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Aplicativo promoverá educação fiscal em escolas públicas do DF

em cena

Repro­dução: aplica­ti­vo Edu­cação

Até final do ano, projeto piloto será aplicado em 80 escolas públicas


Pub­li­ca­do em 08/08/2021 — 18:55 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Um aplica­ti­vo lúdi­co-pedagógi­co, em for­ma­to de jogo, será disponi­bi­liza­do pelo gov­er­no do Dis­tri­to Fed­er­al a esco­las da rede públi­ca, com o obje­ti­vo de pro­mover edu­cação fis­cal a pro­fes­sores e alunos. O EnCe­na abor­da “assun­tos diver­sos e interli­ga­dos necessários à for­mação para a cidada­nia”, como Esta­do; trib­u­tos; orça­men­to, finanças e gestão públi­ca; éti­ca; e con­t­role social.

A pro­pos­ta, segun­do o gov­er­no do DF, é usar tec­nolo­gia e pro­dução audio­vi­su­al de for­ma estratég­i­ca para a trans­posição didáti­ca dos con­teú­dos rel­a­tivos ao tema edu­cação fis­cal. Em um primeiro momen­to, será exe­cu­ta­do, até o final do ano, um pilo­to a estu­dantes e pro­fes­sores do ensi­no fun­da­men­tal e médio de 80 esco­las da rede públi­ca.

A expec­ta­ti­va é que o aplica­ti­vo gan­he escala e alcance out­ras esco­las nos próx­i­mos anos letivos. Esco­las inter­es­sadas podem se inscr­ev­er no pro­je­to pela inter­net,

O aplica­ti­vo “dialo­ga com diver­sos obje­tos dos respec­tivos com­po­nentes cur­ric­u­lares e áreas de con­hec­i­men­to”, infor­ma o gov­er­no do DF, apontando‑o como “resul­ta­do da exper­tise con­struí­da ao lon­go do tra­bal­ho desen­volvi­do com o tema com­plexo de edu­cação fis­cal”.

O pro­je­to foi con­duzi­do no âmbito do Pro­gra­ma de Edu­cação Fis­cal do Dis­tri­to Fed­er­al, que foi cri­a­do em 1998 com a final­i­dade de dis­sem­i­nar con­hec­i­men­tos, de for­ma a con­tribuir para a for­mação da cidada­nia.

Ele tem por base dois eixos estru­tu­rantes: a função social do trib­u­to, e o con­t­role social, de for­ma a har­mo­nizar a relação Esta­do-cidadão, “que até então tem sido assimétri­ca, onde o Esta­do se sobrepõe ao Cidadão”, jus­ti­fi­ca, em nota, o gov­er­no do DF.

Edição: Lílian Beral­do

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