...
terça-feira ,18 março 2025
Home / Noticias / Anvisa interdita oito clínicas de estética em três estados e no DF

Anvisa interdita oito clínicas de estética em três estados e no DF

Fiscalização encontrou diversas irregularidades nos locais

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 15/02/2025 — 18:38
Brasília
Brasília (DF), 15/02/2025 - Anvisa realiza fiscalização em clínicas de estética. Foto: Anvisa/Divulgação
Repro­dução: © Anvisa/Divulgação

A Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa) sus­pendeu o atendi­men­to de oito serviços de estéti­ca e embeleza­men­to em Belo Hor­i­zonte (3 esta­b­elec­i­men­tos), Brasília (um), Goiâ­nia (1) e no esta­do de São Paulo (3) após encon­trar “irreg­u­lar­i­dades graves que não podem ser sanadas a cur­to pra­zo ou de maneira sim­ples”.

Em São Paulo, as vis­to­rias ocor­reram na cap­i­tal e em Barueri e Osas­co. No total, foram inspe­ciona­dos 31 esta­b­elec­i­men­tos.

Brasília (DF), 15/02/2025 - Anvisa realiza fiscalização em clínicas de estética. Foto: Anvisa/Divulgação
Repro­dução: Brasília (DF), 15/02/2025 — Anvisa encon­trou pro­du­tos aber­tos e armazena­dos de for­ma incor­re­ta. Foto: Anvisa/Divulgação

Somente em uma unidade local­iza­da em Goiâ­nia não foi ver­i­fi­ca­do qual­quer irreg­u­lar­i­dade. Nos demais esta­b­elec­i­men­tos, “será aber­to proces­so admin­is­tra­ti­vo san­itário de apu­ração e apli­cação de penal­i­dades”, prom­ete a Anvisa.

De acor­do com nota da agên­cia, no con­jun­to “foram detec­ta­dos diver­sos prob­le­mas rela­ciona­dos à ausên­cia de boas práti­cas no fun­ciona­men­to dos serviços em todos os esta­dos, como: fal­ta de pro­ced­i­men­tos e pro­to­co­los para a segu­rança do paciente, ausên­cia de pron­tuário (o que difi­cul­ta a inves­ti­gação em caso de even­to adver­so), fal­ta de plano de geren­ci­a­men­to de resí­du­os, fal­has na limpeza e ester­il­iza­ção de equipa­men­tos e condições inad­e­quadas, como a ausên­cia de pias e dis­pen­sadores de álcool para a higiene das mãos.”

Brasília (DF), 15/02/2025 - Anvisa realiza fiscalização em clínicas de estética. Foto: Anvisa/Divulgação
Repro­dução: Brasília (DF), 15/02/2025 —  Clíni­cas de estéti­ca descar­tavam seringas de for­ma inad­e­qua­da. Foto: Anvisa/Divulgação

As equipes encon­traram descarte incor­re­to de seringas, pro­du­tos ven­ci­dos, uso de cos­méti­co injetáv­el proibido, mofo e infil­tração, con­forme ima­gens divul­gadas pela Anvisa cole­tadas durante as vis­to­rias.

A Anvisa não divul­gou o nome das unidades fechadas e nem indi­cou os prob­le­mas em cada unidade vis­to­ri­a­da. Con­forme a agên­cia, “a escol­ha dos esta­b­elec­i­men­tos [para a vis­to­ria] foi moti­va­da por denún­cias rece­bidas de usuários e pelo ele­va­do grau de inserções pub­lic­itárias patroci­nadas pelas mar­cas em mídias tradi­cionais ou em redes soci­ais.”

A fis­cal­iza­ção dess­es serviços ocor­reu durante a sem­ana na oper­ação nomea­da como “Estéti­ca com Segu­rança”, fei­ta em parce­ria com os serviços de vig­ilân­cia san­itária estad­u­ais e munic­i­pais. A oper­ação tam­bém inclui a fis­cal­iza­ção de fornece­dores de dis­pos­i­tivos médi­cos para os pro­ced­i­men­tos estéti­cos nas regiões Sul e Cen­tro-Oeste.

Em seu site, a Anvisa traz ori­en­tações e cuida­dos que devem ser obser­va­dos em trata­men­tos estéti­cos, para que ocor­ram com segu­rança e respon­s­abil­i­dade.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Vistoria vai decidir se o Cristo Redentor será reaberto ao público

Monumento foi fechado à visitação após morte de turista Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia …