...
terça-feira ,18 março 2025
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / Aplicativo do governo vai agilizar bloqueio de celular roubado

Aplicativo do governo vai agilizar bloqueio de celular roubado

Repro­dução: © rawpixel.com / Chanikarn Thong­su

Sistema enviará aviso simultâneo para bancos, operadoras e Anatel


Pub­li­ca­do em 18/12/2023 — 21:56 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O gov­er­no fed­er­al vai lançar, nes­ta terça-feira (19), o aplica­ti­vo Celu­lar Seguro, que per­mi­tirá o blo­queio ime­di­a­to de lin­has tele­fôni­cas e do próprio apar­el­ho de tele­fone móv­el em casos de roubo e fur­to.

Para uti­lizar o aplica­ti­vo, a pes­soa dev­erá cadas­trar os dados em uma pági­na na inter­net a ser divul­ga­da pelo gov­er­no fed­er­al. “Caso você seja rou­ba­do, é só acionar o sis­tema por um com­puta­dor que oper­ado­ra tele­fôni­ca e ban­cos são noti­fi­ca­dos no mes­mo instante, blo­que­an­do aces­sos”, expli­cou o min­istro-chefe da Sec­re­taria de Comu­ni­cação Social da Presidên­cia da Repúbli­ca, Paulo Pimen­ta, em postagem nas redes soci­ais.

“Uma medi­da impor­tante para diminuir a dor de cabeça e as per­das finan­ceiras de quem pas­sa por fur­to ou roubo. Aman­hã já estará disponív­el nas lojas de aplica­tivos”, com­ple­tou o min­istro.

A nova platafor­ma foi desen­ha­da pelo Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca (MJSP) em parce­ria com a Fed­er­ação Brasileira de Ban­cos (Febra­ban) e com a Agên­cia Nacional de Tele­co­mu­ni­cações (Ana­tel). De acor­do com o secretário-exec­u­ti­vo da pas­ta, Ricar­do Cap­pel­li, os celu­lares rou­ba­dos serão trans­for­ma­dos “num pedaço de met­al inútil” após o blo­queio.

“Com ape­nas um clique, a víti­ma enviará um avi­so simul­tane­a­mente para a Ana­tel, para os ban­cos, para as oper­ado­ras de tele­fo­nia e para os demais aplica­tivos”, anun­ciou.

Edição: Marce­lo Brandão

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Vistoria vai decidir se o Cristo Redentor será reaberto ao público

Monumento foi fechado à visitação após morte de turista Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia …