...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Saúde / Anvisa interdita fabricantes de câmaras de bronzeamento na Grande SP

Anvisa interdita fabricantes de câmaras de bronzeamento na Grande SP

Desde 2009, o uso desse equipamento está proibido no Brasil

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 01/11/2024 — 18:57
São Paulo
Brasília-DF, 10.11.2023, Fachada do Prédio da Agência de Vigilância Sanitária ANVISA, em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Dois esta­b­elec­i­men­tos fab­ri­cantes de câmaras de bronzea­men­to arti­fi­cial nas cidades de Aru­já e Guarul­hos, na Grande São Paulo, foram inter­di­ta­dos nes­ta sex­ta-feira (1º) após uma oper­ação con­jun­ta real­iza­da pela Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa), o Depar­ta­men­to de Polí­cia de Pro­teção à Cidada­nia (DPPC) de São Paulo e o Cen­tro de Vig­ilân­cia San­itária (CVS).

Des­de 2009, uma res­olução da Anvisa proíbe o uso de câmaras de bronzea­men­to arti­fi­cial no Brasil após com­pro­vação de que estes equipa­men­tos causam danos à saúde, aumen­tan­do o risco para o câncer de pele.

Durante a oper­ação, cer­ca de 30 câmaras de bronzea­men­to foram inter­di­tadas por estarem sendo fab­ri­cadas sem autor­iza­ção da Anvisa.

Além dis­so, foram ver­i­fi­cadas out­ras irreg­u­lar­i­dades como ausên­cia de Autor­iza­ção de Fun­ciona­men­to de Empre­sa (AFE), Cer­ti­fi­ca­do de Boas Práti­cas de Fab­ri­cação (CBPF) e alvará san­itário.

Após os reg­istros das irreg­u­lar­i­dades, os órgãos inter­di­taram total­mente as ativi­dades dos dois esta­b­elec­i­men­tos inspe­ciona­dos.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mutirão atende população hoje, no dia de combate ao câncer de pele

Dermatologistas estarão de 10h às 15h em mais de 100 postos no país Agên­cia Brasil …