...
quarta-feira ,28 fevereiro 2024
Home / Noticias / Angra 1 volta a ser religada ao SIN, após parada para manutenção

Angra 1 volta a ser religada ao SIN, após parada para manutenção

Repro­du­ção: © Eletronuclear/Divulgação

Previsão é que unidade alcance 100% de potência nos próximos dias


Publi­ca­do em 15/12/2023 — 12:35 Por Ala­na Gan­dra — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

ouvir:

A usi­na nucle­ar Angra 1 foi reli­ga­da nes­ta sex­ta-fei­ra (15) ao Sis­te­ma Inter­li­ga­do Naci­o­nal (SIN), após para­da pro­gra­ma­da para a tro­ca de com­bus­tí­vel nucle­ar e rea­li­za­ção de manu­ten­ções pre­ven­ti­vas. Foram exe­cu­ta­das mais de cin­co mil tare­fas, visan­do garan­tir a segu­ran­ça e a con­fi­a­bi­li­da­de da usi­na no pró­xi­mo ciclo.

As ati­vi­da­des foram ini­ci­a­das no dia 28 de outu­bro, envol­ven­do a par­ti­ci­pa­ção de cer­ca de 1,3 mil pro­fis­si­o­nais naci­o­nais e inter­na­ci­o­nais. A pre­vi­são é que a uni­da­de alcan­ce 100% de potên­cia nos pró­xi­mos dias.

O tra­ba­lho rea­li­za­do englo­bou a subs­ti­tui­ção de bar­ras de con­tro­le do rea­tor, manu­ten­ção dos trans­for­ma­do­res prin­ci­pais e auxi­li­a­res, revi­são das tur­bi­nas de vapor e ins­pe­ção volu­mé­tri­ca na tam­pa do vaso de pres­são do rea­tor, entre outras tare­fas.

O supe­rin­ten­den­te de Angra 1, Abe­lar­do Viei­ra, des­ta­cou que além des­ses e outros tra­ba­lhos, con­si­de­ra­dos fun­da­men­tais para garan­tir a segu­ran­ça e alta dis­po­ni­bi­li­da­de na ope­ra­ção da usi­na, “a para­da tam­bém foi uma opor­tu­ni­da­de para exe­cu­tar ati­vi­da­des que fazem par­te do pro­ces­so de exten­são de vida útil da usi­na por mais 20 anos”.

Edi­ção: Ali­ne Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mais de 1,5 mil organizações sociais vão elaborar sugestões ao G20

Repro­du­ção: © Fer­nan­do Frazão/Agência Bra­sil Grupo chamado de C20 preparará documento até junho Publi­ca­do em …