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Anvisa apresenta novas imagens contra fumo em embalagens de cigarros

Imagens trazem textos de alerta sobre riscos à saúde

Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 18/10/2024 — 20:23
Brasília
Brasília (DF), 25/10/2023 - Imagens da campanha de advertência em embalagens de produtos do tabaco. Foto: Anvisa/Divulgação
Repro­dução: © Anvisa/Divulgação

A Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa) apre­sen­tou nes­ta sex­ta-feira (18), em uma audiên­cia públi­ca, em Brasília, as ima­gens que serão inseri­das nas embal­a­gens de pro­du­tos deriva­dos do taba­co, bem como nos expos­i­tores e mostruários dess­es pro­du­tos em esta­b­elec­i­men­tos com­er­ci­ais.

A meta é cri­ar rep­re­sen­tações mais fortes e obje­ti­vas para atin­gir o públi­co de maneira efi­caz.

Segun­do a agên­cia reg­u­lado­ra, as advertên­cias san­itárias nas embal­a­gens de pro­du­tos fumígenos pre­cisam ser atu­al­izadas reg­u­lar­mente para man­ter sua eficá­cia na comu­ni­cação dos prin­ci­pais danos à saúde cau­sa­dos pelo con­sumo de deriva­dos do taba­co e, ain­da, das sub­stân­cias respon­sáveis por ess­es danos.

“Essas advertên­cias rep­re­sen­tam uma das cam­pan­has de comu­ni­cação em saúde mais efe­ti­vas do país, con­tribuin­do sig­ni­fica­ti­va­mente para a políti­ca de saúde públi­ca no com­bate ao tabag­is­mo”, diz, em nota, a Anvisa.

Alertas

O novo con­jun­to grá­fi­co traz sete novas ima­gens que ilus­tram os danos à saúde cau­sa­dos pelo tabag­is­mo: abor­to, cegueira, câncer ou morte e atribui a elas men­sagens con­sci­en­ti­zado­ras rela­cionadas ao deses­pero, dor, angús­tia ou morte, por exem­p­lo.

As advertên­cias san­itárias estão em fortes tons amare­los para chamar a atenção do públi­co. A visu­al­iza­ção das ima­gens que serão impres­sas nas embal­a­gens de pro­du­tos deriva­dos do taba­co, como cig­a­r­ros, charu­tos, cig­a­r­ril­has, fumo para cachim­bo e taba­co mastigáveis, estão disponíveis no link.

Nos mon­struários e expos­i­tores insta­l­a­dos em esta­b­elec­i­men­tos com­er­ci­ais que ven­dem pro­du­tos deriva­dos do taba­co, o foco das men­sagens está nos danos cole­tivos, com destaque para as con­se­quên­cias do fumo pas­si­vo ou a ameaça à saúde públi­ca, provo­ca­da pelo con­sumo do taba­co.

No mate­r­i­al pub­lic­itário serão incluí­dos QR Codes para dire­cionar os inter­es­sa­dos a con­teú­dos em áudio sobre as advertên­cias. A meta é facil­i­tar o aces­so das pes­soas com defi­ciên­cia (PCD) aos aler­tas sobre os riscos do tabag­is­mo.

As peças do mar­ket­ing para mostruários e expos­i­tores de pro­du­tos com taba­co podem ser visu­al­izadas aqui.

Próximos passos

As pro­postas cole­tadas nes­ta sex­ta-feira (18), durante audiên­cia públi­ca, serão con­sol­i­dadas por equipe téc­ni­ca para ori­en­tar a elab­o­ração de uma futu­ra nor­ma da Anvisa, a ser vota­da pela Dire­to­ria Cole­gia­da (Dicol) do órgão.

A Anvisa infor­ma, ain­da, que os dire­tores tam­bém vão definir a fre­quên­cia das alter­ações, com uma duração pre­vista de dois anos para as novas ima­gens, até 2027.

Histórico

No Brasil, o mod­e­lo de avi­so de advertên­cia em pro­du­tos deriva­dos do taba­co existe des­de 2001 e já pas­sou por qua­tro atu­al­iza­ções em 2001, 2003, 2008 e 2017.

O país foi o segun­do a exi­gir ima­gens nos avi­sos san­itários, con­forme recomen­dação da Comis­são Nacional para Con­t­role do Taba­co, a par­tir da Assem­bleia Mundi­al da Saúde, em 2000.

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