...
terça-feira ,19 março 2024
Home / Saúde / Anvisa orienta laboratórios para detecção de nova variante de covid-19

Anvisa orienta laboratórios para detecção de nova variante de covid-19

Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
© Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil

Em nota técnica, agência recomenda medidas que favoreçam o diagnóstico


Publi­ca­do em 01/01/2021 — 20:12 Por Kelly Oli­vei­ra — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

A Agên­cia Naci­o­nal de Vigi­lân­cia Sani­tá­ria (Anvi­sa) publi­cou hoje (1º) nota téc­ni­ca com infor­ma­ções sobre o impac­to da vari­an­te do novo coro­na­ví­rus iden­ti­fi­ca­da no Rei­no Uni­do.

A nota reco­men­da que os labo­ra­tó­ri­os fiquem aten­tos às infor­ma­ções das ins­tru­ções de uso de pro­du­tos exis­ten­tes para a detec­ção de covid-19 e ado­tem medi­das que favo­re­çam o diag­nós­ti­co, como a uti­li­za­ção de pro­du­tos vol­ta­dos a dife­ren­tes alvos virais.

Ain­da de acor­do com o docu­men­to, a mai­o­ria dos ensai­os mole­cu­la­res do tipo PCR (rea­ção de cadeia de poli­me­ra­se) regu­la­ri­za­dos no Bra­sil uti­li­zam mais de um alvo, o que redu­zi­ria o impac­to ao diag­nós­ti­co.

A nota pode ser lida na ínte­gra no site da agên­cia.

Consulta

A agên­cia infor­mou ain­da que dis­po­ni­bi­li­za, des­de abril de 2020, um pai­nel para con­sul­ta da fila de pro­du­tos para diag­nós­ti­co in vitro para detec­ção da covid-19.

Nes­sa fer­ra­men­ta, é pos­sí­vel encon­trar infor­ma­ções sobre a quan­ti­da­de de pedi­dos defe­ri­dos, inde­fe­ri­dos, em aná­li­se, aguar­dan­do o cer­ti­fi­ca­do de boas prá­ti­cas de fabri­ca­ção (CBPF), como infor­ma­ções espe­cí­fi­cas sobre os pro­du­tos.

A con­sul­ta aos alvos dos pro­du­tos regu­la­ri­za­dos nes­ta Anvi­sa tam­bém está dis­po­ní­vel no por­tal da agên­cia.

Edi­ção: Pedro Ivo de Oli­vei­ra

Agên­cia Bra­sil / EBC


Você pode Gostar de:

Dengue: adolescentes de 12 a 14 anos já podem se vacinar no DF

Repro­du­ção: © Pau­lo H. Carvalho/Agência Bra­sil Imunização continua para crianças de 10 e 11 anos …