...
segunda-feira ,14 outubro 2024
Home / Noticias / Anielle depõe na PF em inquérito sobre denúncias contra Silvio Almeida

Anielle depõe na PF em inquérito sobre denúncias contra Silvio Almeida

Ex-ministro dos Direitos Humanos foi acusado de assédio moral e sexual

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­da em 02/10/2024 — 11:46
Brasília
Brasília (DF), 15/08/2024 - A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, durante o lançamento da nova plataforma do Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, no ministério do Planejamento. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marce­lo Camargo/Agência Brasil

A min­is­tra da Igual­dade Racial, Anielle Fran­co, depôs nes­ta quar­ta-feira (2) na Polí­cia Fed­er­al em inquéri­to que apu­ra denún­cias de assé­dio moral e sex­u­al con­tra o ex-min­istro dos Dire­itos Humanos e Cidada­nia Sil­vio Almei­da. O depoi­men­to ter­mi­nou no fim da man­hã des­ta quar­ta-feira (2) e seguirá sig­iloso, segun­do a asses­so­ria da min­is­tra. 

O inquéri­to em cur­so obteve autor­iza­ção do min­istro André Men­donça, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), no dia 17 de setem­bro, com base em apu­ração pre­lim­i­nar da Polí­cia Fed­er­al.

Ao abrir a inves­ti­gação, Men­donça enten­deu que o caso devia trami­tar na Corte porque as acusações ocor­reram quan­do Almei­da esta­va no car­go de min­istro.

Vítimas

As denún­cias con­tra o min­istro Sil­vio Almei­da foram tor­nadas públi­cas pelo por­tal de notí­cias Metrópoles no dia 5 de setem­bro e con­fir­madas pela orga­ni­za­ção Me Too, que atua na pro­teção de mul­heres víti­mas de vio­lên­cia.

Sem rev­e­lar nomes ou out­ros detal­h­es, a enti­dade afir­mou que aten­deu mul­heres que asse­gu­ram ter sido asse­di­adas sex­ual­mente pelo ex-min­istro. De acor­do com as acusações, a min­is­tra Anielle Fran­co estaria entre as asse­di­adas.

Sil­vio Almei­da foi demi­ti­do pelo pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va após as denún­cias.

Defesa

Em nota divul­ga­da após a divul­gação das acusações, Sil­vio Almei­da disse repu­di­ar “com abso­lu­ta veemên­cia” as acusações, às quais ele se referiu como “men­ti­ras” e “ilações absur­das” com o obje­ti­vo de prej­u­dicá-lo.

No comu­ni­ca­do, o min­istro avaliou que “toda e qual­quer denún­cia deve ter mate­ri­al­i­dade” e se declar­ou triste com toda a situ­ação.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Navio que bateu na Ponte Rio-Niterói em 2022 deixa Rio de Janeiro

Saída da embarcação do porto durou quatro horas e meia Vitor Abdala — Repórter da …