...
quinta-feira ,25 julho 2024
Home / Saúde / Anvisa dá registro definitivo para vacina bivalente contra covid-19

Anvisa dá registro definitivo para vacina bivalente contra covid-19

Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

Público a partir de cinco anos de idade poderá usar o imunizante


Pub­li­ca­do em 24/07/2023 — 19:25 Por Daniel­la Longuin­ho — Repórter da Rádio Nacional — Brasília

ouvir:

A Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa) aprovou, nes­ta segun­da-feira (24), o reg­istro defin­i­ti­vo da vaci­na Comir­naty biva­lente con­tra a covid-19 da Pfiz­er. 

O imu­nizante está indi­ca­do para a pre­venção da covid-19 e pode ser uti­liza­da por pes­soas a par­tir de 5 anos de idade. A indi­cação é que o uso seja ape­nas como dose de reforço, ou seja, só pode ser apli­ca­da em quem já se vaci­nou con­tra a doença, com apli­cação pelo menos três meses após a últi­ma dose toma­da.

A vaci­na já esta­va sendo uti­liza­da no Pro­gra­ma Nacional de Imu­niza­ções (PNI) do Min­istério da Saúde (MS) de for­ma emer­gen­cial. Antes do reg­istro defin­i­ti­vo, o pro­du­to era usa­do como dose de reforço para o públi­co aci­ma de 12 anos de idade com comor­bidades e para maiores de 18 anos.

Bivalente

De acor­do com a Anvisa, vaci­nas biva­lentes dão maior pro­teção con­tra a doença, pois con­têm uma mis­tu­ra de cepas do vírus Sars-CoV­‑2. A Comir­naty biva­lente é elab­o­ra­da com a vari­ante orig­i­nal, que é a cepa Wuhan, soma­da a uma vari­ante de cir­cu­lação mais recente, a cepa Ômi­cron.

No cenário inter­na­cional de reg­u­lação, a Comir­naty biva­lente já tem uso autor­iza­do pela Agên­cia Europeia de Medica­men­tos (Euro­pean Med­i­cines Agency – EMA) e pela agên­cia reg­u­lado­ra dos Esta­dos Unidos (Food and Drug Admin­is­tra­tion – FDA).

Ouça na Radioagên­cia Nacional:

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inscrição para 1ª etapa do Revalida termina nesta sexta-feira

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil Provas estão previstas para dia 25 de agosto Publicado em …