...
sexta-feira ,1 março 2024
Home / Noticias / Aniversário de São Paulo tem extensa programação

Aniversário de São Paulo tem extensa programação

Repro­du­ção: © Gover­no do Esta­do de São Pau­lo

Ônibus oferecerão transporte gratuito durante a festividade


Publi­ca­do em 24/01/2024 — 09:00 Por Elai­ne Patri­cia da Cruz — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — São Pau­lo

ouvir:

A cida­de de São Pau­lo com­ple­ta­rá 470 anos nes­ta quin­ta-fei­ra (25). E para cele­brar a data, have­rá uma exten­sa pro­gra­ma­ção cul­tu­ral, que inclui shows, fil­mes, expo­si­ções e até o tra­di­ci­o­nal bolo de ani­ver­sá­rio. Para apro­vei­tar todos esses even­tos, os ôni­bus da cida­de serão gra­tui­tos nes­te dia.

No Bixi­ga, no cen­tro da capi­tal pau­lis­ta, não vai fal­tar o bolo gigan­te, tra­di­ção que é man­ti­da pela comu­ni­da­de des­de os anos 80. Para este ano, a ideia é que cada pes­soa leve um bolo sim­ples e sem recheio, com a cober­tu­ra que pre­fe­rir. Ao meio-dia, será can­ta­do um para­béns para a cida­de de São Pau­lo e então se ini­cia a dis­tri­bui­ção des­ses bolos.

O Mer­ca­do Muni­ci­pal tam­bém vai ofe­re­cer um bolo para a popu­la­ção. O even­to, que ocor­re des­de 2004, vai cele­brar não somen­te o ani­ver­sá­rio da cida­de como tam­bém do pró­prio Mer­ca­dão, que com­ple­ta 91 anos. A estru­tu­ra do bolo é fei­ta com base de pão de ló e recheio de cre­me de con­fei­tei­ro. Como de cos­tu­me, o bolo terá o for­ma­to do mapa da capi­tal. A dis­tri­bui­ção terá iní­cio ao públi­co em geral a par­tir das 12h.

São Paulo,mercado municipal
Repro­du­ção: Mer­ca­do Muni­ci­pal de São Pau­lo — Rogé­rio Cassimiro/ MTUR

Já o Museu do Ipi­ran­ga vai pro­mo­ver uma pro­gra­ma­ção espe­ci­al nes­ta quin­ta-fei­ra. A par­tir das 10h, na esca­da­ria da espla­na­da, have­rá uma apre­sen­ta­ção do Coral Helió­po­lis do Ins­ti­tu­to Bac­ca­rel­li, que vai inter­pre­tar com­po­si­ções popu­la­res e clás­si­cos da músi­ca bra­si­lei­ra. O museu terá entra­da gra­tui­ta para todos os públi­cos, com direi­to a visi­tar as expo­si­ções Uma His­tó­ria do Bra­sil e Para Enten­der o Museu e Pas­sa­dos Ima­gi­na­dos.

Outras infor­ma­ções no site do museu.

Vista do terraço do Museu do Ipiranga.
Repro­du­ção: Vis­ta do ter­ra­ço do Museu do Ipi­ran­ga. — Rove­na Rosa/Agência Bra­sil

No Vale do Anhan­ga­baú, pró­xi­mo ao Via­du­to do Chá, a par­tir das 19h, a cida­de será pal­co de um even­to cine­ma­to­grá­fi­co. O Cine­clu­be Spci­ne vai apre­sen­tar a pré-estreia do cur­ta-metra­gem Flu­xo, o Fil­me, diri­gi­do por Fili­pe Bar­bo­sa. Após esse cur­ta, será exi­bi­do um clás­si­co do cine­ma naci­o­nal, O Ban­di­do da Luz Ver­me­lha, de Rogé­rio Sgan­zer­la. A entra­da é gra­tui­ta e o públi­co pre­sen­te ain­da ganha­rá pipo­ca.

O Museu da Lín­gua Por­tu­gue­sa tam­bém terá entra­da gra­tui­ta nes­te dia. Os visi­tan­tes pode­rão conhe­cer a expo­si­ção prin­ci­pal e a mos­tra tem­po­rá­ria Essa Nos­sa Can­ção, que abor­da a rela­ção da lín­gua por­tu­gue­sa com a can­ção popu­lar bra­si­lei­ra. Nes­te dia, o Núcleo Edu­ca­ti­vo do museu tam­bém vai pro­mo­ver visi­tas medi­a­das espe­ci­ais. Em uma delas, às 11h e às 15h, cha­ma­da de Pre­sen­ças Negras na Cons­tru­ção da Cida­de de São Pau­lo, os edu­ca­do­res vão rea­li­zar um pas­seio pelo his­tó­ri­co pré­dio da Esta­ção da Luz, sede do museu, pas­san­do por luga­res não aber­tos ao públi­co e jogan­do luz no tra­ba­lho de enge­nhei­ros e arqui­te­tos negros.

O museu tam­bém rea­li­za mais uma edi­ção do Fes­ti­val de Cal­ça­da, na Cal­ça­da do Saguão B, às 11h, quan­do a Tru­pe da Lona Pre­ta apre­sen­ta­rá o Cir­co do Fuban­gui­nho. Tam­bém no Saguão B, expe­ri­ên­ci­as lúdi­cas, como o Labi­rin­to da Com­po­si­ção, esta­rão à dis­po­si­ção de cri­an­ças de todas as ida­des e seus fami­li­a­res. Infor­ma­ções pelo site do museu.

O Museu das Cul­tu­ras Indí­ge­nas vai apro­vei­tar o ani­ver­sá­rio de São Pau­lo para con­tar his­tó­ri­as e sig­ni­fi­ca­dos das nomen­cla­tu­ras indí­ge­nas de bair­ros e ruas da cida­de. O even­to acon­te­ce às 10h, e será coman­da­do pelos mes­tres dos sabe­res e indí­ge­nas Gua­ra­ni Mbya, Nata­lí­cio Karaí de Sou­za e Cláu­dio Verá. O even­to pre­ten­de relem­brar à popu­la­ção de que a fun­da­ção da capi­tal foi um pro­ces­so de ocu­pa­ção e explo­ra­ção de ter­ras já habi­ta­das por povos indí­ge­nas. Outras infor­ma­ções no site do museu.

Sāo Paulo (SP) - Detalhe de uma peça em exposiçāo no Museu das Culturas Indígenas, Localizado na capital de São Paulo, o museu é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, trata-se de um novo conceito de museu, que nasce com uma proposta inovadora de gestão compartilhada, com o fortalecimento do protagonismo indígena.Foto: Mauricio Burim/Divulgaçāo
Repro­du­ção: Museu das Cul­tu­ras Indí­ge­nas — Foto: Mau­ri­cio Burim/Divulgaçāo

O Jar­dim Botâ­ni­co, na zona sul pau­lis­ta­na, vai pro­mo­ver a edi­ção de verão do Salão de Botâ­ni­ca, uma opor­tu­ni­da­de para o públi­co conhe­cer cole­ções his­tó­ri­cas de plan­tas e tam­bém curi­o­si­da­des sobre espé­ci­es nati­vas, exó­ti­cas e ame­a­ça­das de extin­ção. A visi­ta gui­a­da acon­te­ce às 11h e às 14h30. Mais infor­ma­ções no site do Jar­dim Botâ­ni­co.

A facha­da do Con­jun­to Naci­o­nal, na Ave­ni­da Pau­lis­ta, tam­bém vai cele­brar a data se trans­for­man­do em uma tela ao ar livre. Sob a cura­do­ria de Vera Simões, 16 artis­tas visu­ais pres­tam home­na­gem a bair­ros emble­má­ti­cos da cida­de, cada um tra­zen­do uma visão úni­ca que refle­te a rica tape­ça­ria cul­tu­ral de São Pau­lo. Os tra­ba­lhos foram impres­sos em ban­ners gigan­tes de 7 metros de altu­ra por 4 metros de lar­gu­ra e fica­rão em expo­si­ção no local até o dia 22 de feve­rei­ro.

O Museu do Fute­bol tam­bém pre­pa­rou uma pro­gra­ma­ção espe­ci­al para este dia com uma apre­sen­ta­ção de fute­bol fre­esty­le com a cam­peã bra­si­lei­ra Letí­cia Sil­va. O even­to ocor­re a par­tir das 11h. Além dis­so have­rá pula-pula inflá­vel, jogos de tabu­lei­ro, espa­ço kids na área exter­na e os visi­tan­tes pode­rão visi­tar a expo­si­ção Fute­bol de Brin­que­do. Mais infor­ma­ções no site do museu.

São Paulo SP 11/10/2023 . Museu do Futebol inaugura a nova exposição temporária “Futebol de Brinquedo.” Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­du­ção: Expo­si­ção tem­po­rá­ria Fute­bol de Brin­que­do, no Museu do Fute­bol — Foto: Pau­lo Pinto/Agência Bra­sil

Shows

A Pre­fei­tu­ra de São Pau­lo ain­da vai pro­mo­ver o even­to Elas Can­tam São Pau­lo, uma reve­rên­cia a gran­des mulhe­res que aju­dam a cons­truir a iden­ti­da­de cul­tu­ral da cida­de. Entre as artis­tas que vão se apre­sen­tar nes­ta quin­ta-fei­ra estão Baby do Bra­sil, Lexa, Naya­ra Aze­ve­do, Tati Que­bra Bar­ra­co e Mart’­ná­lia.

A pro­gra­ma­ção terá iní­cio às 12h e acon­te­ce em seis pal­cos mon­ta­dos em dife­ren­tes pon­tos da capi­tal: Ave­ni­da São João, Tea­tro Flá­vio Impé­rio, Cen­tro Cul­tu­ral da Juven­tu­de, Cen­tro de For­ma­ção Cul­tu­ral Cida­de Tira­den­tes, Casa de Cul­tu­ra Butan­tã e Casa de Cul­tu­ra Cam­po Lim­po.

A lis­ta de shows, com seus horá­ri­os e locais pode ser con­fe­ri­da no site da pre­fei­tu­ra.

A pro­gra­ma­ção de even­tos em São Pau­lo é exten­sa e inclui tam­bém tea­tro, cami­nha­das, bata­lhas de rap e cir­co. Toda essa agen­da pode ser con­fe­ri­da no site que a pre­fei­tu­ra cri­ou espe­ci­al­men­te para cele­brar o ani­ver­sá­rio da cida­de.

Edi­ção: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Bolsonaro volta a pedir afastamento de Moraes de inquérito sobre golpe

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil Recurso deverá ser apreciado pelo presidente do STF Publi­ca­do em …