...
sábado ,15 março 2025
Home / Economia / Aneel: tarifa de energia elétrica deve subir, em média, 5,6% em 2023

Aneel: tarifa de energia elétrica deve subir, em média, 5,6% em 2023

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Projeção foi apresentada pela agência ao governo de transição


Pub­li­ca­do em 24/11/2022 — 09:20 Por Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A Agên­cia Nacional de Ener­gia Elétri­ca (Aneel) esti­ma que a tar­i­fa de ener­gia elétri­ca deve subir, em média, 5,6% em 2023. O dado foi apre­sen­ta­do nes­ta quar­ta-feira (23) ao grupo de Minas e Ener­gia do gov­er­no de tran­sição.

A pro­jeção da agên­cia é que, no próx­i­mo ano, sete dis­tribuido­ras ten­ham rea­juste supe­ri­or a 10%; 15 dis­tribuido­ras, rea­juste entre 5% e 10%; 17 dis­tribuido­ras, rea­juste entre 0% e 5%; e 13 dis­tribuido­ras, rea­juste infe­ri­or a 0%.

No relatório apre­sen­ta­do durante a reunião com o grupo de tran­sição, a Aneel desta­cou que os per­centu­ais de rea­juste depen­dem de pre­mis­sas que podem ser alter­adas até a homolo­gação dos proces­sos tar­ifários.

No encon­tro com o grupo de Minas e Ener­gia, foram abor­da­dos ain­da temas como a aber­tu­ra do mer­ca­do livre, a evolução das tar­i­fas, a qual­i­dade do serviço, questões rel­a­ti­vas à tar­i­fa social, uni­ver­sal­iza­ção, qual­i­dade do serviço e sat­is­fação do usuário.

“A Aneel apre­sen­tou durante o encon­tro um panora­ma das prin­ci­pais questões em dis­cussão no setor elétri­co, rel­a­ti­vas aos seg­men­tos de ger­ação, trans­mis­são, dis­tribuição e com­er­cial­iza­ção, além dos temas que estão atual­mente em debate que mere­cem maior atenção da equipe de tran­sição”, infor­mou a agên­cia.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inscrições para a Olimpíada de Matemática vão até segunda-feira

Alunos de escolas públicas e privadas podem participar da competição Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da …