...
domingo ,26 janeiro 2025
Home / Noticias / Anvisa alerta para mensagens fraudulentas enviadas por email

Anvisa alerta para mensagens fraudulentas enviadas por email

Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Agência orienta o público a denunciar e não clicar em links recebidos


Publicado em 19/08/2024 — 10:42 Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

A Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa) aler­tou para o envio de e‑mails “fraud­u­len­tos” suposta­mente envi­a­dos pela agên­cia, indi­can­do a real­iza­ção de vis­to­rias em empre­sas.

Em nota, a enti­dade infor­mou que os e‑mails têm como reme­tente [email protected], com o número de vis­to­ria var­ian­do.

Segun­do a Anvisa, há relatos ain­da de e‑mails fal­sos envi­a­dos em nome da agên­cia abor­dan­do assun­tos como Pro­ced­i­men­tos Opera­cionais Padrão (POP) e solic­i­tações de paga­men­to, entre out­ros. “Ess­es e‑mails não per­tencem à agên­cia, car­ac­ter­i­zan­do, por­tan­to, ten­ta­ti­va de fraude”, desta­cou a enti­dade.

“Tra­ta-se de ataque de e‑mail spoof­ing, ou seja, uma téc­ni­ca usa­da por hack­ers para se pas­sar por out­ra pes­soa ou uma empre­sa legí­ti­ma e roubar dados. Assim, o usuário mali­cioso induz o leitor a pen­sar que o e‑mail veio de uma fonte con­fiáv­el e o leva a clicar em algum link, com­par­til­har infor­mações sen­síveis ou baixar arquiv­os que podem causar danos.”

A Anvisa ori­en­ta o públi­co em ger­al que, em caso de rece­bi­men­to desse tipo de e‑mail, não clique em nen­hum link e que reg­istre denún­cia por meio de um dos canais ofi­ci­ais de atendi­men­to.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Museu do Ipiranga celebra aniversário de SP com atividades gratuitas

Programação prevê atividades infantis e para adolescentes Cami­la Boehm — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …