...
quarta-feira ,19 junho 2024
Home / Esportes / Após 20 anos, Palmeiras volta à final da Taça Libertadores

Após 20 anos, Palmeiras volta à final da Taça Libertadores

2021-01-13t024705z_1790124499_hp1eh1d07qhpd_rtrmadp_3_soccer-libertadores-pal-riv-report

© Pool via Reuters/Amanda Perobelli/Direitos Reser­va­dos (Repro­du­ção)

Classificação veio mesmo com derrota por 2 a 0 para o River Plate


Publi­ca­do em 12/01/2021 — 23:44 Por Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

Após 20 anos, o Pal­mei­ras vol­tou a uma final de Taça Liber­ta­do­res. A clas­si­fi­ca­ção veio na noi­te des­ta ter­ça-fei­ra (12) mes­mo com der­ro­ta por 2 a 0 para o River Pla­te em par­ti­da rea­li­za­da no Alli­anz Par­que, em São Pau­lo.

O Ver­dão che­gou a esta par­ti­da em uma situ­a­ção con­for­tá­vel, pois ven­ceu o jogo de ida, rea­li­za­do no está­dio Liber­ta­do­res de Amé­ri­ca, em Avel­la­ne­da (Bue­nos Aires), por 3 a 0 na últi­ma ter­ça-fei­ra (5).

Quinta final continental

Ago­ra, o Pal­mei­ras aguar­da o ven­ce­dor de San­tos e River Pla­te, que se enfren­tam na pró­xi­ma quar­ta-fei­ra (13), para saber quem será seu adver­sá­rio na gran­de final da com­pe­ti­ção, que acon­te­ce no dia 30 de janei­ro, às 17h (horá­rio de Bra­sí­lia), no está­dio do Mara­ca­nã.

O Ver­dão dis­pu­ta­rá sua quin­ta final de Liber­ta­do­res. A pri­mei­ra deci­são foi em 1961 (quan­do per­deu para o Peña­rol), depois che­gou em 1968 (quan­do caiu dian­te do Estu­di­an­tes), a ter­cei­ra foi em 1999 (quan­do der­ro­tou o Aso­ci­a­ción Depor­ti­vo Cali) e a quar­ta foi em 2000 (com der­ro­ta para o Boca Juni­ors).

Sofrimento no 1º tempo

Pre­ci­san­do de uma vitó­ria, o atu­al vice-cam­peão da Liber­ta­do­res assu­miu des­de o iní­cio o domí­nio do con­fron­to. Já o Pal­mei­ras assu­mia uma pos­tu­ra exces­si­va­men­te res­pei­to­sa (com uma linha de cin­co joga­do­res na defe­sa e apos­tan­do na saí­da rápi­da no con­tra-ata­que), mas esta pro­pos­ta de jogo não foi acer­ta­da, e deu aos argen­ti­nos o espa­ço para cri­ar boas opor­tu­ni­da­des.

E, após algu­mas boas chan­ces, o time argen­ti­no con­se­guiu abrir o pla­car aos 28 minu­tos, quan­do o uru­guaio De La Cruz cobra fal­ta na área e Rojas sobe mui­to para ganhar no alto de seu com­pa­tri­o­ta Gómez para cabe­ce­ar com mui­ta for­ça.

A par­tir daí o time argen­ti­no cres­ce ain­da mais na par­ti­da, e, de tan­to ten­tar, con­se­gue ampli­ar o pla­car antes do inter­va­lo. Aos 43 minu­tos, De La Cruz rece­be na direi­ta e cru­za, Matías Suá­rez esco­ra e Bor­ré ven­ce o golei­ro Wever­ton.

Gol e pênalti anulados

Vem então o inter­va­lo, e com ele a expec­ta­ti­va de que o Pal­mei­ras con­si­ga se acal­mar e admi­nis­trar a van­ta­gem que cons­truiu na par­ti­da de ida. Porém, o time pau­lis­ta con­ti­nua mui­to ner­vo­so, e logo aos 7 minu­tos o ata­que argen­ti­no vol­ta a ven­cer o golei­ro Wever­ton. Mas, após lon­ga para­li­sa­ção, o juiz, com auxí­lio do VAR (árbi­tro de vídeo), anu­la o gol por impe­di­men­to de Bor­ré na joga­da.

O River con­ti­nua a ser o pro­ta­go­nis­ta da par­ti­da. Mas, mes­mo com tan­ta pres­são, a equi­pe argen­ti­na aca­ba ten­do um joga­dor expul­so, aos 27 minu­tos, quan­do Robert Rojas aca­ba segu­ran­do Rony em um con­tra-ata­que de for­ma irre­gu­lar.

Mes­mo com um homem a menos, o time argen­ti­no con­ti­nua melhor, e tem um pênal­ti mar­ca­do a seu favor aos 29 minu­tos, quan­do Matías Suá­rez cai na área do Pal­mei­ras. Mon­ti­el vai para a cobran­ça, mas antes de exe­cu­tá-la, o árbi­tro de vídeo cha­ma o juiz de cam­po, que vai até o moni­tor rever o lan­ce, e aca­ba anu­lan­do a infra­ção.

A par­tir daí o Pal­mei­ras con­se­guiu admi­nis­trar a van­ta­gem numé­ri­ca para garan­tir a opor­tu­ni­da­de de con­quis­tar a Gló­ria Eter­na de mais uma edi­ção da Liber­ta­do­res da Amé­ri­ca.

Veja a tabe­la da Taça Liber­ta­do­res.

Edi­ção: Fábio Lis­boa

Agên­cia Bra­sil / EBC


Você pode Gostar de:

Franca derrota Flamengo e fica a uma vitória do título do NBB

Repro­du­ção: © Mar­cos Limonti/Sesi Fran­ca Basquete/Direitos Reser­va­dos Equipe do interior de São Paulo triunfou por …