que mere­cem mai­or aten­ção da equi­pe de tran­si­ção”, infor­mou a agên­cia.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Nova vítima das enchentes é encontrada no RS; mortes chegam a 173

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Corpo encontrado em Roca Sales ainda não foi identificado Publicado …