...
quarta-feira ,17 abril 2024
Home / Educação / Aplicativo promoverá educação fiscal em escolas públicas do DF

Aplicativo promoverá educação fiscal em escolas públicas do DF

em cena

Repro­du­ção: apli­ca­ti­vo Edu­ca­ção

Até final do ano, projeto piloto será aplicado em 80 escolas públicas


Publi­ca­do em 08/08/2021 — 18:55 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

Um apli­ca­ti­vo lúdi­co-peda­gó­gi­co, em for­ma­to de jogo, será dis­po­ni­bi­li­za­do pelo gover­no do Dis­tri­to Fede­ral a esco­las da rede públi­ca, com o obje­ti­vo de pro­mo­ver edu­ca­ção fis­cal a pro­fes­so­res e alu­nos. O EnCe­na abor­da “assun­tos diver­sos e inter­li­ga­dos neces­sá­ri­os à for­ma­ção para a cida­da­nia”, como Esta­do; tri­bu­tos; orça­men­to, finan­ças e ges­tão públi­ca; éti­ca; e con­tro­le soci­al.

A pro­pos­ta, segun­do o gover­no do DF, é usar tec­no­lo­gia e pro­du­ção audi­o­vi­su­al de for­ma estra­té­gi­ca para a trans­po­si­ção didá­ti­ca dos con­teú­dos rela­ti­vos ao tema edu­ca­ção fis­cal. Em um pri­mei­ro momen­to, será exe­cu­ta­do, até o final do ano, um pilo­to a estu­dan­tes e pro­fes­so­res do ensi­no fun­da­men­tal e médio de 80 esco­las da rede públi­ca.

A expec­ta­ti­va é que o apli­ca­ti­vo ganhe esca­la e alcan­ce outras esco­las nos pró­xi­mos anos leti­vos. Esco­las inte­res­sa­das podem se ins­cre­ver no pro­je­to pela inter­net,

O apli­ca­ti­vo “dia­lo­ga com diver­sos obje­tos dos res­pec­ti­vos com­po­nen­tes cur­ri­cu­la­res e áre­as de conhe­ci­men­to”, infor­ma o gover­no do DF, apontando‑o como “resul­ta­do da exper­ti­se cons­truí­da ao lon­go do tra­ba­lho desen­vol­vi­do com o tema com­ple­xo de edu­ca­ção fis­cal”.

O pro­je­to foi con­du­zi­do no âmbi­to do Pro­gra­ma de Edu­ca­ção Fis­cal do Dis­tri­to Fede­ral, que foi cri­a­do em 1998 com a fina­li­da­de de dis­se­mi­nar conhe­ci­men­tos, de for­ma a con­tri­buir para a for­ma­ção da cida­da­nia.

Ele tem por base dois eixos estru­tu­ran­tes: a fun­ção soci­al do tri­bu­to, e o con­tro­le soci­al, de for­ma a har­mo­ni­zar a rela­ção Esta­do-cida­dão, “que até então tem sido assi­mé­tri­ca, onde o Esta­do se sobre­põe ao Cida­dão”, jus­ti­fi­ca, em nota, o gover­no do DF.

Edi­ção: Líli­an Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Pais veem importância de atividade cultural na vida escolar dos filhos

Repro­du­ção: © Jose Cruz/Agência Bra­sil Opinião é de 97% dos entrevistados na pesquisa Hábitos Culturais …